Sem crise, veja as oportunidades!

Por Celso Toshio Saito*

O objetivo deste artigo é convidá-los para uma reflexão, nesse momento sócio/político/econômico, que estamos enfrentando.

A de olhar a metade cheia do copo com água, neste início de ano!

E deixar de lado, essa tal de crise...

 

Independentemente de seu mercado de atuação, acredito que a conta universal que se aplica é muito simples: 

 

E arrisco a simplificar, afirmando que só há dois meios de se alterar o resultado final:

 

Exatamente, ou se aumenta as vendas ou reduz-se os custos!

Mas como fazer isso? Convido-o para...

 

 

São nos momentos de crise, que as pessoas dão valor a pequenas ações que podem gerar grandes resultados, pois quando está tudo bem, na grande maioria das vezes, acabamos nos acomodando e deixamos passar despercebido alguns desperdícios.

No final da história, essa fase será benéfica, pois forçou com que os profissionais e as empresas focassem em serem mais eficazes, otimizando processos e reduzindo custos.

Concordo que poderia ser menos intenso, mas seremos mais fortes e melhores.

Infelizmente, no meio dessa caminhada, em que não havia uma esperança, para reduzir custos, algumas empresas adotaram reduzir o quadro de colaboradores ou substituir profissionais seniores por juniores, que na minha opinião, foi uma escolha legítima para tentar manter a própria sobrevivência da empresa.

No entanto, para toda ação, há uma reação e o que tenho percebido, é que os colaboradores que permaneceram ficam sobrecarregados e, inevitavelmente, algumas atividades estão sendo relegadas, não por má vontade, mas, eventualmente, por restrição de tempo, mão de obra ou mesmo conhecimento...

E, nesse momento, surgem novas oportunidades e espaço para muita criatividade, para avaliar os processos e propor novas formas de realizar as atividades, com otimização de tempo e, eventualmente, reduzindo valores.

Então, mesmo não tendo verba, devido à restrição de budget, muitos projetos podem ser considerados sustentáveis, pois o investimento será amortizado pela economia gerada pelo próprio projeto. E isso é facilmente comprovado, levando em conta a equação:

Custo Atual x Custo Otimizado = Investimento/saving

Acredito que o sonho de consumo dos verdadeiros gestores seja migrar:

Para isso ser viável, imagine contar com um parceiro para auxiliar:

• na reavaliação e renegociação de contratos, por meio de strategic sourcing;

• na análise e revisão de processos, para otimização e redução de custos;

• em treinamento focado, direcionado e respeitando a cultura da empresa e perfil dos colaboradores, para garantir a aderência ao programa, de forma a obter o engajamento da equipe; e

• no outsourcing de atividades, ou seja, apesar do esforço, eventualmente alguma atividade não será realizada e isso poderá ser delegado para um terceiro realizar pontualmente, a fim de garantir a continuidade dessa atividade e liberar o gestor para focar em ações mais estratégicas.

Que além de aplicar toda a experiência prática, contará com um profissional de constante aperfeiçoamento e aprendizagem, estudando novas práticas e métodos, que colaborem para otimização de processos, conexão com outros parceiros estratégicos e, quando viável, utilização de tecnologia, ou seja, o uso de ferramentas web services, que visam facilitar as rotinas operacionais ou as táticas.

* Celso Toshio Saito é Diretor na Facilities-Insight, especializada no desenvolvimento de soluções personalizadas para demandas em facilities management. – [email protected]


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP