Reaproveitar lixo orgânico é uma ação sustentável

Shopping center Iguatemi São José do Rio Preto implanta processo de compostagem e incentiva colaboradores na preservação do meio ambiente

Por Larissa Gregorutti

Seguindo a cultura da empresa, em que um dos principais valores é “pensar como dono”, colaboradores do shopping center Iguatemi São José do Rio Preto implantaram, no segundo semestre de 2016, o processo de compostagem que tem como objetivo o reaproveitamento de todo o lixo orgânico gerado no shopping, como: os restos de comida da praça de alimentação, as folhas secas das árvores recolhidas no empreendimento etc.

Essa medida dá continuidade a um escopo de ações sustentáveis desenvolvidas no Iguatemi Rio Preto desde sua construção. Como o projeto arquitetônico do shopping “abraçou” uma Figueira centenária, em sua infraestrutura, houve a instalação do sistema de redução de consumo e reaproveitamento da água da chuva, a utilização racional da energia e a reciclagem dos resíduos sólidos e o início do o processo de compostagem que garantea destinação ambientalmente adequada do lixo e sua reutilização como composto orgânico (adubo) na manutenção das áreas verdes do shopping.

“Há alguns anos nós trabalhamos fortemente no processo de reciclagem, mas até então nunca havíamos feito a reutilização do lixo orgânico produzido na praça de alimentação. Então, fizemos alguns estudos e pesquisas para verificar qual a metodologia mais adequada para desenvolver a ação. Depois disso, comunicamos os lojistas sobre essa inciativa e hoje eles são nossos parceiros, pois entregam o lixo orgânico já separado, o que facilita e otimiza o processo”, informa o Gerente Geral do Iguatemi Rio Preto, Paulo Tilkian.

Mensalmente, o Iguatemi Rio Preto produz 12 toneladas de lixo orgânico, que antes eram encaminhados para o aterro sanitário. A partir de então, após um investimento relativamente baixo na compra de enzimas e alguns equipamentos, acredita-se que em seis meses o projeto está pago. “Agora produzimos seis toneladas de composto orgânico para utilização na manutenção das áreas verdes do shopping, reduzindo a zero a compra de adubo. Por isso, o retorno investido é muito rápido”, completa Tilkian.

Dessa forma, entre os benefícios da implantação desse projeto, além da destinação ambientalmente adequada de todo o lixo orgânico produzido, estão: a conscientização sobre o desperdício e o estímulo à mudança de hábito – de todos os envolvidos no processo, isto é, colaboradores dos setores administrativo, lojistas, prestadores de serviços e clientes; baixo investimento para a implantação do sistema; a diminuição de custos relacionados à destinação dos resíduos; não é preciso uma grande área para realização da compostagem; e o benefício que vai para o solo, uma vez que o composto orgânico gerado é mais rico em nutrientes e sais minerais se comparado ao composto convencional.

Henrique Mulati de Faria, proprietário dos restaurantes Sr. Broto (restaurante natural), Siciliana Restaurantes e Lanchonetes, e Griletto Fast Food, localizados na praça de alimentação do shopping, informou que desde o início, todos ficaram muito animados pela importância desse processo para o meio ambiente. “Nossos colaboradores receberam um treinamento que mostrou como os resíduos deveriam ser separados. É um procedimento que demora um pouco para atingir uma maturação, porque eles não conheciam esse processo de triagem. Mas após esse período inicial, todos estão mais adaptados e o processo possui maior efetividade. Sobre essa inciativa do Iguatemi Rio Preto, eu parabenizo os envolvidos no processo porque acredito que o trabalho de conscientização dos colaboradores ajuda tanto o meio ambiente, como as próximas gerações de seres humanos”, afirmou o lojista.

Segundo a ReSolution Orgânicos, empresa fornecedora dessa solução diferenciada para resíduos orgânicos, o projeto desenvolvido pelo Iguatemi Rio Preto é prova cabal de como é possível dar a solução correta para uma parcela significativa dos resíduos orgânicos, que representa mais de 50% do que é descartado em aterros. É uma solução que engaja as pessoas porque é simples e traz melhorias imediatas nos ambientes em que vivem e trabalham. Uma solução que alinha os procedimentos do gerador com a legislação ambiental e elimina no ato qualquer chance de passivo ambiental. Além disso, eleva a admiração das pessoas por quem a adota, porque diferencia aqueles que evidenciam que fazem o melhor daqueles que simplesmente dizem fazer o que não é errado.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Operações

Carregamento de veículos elétricos em condomínios divide opiniões

Como equilibrar os custos e as preocupações dos condôminos de forma justa e transparente. Leia artigo exclusivo.

Carreira

Fábio Pace Adamo assume Real Estate Management da Volvo

Com mais de 20 anos de experiência, profissional assume gestão em nível nacional.

Mercado

Soluções de economia de água com o fim do desconto da Sabesp

Tecnologias e estratégias inovadoras tornam sustentável o consumo de água.

Workplace

Pinterest transforma escritório em oportunidade de novos negócios

Daiane Silva, Workplace Manager da multinacional, fala sobre gestão focada em clientes externos e cultura flexível.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP