Sorteios 11ª Expo
 

Reaproveitar lixo orgânico é uma ação sustentável

Shopping center Iguatemi São José do Rio Preto implanta processo de compostagem e incentiva colaboradores na preservação do meio ambiente

Por Larissa Gregorutti

Seguindo a cultura da empresa, em que um dos principais valores é “pensar como dono”, colaboradores do shopping center Iguatemi São José do Rio Preto implantaram, no segundo semestre de 2016, o processo de compostagem que tem como objetivo o reaproveitamento de todo o lixo orgânico gerado no shopping, como: os restos de comida da praça de alimentação, as folhas secas das árvores recolhidas no empreendimento etc.

Essa medida dá continuidade a um escopo de ações sustentáveis desenvolvidas no Iguatemi Rio Preto desde sua construção. Como o projeto arquitetônico do shopping “abraçou” uma Figueira centenária, em sua infraestrutura, houve a instalação do sistema de redução de consumo e reaproveitamento da água da chuva, a utilização racional da energia e a reciclagem dos resíduos sólidos e o início do o processo de compostagem que garantea destinação ambientalmente adequada do lixo e sua reutilização como composto orgânico (adubo) na manutenção das áreas verdes do shopping.

“Há alguns anos nós trabalhamos fortemente no processo de reciclagem, mas até então nunca havíamos feito a reutilização do lixo orgânico produzido na praça de alimentação. Então, fizemos alguns estudos e pesquisas para verificar qual a metodologia mais adequada para desenvolver a ação. Depois disso, comunicamos os lojistas sobre essa inciativa e hoje eles são nossos parceiros, pois entregam o lixo orgânico já separado, o que facilita e otimiza o processo”, informa o Gerente Geral do Iguatemi Rio Preto, Paulo Tilkian.

Mensalmente, o Iguatemi Rio Preto produz 12 toneladas de lixo orgânico, que antes eram encaminhados para o aterro sanitário. A partir de então, após um investimento relativamente baixo na compra de enzimas e alguns equipamentos, acredita-se que em seis meses o projeto está pago. “Agora produzimos seis toneladas de composto orgânico para utilização na manutenção das áreas verdes do shopping, reduzindo a zero a compra de adubo. Por isso, o retorno investido é muito rápido”, completa Tilkian.

Dessa forma, entre os benefícios da implantação desse projeto, além da destinação ambientalmente adequada de todo o lixo orgânico produzido, estão: a conscientização sobre o desperdício e o estímulo à mudança de hábito – de todos os envolvidos no processo, isto é, colaboradores dos setores administrativo, lojistas, prestadores de serviços e clientes; baixo investimento para a implantação do sistema; a diminuição de custos relacionados à destinação dos resíduos; não é preciso uma grande área para realização da compostagem; e o benefício que vai para o solo, uma vez que o composto orgânico gerado é mais rico em nutrientes e sais minerais se comparado ao composto convencional.

Henrique Mulati de Faria, proprietário dos restaurantes Sr. Broto (restaurante natural), Siciliana Restaurantes e Lanchonetes, e Griletto Fast Food, localizados na praça de alimentação do shopping, informou que desde o início, todos ficaram muito animados pela importância desse processo para o meio ambiente. “Nossos colaboradores receberam um treinamento que mostrou como os resíduos deveriam ser separados. É um procedimento que demora um pouco para atingir uma maturação, porque eles não conheciam esse processo de triagem. Mas após esse período inicial, todos estão mais adaptados e o processo possui maior efetividade. Sobre essa inciativa do Iguatemi Rio Preto, eu parabenizo os envolvidos no processo porque acredito que o trabalho de conscientização dos colaboradores ajuda tanto o meio ambiente, como as próximas gerações de seres humanos”, afirmou o lojista.

Segundo a ReSolution Orgânicos, empresa fornecedora dessa solução diferenciada para resíduos orgânicos, o projeto desenvolvido pelo Iguatemi Rio Preto é prova cabal de como é possível dar a solução correta para uma parcela significativa dos resíduos orgânicos, que representa mais de 50% do que é descartado em aterros. É uma solução que engaja as pessoas porque é simples e traz melhorias imediatas nos ambientes em que vivem e trabalham. Uma solução que alinha os procedimentos do gerador com a legislação ambiental e elimina no ato qualquer chance de passivo ambiental. Além disso, eleva a admiração das pessoas por quem a adota, porque diferencia aqueles que evidenciam que fazem o melhor daqueles que simplesmente dizem fazer o que não é errado.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities em ambientes remotos e industriais

Uma visão abrangente sobre experiências, segurança e sustentabilidade nas operações de grandes empresas.

Revista InfraFM

O escritório como espaço acústico para atender ao modelo híbrido de trabalho.

Artigo da Arqta. Dra. Claudia Andrade e do Eng. Acústico Bruno Amabile.

Revista InfraFM

Gestão de Facilities e a ciência por trás dos data centers

A ciência por trás dos data centers, artigo de Henrique Bissochi e Edmar Cioletti, ambos da Tools Digital Services, uma empresa do Grupo Santander.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP