TELELOK
 

Reaproveitar lixo orgânico é uma ação sustentável

Shopping center Iguatemi São José do Rio Preto implanta processo de compostagem e incentiva colaboradores na preservação do meio ambiente

Por Larissa Gregorutti

Seguindo a cultura da empresa, em que um dos principais valores é “pensar como dono”, colaboradores do shopping center Iguatemi São José do Rio Preto implantaram, no segundo semestre de 2016, o processo de compostagem que tem como objetivo o reaproveitamento de todo o lixo orgânico gerado no shopping, como: os restos de comida da praça de alimentação, as folhas secas das árvores recolhidas no empreendimento etc.

Essa medida dá continuidade a um escopo de ações sustentáveis desenvolvidas no Iguatemi Rio Preto desde sua construção. Como o projeto arquitetônico do shopping “abraçou” uma Figueira centenária, em sua infraestrutura, houve a instalação do sistema de redução de consumo e reaproveitamento da água da chuva, a utilização racional da energia e a reciclagem dos resíduos sólidos e o início do o processo de compostagem que garantea destinação ambientalmente adequada do lixo e sua reutilização como composto orgânico (adubo) na manutenção das áreas verdes do shopping.

“Há alguns anos nós trabalhamos fortemente no processo de reciclagem, mas até então nunca havíamos feito a reutilização do lixo orgânico produzido na praça de alimentação. Então, fizemos alguns estudos e pesquisas para verificar qual a metodologia mais adequada para desenvolver a ação. Depois disso, comunicamos os lojistas sobre essa inciativa e hoje eles são nossos parceiros, pois entregam o lixo orgânico já separado, o que facilita e otimiza o processo”, informa o Gerente Geral do Iguatemi Rio Preto, Paulo Tilkian.

Mensalmente, o Iguatemi Rio Preto produz 12 toneladas de lixo orgânico, que antes eram encaminhados para o aterro sanitário. A partir de então, após um investimento relativamente baixo na compra de enzimas e alguns equipamentos, acredita-se que em seis meses o projeto está pago. “Agora produzimos seis toneladas de composto orgânico para utilização na manutenção das áreas verdes do shopping, reduzindo a zero a compra de adubo. Por isso, o retorno investido é muito rápido”, completa Tilkian.

Dessa forma, entre os benefícios da implantação desse projeto, além da destinação ambientalmente adequada de todo o lixo orgânico produzido, estão: a conscientização sobre o desperdício e o estímulo à mudança de hábito – de todos os envolvidos no processo, isto é, colaboradores dos setores administrativo, lojistas, prestadores de serviços e clientes; baixo investimento para a implantação do sistema; a diminuição de custos relacionados à destinação dos resíduos; não é preciso uma grande área para realização da compostagem; e o benefício que vai para o solo, uma vez que o composto orgânico gerado é mais rico em nutrientes e sais minerais se comparado ao composto convencional.

Henrique Mulati de Faria, proprietário dos restaurantes Sr. Broto (restaurante natural), Siciliana Restaurantes e Lanchonetes, e Griletto Fast Food, localizados na praça de alimentação do shopping, informou que desde o início, todos ficaram muito animados pela importância desse processo para o meio ambiente. “Nossos colaboradores receberam um treinamento que mostrou como os resíduos deveriam ser separados. É um procedimento que demora um pouco para atingir uma maturação, porque eles não conheciam esse processo de triagem. Mas após esse período inicial, todos estão mais adaptados e o processo possui maior efetividade. Sobre essa inciativa do Iguatemi Rio Preto, eu parabenizo os envolvidos no processo porque acredito que o trabalho de conscientização dos colaboradores ajuda tanto o meio ambiente, como as próximas gerações de seres humanos”, afirmou o lojista.

Segundo a ReSolution Orgânicos, empresa fornecedora dessa solução diferenciada para resíduos orgânicos, o projeto desenvolvido pelo Iguatemi Rio Preto é prova cabal de como é possível dar a solução correta para uma parcela significativa dos resíduos orgânicos, que representa mais de 50% do que é descartado em aterros. É uma solução que engaja as pessoas porque é simples e traz melhorias imediatas nos ambientes em que vivem e trabalham. Uma solução que alinha os procedimentos do gerador com a legislação ambiental e elimina no ato qualquer chance de passivo ambiental. Além disso, eleva a admiração das pessoas por quem a adota, porque diferencia aqueles que evidenciam que fazem o melhor daqueles que simplesmente dizem fazer o que não é errado.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP