TELELOK
 

Como economizar até 50% com condomínios industriais

Localização e benefícios fiscais tornam a opção ideal para quem procura reduzir despesas, diz consultor

O espaço para instalação de indústrias é um aspecto que demanda grande investimento financeiro, o que, muitas vezes, acaba se tornando uma dificuldade para novas empresas se solidificarem. Durante a etapa de orçamento do projeto empresarial, é necessário que os investidores busquem meios de racionalização de gastos, procurando pela existência de alternativas a determinados desembolsos. Jorge Bahia (foto), CEO do Grupo Bahia Associados, explica sobre a possibilidade da instalação de empresas em condomínios industriais, segmento em que o Grupo está se inserindo na área relacionada à gestão administrativa e financeira desses empreendimentos.

Segundo Bahia, "a política de racionalização de gastos necessita ter uma visão de ganhos por escala, sempre atrelada à eficiência operacional do produto fim a que se propõe o investimento". Assim, essa possibilidade de rateio de gastos deve buscar dividir dispêndios necessários - e imprescindíveis - durante a realização da operação. Entre estes gastos está a instalação do investimento, que pode ser realizada em condomínios industriais. Com isso, a empresa pode reduzir até 50% dos gastos com instalação.

Bahia afirma que a instalação em condomínios, entre diversos aspectos, já traz em visão primária a maior garantia de segurança. Paralelamente, há outros aspectos que podem ser levados em consideração tanto pelos benefícios em si como a própria divisão de tais gastos - necessários - com outros condôminos. Entre eles estão: manutenção das instalações, limpeza, área de lazer de Colaboradores, profissionalismo no atendimento e na relação comercial, refeitório etc.

No entanto, esses aspectos não podem ser os únicos a serem levados em consideração. Ao buscar uma alternativa de instalação, "a empresa deve ponderar detalhes relacionados diretamente à rentabilidade e lucratividade de sua operação, e não podem estar vinculados somente ao fato de pagar mais ou menos pela instalação ocupada", acrescenta o CEO.

Atualmente, o cuidado com a instalação ou realocação de investimentos conta com mais um ingrediente: os incentivos fiscais, principalmente na esfera estadual. Com as novas diretrizes limitadoras aplicadas aos benefícios estaduais, reforça-se o foco na rentabilidade do negócio por mérito na administração exemplar dos investimentos o que está relacionado, também, a possibilidade do bom aproveitamento no rateio de gastos.

Bahia sugere às empresas que têm intenção de se instalar em espaços dessa natureza que busquem informações sobre a administração ou gestão da área, relacionamento da gestão com condôminos, operações já instaladas no local, ocorrências de sinistros já identificadas no local, facilidade de acesso por Colaboradores, clientes e fornecedores, infraestrutura quanto à tecnologia relacionada a comunicação, informações sobre a infraestrutura local, entre outros.

Condomínios industriais costumam estar localizados em áreas estratégicas visando facilitar o acesso de matérias-primas, produtos e profissionais, seja próximo a rodovias aeroportos ou portos.  Dessa forma, soma-se a localização aos benefícios financeiros: o rateio de gastos não se limita ao espaço de instalação, mas às atividades e despesas imprescindíveis ao negócio, e envolvem também benefícios fiscais quando da instalação e muitas vezes no decorrer da operação. Condomínios industriais são, afinal, a alternativa de investimento para instalação ou realocação que muitas empresas procuram.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP