TELELOK
 

Quebrando o estereótipo das residências estudantis

Profissionalizar a estrutura e aumentar o modelo podem ser saídas inteligentes para alavancar setor no Brasil

Nos EUA e muitos países da Europa, o setor de habitação estudantil (student housing) se desenvolveu muito, modernizou-se e procura cada vez mais profissionalizar a estrutura e aumentar o modelo, à medida que o número de estudantes aumenta. A nova e moderna moradia estudantil não é nada parecida com as ideias preconcebidas que possam existir na mente das pessoas, e que muitas vezes é retratada no cinema, de forma caótica e desproporcional. Na verdade, a maioria das habitações para estudantes construídas com esse propósito é feita para resolver alguns dos problemas comuns associados aos estudantes.

Um grande edifício apenas para estudantes beneficia a todos, já que o público a que se destina recebe uma acomodação de qualidade, com serviços inclusos e segurança. E os pais, por sua vez, ficam mais tranquilos, pois sabem que existe uma estrutura de apoio aos filhos.

As instalações mais modernas construídas especialmente para habitação estudantil em países como EUA e Austrália, são grandes edifícios que contam com espaços comuns bem planejados, como salão de jogos, academia, salas de estudo, áreas de convivência internas e externas, com espaços que permitem aos estudantes se integrar, estudar e também relaxar.

Todos saem ganhando com a construção desses empreendimentos, e os benefícios para o estudante são muitos, pois além de ter a oportunidade de morar em um local com todas as facilidades que ele precisa, irá conviver com estudantes de outras universidades e outros cursos, o que pode tornar sua experiência universitária muito mais interessante. Juntamente com a integração entre moradores, há ainda a troca de ideias e quem sabe, em breve, esses modelos poderão ser celeiros de startups, já que ali pulsa a inovação com empreendedorismo.

Enem impulsiona modelo por aqui

O Brasil é um país enorme, e as políticas educacionais governamentais implantadas há mais de dez anos, possibilitaram que o ensino superior saísse da roda de poucos e fosse agregado à realidade de muitos. Com o ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio - criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante para melhorar a qualidade do ensino, que a partir de 2009, passou a servir como seleção para o ingresso no ensino superior, oportunidades aumentaram e encerraram as fronteiras do vestibular. Isso porque em qualquer parte do Brasil, os jovens podem pleitear vagas de qualquer universidade nacional. É a democratização do Ensino Superior. Com essa facilidade para ingresso em universidades, surgiu um novo nicho de atuação para empresas - o das moradias estudantis

Nesse cenário, há a necessidade urgente de se criar modelos de residências estudantis semelhantes aos empreendimentos em operação nos EUA, Europa e Austrália, e que atendam a essa demanda que cresce a cada ano, em busca de ensino de qualidade e distante da cidade de origem ou da casa dos pais.

Para tangebilizar essa realidade e trazer à tona a discussão, entre 2010 e 2011, o número de estudantes paulistas matriculados em universidades de outros Estados cresceu quase 71%. Muitos estudantes paulistas migram para Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde estão localizadas algumas das mais importantes universidades mantidas pela União. Neste período, segundo o Ministério da Educação (MEC), 4 em cada 10 estudantes paulistas conseguiram entrar em uma universidade federal fora de São Paulo, graças ao ENEM. Mesmo para os pais desses universitários migrantes, a opção de estudar fora é mais barata do que pagar uma universidade privada. Mas a opção poderia ficar menos desgastante se houvesse residências especializadas em acolher os universitários durante o período do curso.

*Juliano Antunes, CEO da ULIVING Brasil. www.uliving.com.br/

Fotos: Uliving Brasil Bela Vista, em São Paulo.

Comentário(s):

Gustavo Woltmann - [email protected]
Aqui no Brasil predomina muito o estilo de acomodação pensão ou república de estudantes, que nem se compara ao modelo da matéria, que parece ser bem mais confortável e profissional.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP