11ª Expo InfraFM
 

O que o futuro da tecnologia reserva para o setor de limpeza?

Veja como melhorar e aumentar a produtividade e eficiência no setor

A tecnologia chegou para ficar e, no setor de limpeza profissional, não seria diferente. Equipamentos e produtos revolucionários parecem estar muito próximos da nossa realidade, foi o que mostrou o 21º Congresso da World Federation of Building Service Contractors (WFBSC), maior evento mundial da Limpeza, realizado em abril, em Tóquio, onde lideranças de todo o mundo puderam ver as últimas novidades em soluções tecnológicas e administrativas para o segmento de asseio e conservação apresentado no país que é o berço da robótica mundial.

"O futuro da limpeza certamente é muito mais automatizado do que nós esperamos e isso já pode ser visto também no mercado nacional, com a chegada de equipamentos e máquinas criados especialmente para facilitar e aumentar a qualidade e produtividade nos resultados deste processo", conta Sandro Haim, presidente da Abralimp.

Entre as tecnologias que estão revolucionando o setor, e podem se tornar comuns em um futuro bem próximo, estão os robôs que aliam alta tecnologia e inovação na limpeza de vidros, piscinas e grandes áreas como galpões, aeroportos e hotéis.

"Entre as principais vantagens na adoção destes novos equipamentos estão a de proporcionar mais segurança aos usuários, já que os robôs conseguem limpar locais difíceis de serem alcançados normalmente, permitindo também a redução do esforço físico e uma limpeza mais eficiente", explica.

Além de proporcionar inovação às atividades de limpeza, os equipamentos também ajudam na transparência dos negócios, propiciando que os serviços sejam mensurados de forma muito mais inteligente que o cálculo homem x hora;  na otimização da qualidade; e no aproveitamento de recursos do fornecedor e do cliente.

Outra tendência para o setor é a chamada "internet das coisas", em que os equipamentos se conectarão ao Wi-Fi e poderão ser controlados pelo celular pareados, permitindo o agendamento de sessões de limpeza remotamente, pelos próprios dispositivos, assim como o acompanhamento de todo o histórico da limpeza, garantindo um processo mais ágil, com movimentos mais precisos. 

"Cada vez mais teremos diversas empresas investindo em pesquisas e no desenvolvimento de recursos que devam garantir facilidades para o setor de limpeza profissional, além, claro, da criação de funções mais simples e novas formas de controle para os equipamentos", conclui Haim. 

Comentário(s):

Tosca de Almeida - [email protected]
Bom Dia ! Primeiramente quero parabeniza-lo pela qualidade da matéria . Existe uma previsão para estes equipamentos estarem liberados para aquisição ?

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


19º Congresso InfraFM

Mais lidas da semana

Operações

Como a indústria pode se beneficiar das novas tecnologias?

Facility Managers da Bosch e Eurofarma compartilham cases de otimização e eficiência energética no RL Conecta.

Carreira

Nova especialista em FM da Raízen começou a carreira em alimentação

Conheça a trajetória de Aline Cardoso Amá e garanta insights sobre transição de carreira.

UrbanFM

Por que pensar na experiência do usuário? De biblioteca a planejamento urbano

Como arquitetura impacta o comportamento humano para além das paredes dos prédios. Garanta insights sobre projetos personalizados e criação de espaços urbanos de alta qualidade.

Operações

Como um pequeno dispositivo pode acabar com ruídos operacionais e prever afastamentos

Novas soluções podem revolucionar o mercado de Facilities Services.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

25 anos de inovação em FM e minha caminhada com a InfraFM

Aleksander Correa Gomes, Facility Manager na IBM, compartilha como entrou para o universo de FM.

Revista InfraFM

Um caminho gratificante e desafiador em 24 anos na CBRE

Alessandro do Carmo, General Director na CBRE, compartilha desafios da jornada de mais de duas décadas em multinacional.

Revista InfraFM

O Facilities Management como meio de cuidado e de segurança aos pacientes

Alexandre Abdo Agamme, gerente de Infraestrutura do Hospital Edmundo Vasconcelos, fala sobre experiência no segmento hospitalar.

Revista InfraFM

Como a escuta ativa das equipes eleva o desempenho de FM acima dos números

Ana Paula Cassago, especialista em Facility e Workplace Management na JLL, destaca importância da formação de lideranças no setor.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP