Branded Content por MilliCare

No universo de Facilities, excelência não se mede apenas pelo que se vê, mas pelo que se comprova. Em um cenário cada vez mais orientado ao ESG, à saúde ocupacional e à qualidade do ar interior (QAI), a pandemia da COVID-19 representa um divisor de águas: mesmo após o fim da crise, fica claro que higienizar não basta; é preciso comprovar, medir e rastrear. Inclusive, como destaca a ABRAFAC em seu artigo sobre a reabertura de escritórios, protocolos eficientes incluem a manutenção adequada de tapetes, carpetes e capachos para garantir ambientes mais saudáveis.
Mais do que isso: a pandemia chama a atenção também do poder público. O Caderno de Saúde do Trabalhador – Qualidade do Ar em Ambientes Fechados, publicado pela Prefeitura de São Paulo (COVISA), recomenda higienização técnica e periódica de carpetes como estratégia para reduzir vetores microbiológicos e absenteísmo, usando o Guia ABRITAC – ABIT (desenvolvido com participação da MilliCare) como referência técnica.
Muitas empresas e líderes ainda acreditam que o carpete é um vilão, mas estudos internacionais reforçam que carpetes higienizados de forma correta não são vilões da QAI; ao contrário, ajudam a capturar partículas suspensas. É o que mostra o Carpet and Rug Institute (CRI), que aponta os carpetes como filtros passivos. Outro estudo do CRI comprova que carpetes podem ser usados por pessoas com asma ou alergias, desde que sejam mantidos com técnica adequada. Já o portal Fibre2Fashion destaca que carpetes retêm até 85% das partículas que ficariam suspensas em pisos frios.
E mais: doenças respiratórias representam até 20% dos afastamentos, segundo a Marsh Mercer. Por isso, investir em método científico validado, com dados que comprovam resultados, não representa custo: é prevenção e gestão inteligente.
É nesse contexto que a MilliCare se destaca. Sua tecnologia patenteada de partícula adsorve até 99% da sujidade e microrganismos. É a única empresa no Brasil com método cientificamente comprovado, validado por parecer técnico da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, que comprova a eficácia inclusive contra o vírus Sars-Cov2. Além disso, o método de higienização a seco garante eficácia sem uso de água, reduz riscos biológicos, prolonga a vida útil dos ativos, gera saúde e bem-estar aos ocupantes e permanece alinhado às práticas ESG.
Muito além do discurso, a MilliCare assegura a eficácia do seu método: emite laudos microbiológicos antes e depois, relatórios fotográficos que detalham cada etapa e certificados de conformidade conforme padrões nacionais e internacionais. Tudo para que o gestor de Facilities dialogue com segurança com RH, saúde ocupacional, compliance e auditorias ESG.
Segundo Marúsia Feitosa, gerente de Real Estate & Workplace Solutions da Lenovo Brasil, a parceria com a MilliCare muda o paradigma na contratação de prestadores que lavavam o carpete, para o sistema MilliCare em higienização a seco:
“Assim que tomei conhecimento dessa possibilidade, a MilliCare foi apresentando um leque de opções. Com certeza, é uma quebra de paradigma, ainda não praticada pela maioria dos meus colegas, pela dificuldade de trazer algo novo, por uma nova forma de sanitização não apenas do carpete, mas também de toda a parte têxtil.”
E completa: “É superimportante ter estudos científicos, pois temos documentação que comprova a análise microbiológica. Acho que tudo que é documentado, científico e estudado traz mais força, deixa mais robusto, e isso também me ajuda com o RH, que é responsável pela gestão de pessoas, e com o time de saúde e segurança do trabalho, pois conseguimos apresentar uma documentação que realmente comprova a saúde do nosso carpete, cadeira, persiana, que é um ambiente saudável, seguro.”
Já Douglas Reis, Head de Facilities e Engenharia de Manutenção na a Localiza&CO em nível Brasil, afirma que a transparência e a ciência foram decisivas na tomada de decisão: “Buscávamos algo mais robusto, eficiente e de muitos diferenciais que a millicare trouxe a nossa mesa. No momento, inclusive da proposta técnica — não somente comercial, mas principalmente da proposta técnica de atuação em nosso prédio — foi a transparência. A MilliCare fez um pré-diagnóstico das nossas áreas e carpetes e nos mostrou, de forma muito clara, que precisávamos ter uma atenção maior com esse item no prédio, pois não é uma higienização tão simples e comum. Pode impactar inclusive no bem-estar e na saúde do colaborador dentro do nosso prédio”.
E reforça: “Melhoramos níveis de QAI, mais focado na experiência do colaborador. Ele, sim, notou a diferença quando viramos a empresa de prestação de serviço no prédio para a MilliCare”.
Segundo a FEBRAF, a Inteligência Artificial, as tecnologias IoT e as soluções automatizadas já são pilares estratégicos para o Facility Management moderno, pois ampliam a eficiência operacional, a previsibilidade e a rastreabilidade dos processos. É nesse contexto que a MilliCare apresenta a plataforma IoT MilliClick: uma inovação que conecta tecnologia e gestão inteligente.
A plataforma permite o controle QAI em tempo real, gerar relatórios automáticos e efetuar o controle de ativos, possibilitando que o gestor de Facilities agilize as tomadas de decisão com base em dados que potencializam a eficácia da gestão.
Por fim, o mercado de Facilities, em constante expansão e com pensamento estratégico, segue em busca de novas tecnologias, práticas mais sustentáveis e melhorias na gestão. Nesse cenário, a MilliCare, com o propósito de levar higienização, saúde e sustentabilidade, se posiciona de forma inovadora, buscando constantemente tecnologias aplicadas às suas soluções, refletindo na prestação de serviços e apoiando o gestor de Facilities a contar com um parceiro sempre alinhado às melhores práticas e tendências do mercado.
E você, gestor de Facilities? Num mercado que exige ESG, saúde e bem-estar, ainda aceita discursos genéricos ou busca parceiros que comprovam cada etapa com dados, método patenteado e ciência aplicada?