Condor
 

Democratizando a limpeza profissional e revolucionando o mercado

Quem opta por produtos profissionais versus domésticos garante elevada redução de custos.

Por Léa Lobo

Democratizando a limpeza profissional e revolucionando o mercado

Foto: Canva.com/ Smederevac


Desde sua entrada no mercado brasileiro em 2018, a Unilever PRO tem mostrado como a tecnologia e a inovação podem transformar o setor de limpeza profissional. A empresa, parte do gigante Unilever, decidiu voltar ao segmento com um propósito claro: democratizar o acesso a produtos profissionais, permitindo que pequenos e grandes negócios adotem soluções seguras, eficientes, sustentáveis e economicamente viáveis.

Em entrevista concedida por César Gesteira, Head de Vendas, e Camila Villar Gagliardi, gerente de Marketing da Unilever PRO, ficou evidente como a empresa está liderando mudanças no setor e criando oportunidades para diversos segmentos.

O primeiro passo foi a consolidação no setor de lavanderias. Aproveitando o crescimento das lavanderias self-service no Brasil, a empresa adaptou suas consagradas marcas domésticas, como OMO e Comfort, para atender demandas específicas do segmento profissional. “Hoje, cerca de 6% do enxoval doméstico das pessoas já é lavado fora de casa, mas em mercados maduros esse número ultrapassa 30%”, destaca Gesteira.

Com produtos concentrados, embalagens maiores e soluções específicas, a empresa conquistou rapidamente a liderança no segmento, crescendo a taxas superiores a 50% ao ano em volume. Esse sucesso inicial permitiu que expandissem para outros mercados de limpeza profissional.


Ampliando horizontes na limpeza profissional

Enquanto o segmento de lavanderias se consolidava, a Unilever PRO ampliou seu portfólio para limpeza de superfícies e áreas de manipulação de alimentos, setores historicamente negligenciados pelo uso de produtos domésticos ou de baixa qualidade. A missão de democratizar a limpeza profissional ganhou força com a oferta de soluções acessíveis e educacionais para pequenos e médios empreendedores.

Camila Gagliardi explica: “Muitos negócios enxergam a limpeza como um custo, mas nós mostramos como soluções profissionais podem ser mais econômicas no longo prazo. Produtos mais concentrados, aliados a equipamentos de dosagem, garantem eficiência, segurança e economia”.

O mercado brasileiro de limpeza profissional ainda enfrenta desafios culturais e estruturais. Estima-se que grande parte dos pequenos comércios utilize produtos informais ou domésticos, que não oferecem segurança nem eficiência. “Quando analisamos o custo real do uso de produtos domésticos versus os profissionais, percebemos que a economia é substancial. Em alguns casos, alcança 60%”, revela Gesteira, citando o exemplo recente da centralização de compras por uma franquia do setor de alimentação, com 4.000 lojas.

A estratégia da Unilever PRO combina atender a base da pirâmide, composta por pequenos negócios, enquanto estabelece parcerias com grandes players. “Nosso objetivo é estar em cada negócio brasileiro, seja um pequeno restaurante ou uma grande rede como nossos clientes Gendai e Spoleto”, afirma Gesteira. Para isso, a empresa aposta em capilaridade e na força de suas marcas conhecidas, como Cif, Omo e Comfort, que geram confiança tanto para operadores quanto para consumidores.

A Unilever PRO também investe em equipamentos de dosagem, que simplificam o uso de produtos e reduzem desperdícios, promovendo uma gestão mais sustentável. Essa abordagem é especialmente importante em tempos em que a sustentabilidade e ESG são exigências crescentes no mercado corporativo.

“É mais do que vender produtos. Oferecemos soluções que integram economia, segurança e eficiência. Queremos educar o mercado para enxergar a limpeza como parte essencial da operação e não apenas como um custo”, destaca Gagliardi.

Impacto no setor de Facilities Management

Para o setor de FM, a Unilever PRO apresenta uma proposta única: conectar suas soluções às demandas específicas desse mercado, desde pequenas empresas de conservação até gigantes gerenciadoras de FM. “O mercado de Facilities Management no Brasil é diversificado, e a Unilever PRO está preparada para atender tanto os grandes edifícios quanto os pequenos escritórios”, afirma Gesteira.

Mesmo com desafios culturais, o potencial de crescimento do mercado de limpeza profissional no Brasil é significativo. “Estimamos que o mercado, hoje avaliado em 1 bilhão de euros apenas para produtos químicos, pode facilmente dobrar de tamanho se os negócios adotarem soluções profissionais”, projeta ele.

A visão estratégica da Unilever PRO vai além de vender produtos; trata-se de transformar categorias inteiras e criar valor para todos os envolvidos. Seja em lavanderias, restaurantes, hospitais, hotéis ou escritórios, a empresa está pavimentando o caminho para um mercado mais profissional, seguro e eficiente.

Com uma abordagem inovadora e propósito claro, a Unilever PRO não apenas atende às necessidades do mercado profissional, mas também lidera uma transformação cultural no Brasil. Apostando em educação, inovação e sustentabilidade, a multinacional reafirma seu compromisso de democratizar a limpeza profissional e contribuir para o desenvolvimento de negócios em todo o país.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP