Congresso 2025
 

ENGIE Brasil recebe reconhecimento do Pacto Global da ONU

Empresa busca total descarbonização de seus fornecedores.

Por Mateus Murozaki

ENGIE Brasil recebe reconhecimento do Pacto Global da ONU

Foto: Canva.com/Andrii Yalanskyi

Desde 2013, a ENGIE Brasil vem passando por uma jornada de descarbonização, trocando gradualmente suas usinas a carvão por geradores mais sustentáveis. Em 2022, a última delas foi desligada, tornando o portfólio da empresa 100% renovável.

A missão de descarbonização foi então transferida para os parceiros, o que resultou no reconhecimento da empresa no Programa de Descarbonização de Fornecedores, que auxilia seus fornecedores a desenvolverem sua própria jornada de descarbonização.

“Receber este reconhecimento pelas nossas ações voltadas à descarbonização é um indicativo do impacto positivo que causamos na sociedade. A Jornada pelo Clima, plataforma de governança climática desenhada pela ENGIE para consolidar estratégia, gestão de riscos, métricas e metas relacionadas ao tema, foi fortalecida em 2023. Seguiremos desenvolvendo projetos que representam o novo ciclo de uma trajetória bem-sucedida de descarbonização das operações e dos nossos fornecedores”, comenta Eduardo Sattamini, presidente da empresa.

De acordo com release, uma condição para que a prática fosse reconhecida era participar de um dos movimentos da estratégia Ambição 2030, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. Para participar dos movimentos, as empresas devem assumir metas públicas relacionadas às áreas do movimento. As inscrições são enviadas para os participantes e comitês, que, então, as repassam para uma comissão especial.

O Programa de Descarbonização da ENGIE busca reduzir a emissão de GEE na cadeia de valor da empresa, com o objetivo de engajar 100% dos principais fornecedores da companhia. Neste primeiro ano de lançamento do Programa, mais de 58% dos fornecedores elegíveis aderiram ao Programa e já estão desfrutando dos benefícios, como capacitações, treinamentos, instruções e suporte para contabilização de suas emissões por meio da plataforma Descarbonize.

“Esse tipo de reconhecimento não é apenas uma forma de incentivar boas práticas, mas também serve para disseminar materiais, inspirar a ação e conectar empresas que se movimentam com um objetivo em comum: proteger o meio ambiente”, acredita Mônica Gregori, COO e Diretora de Impacto da rede brasileira do Pacto Global.

As categorias de boas práticas escolhidas foram: Guardiões pela Água, divididos nas categorias Resiliência Hídrica e Saneamento Básico; Guardiões pelo Clima, nas categorias Descarbonização de Companhias (Grandes Empresas) e Descarbonização de Pequenas e Médias Empresas; e Guardiões Conexão Circular, nas categorias Gestão de Resíduos e Economia Circular.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Gestão Eficiente de CNPJ: Desafios e Soluções

Dicas e lições para manter sua empresa dentro da conformidade em meio à mudanças na legislação

Mercado

Grandes desafios para 2025: dados, IA e a busca pela eficiência

As práticas que definirão sucesso para as empresas em 2025

Mercado

Como as tecnologias estão revolucionando a manutenção de ativos no setor de óleo e gás?

IoT, Digital Twins e SCADA estão entre as tendências para o futuro

Mercado

Futuro do trabalho híbrido: o caso JPMorgan

Grandes companhias estão repensando políticas de trabalho remoto, algumas reforçando a flexibilidade, enquanto outras pressionam pelo retorno presencial

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP