Condor
 

ENGIE Brasil recebe reconhecimento do Pacto Global da ONU

Empresa busca total descarbonização de seus fornecedores.

Por Mateus Murozaki

ENGIE Brasil recebe reconhecimento do Pacto Global da ONU

Foto: Canva.com/Andrii Yalanskyi

Desde 2013, a ENGIE Brasil vem passando por uma jornada de descarbonização, trocando gradualmente suas usinas a carvão por geradores mais sustentáveis. Em 2022, a última delas foi desligada, tornando o portfólio da empresa 100% renovável.

A missão de descarbonização foi então transferida para os parceiros, o que resultou no reconhecimento da empresa no Programa de Descarbonização de Fornecedores, que auxilia seus fornecedores a desenvolverem sua própria jornada de descarbonização.

“Receber este reconhecimento pelas nossas ações voltadas à descarbonização é um indicativo do impacto positivo que causamos na sociedade. A Jornada pelo Clima, plataforma de governança climática desenhada pela ENGIE para consolidar estratégia, gestão de riscos, métricas e metas relacionadas ao tema, foi fortalecida em 2023. Seguiremos desenvolvendo projetos que representam o novo ciclo de uma trajetória bem-sucedida de descarbonização das operações e dos nossos fornecedores”, comenta Eduardo Sattamini, presidente da empresa.

De acordo com release, uma condição para que a prática fosse reconhecida era participar de um dos movimentos da estratégia Ambição 2030, do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. Para participar dos movimentos, as empresas devem assumir metas públicas relacionadas às áreas do movimento. As inscrições são enviadas para os participantes e comitês, que, então, as repassam para uma comissão especial.

O Programa de Descarbonização da ENGIE busca reduzir a emissão de GEE na cadeia de valor da empresa, com o objetivo de engajar 100% dos principais fornecedores da companhia. Neste primeiro ano de lançamento do Programa, mais de 58% dos fornecedores elegíveis aderiram ao Programa e já estão desfrutando dos benefícios, como capacitações, treinamentos, instruções e suporte para contabilização de suas emissões por meio da plataforma Descarbonize.

“Esse tipo de reconhecimento não é apenas uma forma de incentivar boas práticas, mas também serve para disseminar materiais, inspirar a ação e conectar empresas que se movimentam com um objetivo em comum: proteger o meio ambiente”, acredita Mônica Gregori, COO e Diretora de Impacto da rede brasileira do Pacto Global.

As categorias de boas práticas escolhidas foram: Guardiões pela Água, divididos nas categorias Resiliência Hídrica e Saneamento Básico; Guardiões pelo Clima, nas categorias Descarbonização de Companhias (Grandes Empresas) e Descarbonização de Pequenas e Médias Empresas; e Guardiões Conexão Circular, nas categorias Gestão de Resíduos e Economia Circular.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP