Black Friday - Congresso 2025
 

Cibersegurança para ambientes de infraestruturas críticas industriais

Roadshow traz uma análise sobre o futuro da segurança digital contra ameaças crescentes.

Por Léa Lobo

CIBERSEGURANÇA PARA AMBIENTES DE INFRAESTRUTURAS CRÍTICAS INDUSTRIAIS

Foto: Divulgação

No último dia 25 de novembro, a TI Safe, empresa pioneira em segurança cibernética para ambientes industriais, realizou um evento estratégico para debater os desafios e avanços da cibersegurança em infraestruturas críticas. O encontro reuniu especialistas e líderes do setor para discutir as ameaças crescentes à Indústria 4.0 e apresentar soluções inovadoras para a proteção de áreas de Tecnologia Operacional (TO). O evento contou com apresentações de peso, incluindo:

•    Thiago Branquinho, cofundador e CTO da TI Safe, que abordou a transformação da segurança com ICS-SOC (Industrial Control Systems Security Operations Center), inteligência artificial e inovações específicas para infraestruturas críticas.

•    Marcelo Branquinho, CEO da TI Safe, que apresentou a assinatura de segurança cibernética industrial, uma solução integrada para a proteção de ambientes de OT (Operational Technology).

•    Nicolas Hotz, representante do Grupo Thales, que discutiu o papel das comunicações criptografadas em ambientes industriais.

Uma das novidades durante o evento foi o uso do “Safer” para responder as dúvidas da audiência sobre esta plataforma robótica inovadora projetada para auxiliar na cibersegurança de sistemas críticos. Ao contrário dos robôs tradicionais, o Safer é uma solução especializada em diagnósticos, detecção de anomalias e monitoramento em tempo real de redes industriais. Integrado ao ICS-SOC, a ferramenta se posiciona como um diferencial para responder rapidamente a incidentes em setores como energia, transporte e saúde.

Estudos recentes da Gartner indicam que até 2027, 17% dos incidentes cibernéticos globais serão impulsionados por IA generativa, o que deve elevar os investimentos em cibersegurança de US$ 183,9 bilhões em 2024 para US$ 211,5 bilhões em 2025, um aumento de 15,1%.

A TI Safe já sente essa tendência em sua base de clientes, com aumento significativo nos investimentos em segurança cibernética. Segundo Branquinho, "o Brasil está evoluindo na maturidade em cibersegurança, o que pode nos tirar da vice-liderança entre os países mais atacados do mundo".

Segundo o CEO Marcelo Branquinho, o aumento de 30% nos ataques cibernéticos a infraestruturas críticas no último ano é alarmante e evidencia a necessidade de soluções robustas. “A falta de treinamento e a baixa adesão a medidas de segurança tornam as empresas vulneráveis a ameaças como phishing e ransomware, comprometendo serviços essenciais e impactando a sociedade como um todo”, alertou ele.

Durante o evento também foram destacadas tecnologias avançadas como:

•    TI Safe Jump: Um sistema de controle de acesso remoto seguro, baseado em autenticação multifatorial e padrões AAA (autenticação, autorização e auditoria).
•    Inteligência Artificial aplicada à análise de ameaças: Ferramentas que elevam a capacidade preditiva e de resposta contra ataques cibernéticos.
•    Proteção contra ransomware: Camadas adicionais de segurança para proteger ambientes TO de invasões sofisticadas.

O evento reforçou a parceria da TI Safe com o Grupo Thales, líder global em inovações tecnológicas, que segue colaborando para o fortalecimento da segurança digital em ambientes industriais. As soluções apresentadas estão alinhadas às normas internacionais mais rigorosas, como o NIST (National Institute of Standards and Technology) e a IEC 62443, que regulam a proteção de sistemas críticos em TO.

O roadshow da TI Safe destacou a importância de avançar na cibersegurança de infraestruturas críticas para proteger setores essenciais contra ameaças cada vez mais sofisticadas. Com soluções como o Safer, o TI Safe Jump e o uso estratégico de IA, a empresa reafirma seu compromisso em liderar a transformação digital e proteger a Indústria 4.0 de riscos iminentes.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP