Black Friday - Congresso 2025
 

AFEAL reforça compromisso com a profissionalização do mercado de esquadrias

Sexto encontro da Associação Nacional de Esquadrias de Alumínio reforça o compromisso de estar próximo ao associado.

Por Léa Lobo

AFEAL reforça compromisso com a profissionalização do mercado de esquadrias

Foto: Divulgação

Abrindo a programação de conteúdos da Fesqua 2024, a Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio realizou o seu sexto encontro na manhã do dia 12/09/24. Felipe Gattera, presidente da AFEAL, fez uma apresentação institucional sobre a entidade: “Estou aqui para reforçar o compromisso de estar próximo do associado, que é cada vez mais forte”, diz Gattera.
 
Ele fez algumas considerações gerais sobre a AFEAL, que em agosto último comemorou 40 anos em atividade com a publicação de um livro temático da associação e com a realização de uma solenidade, destinada a parceiros e associados, no Theatro Municipal.
 
O maior destaque de sua apresentação foi sobre a Nova Academia AFEAL, uma plataforma de EAD com videoaulas e até mesmo avaliações criadas com o intuito de levar conhecimento a todo o mercado, uma vez que a qualificação de mão de obra é uma das principais bandeiras da associação. A nova plataforma visa formar e capacitar profissionais em gestão, produção, organização de estoque e até instalação de esquadrias.
 
Em seguida foi a vez de Carlos Eduardo Alvarenga Godói, consultor e gestor da nova academia AFEAL, falar mais sobre a ferramenta de aprendizado, cuja primeira fase, que consiste em 70 aulas divididas em oito módulos – ao todo AFEAL oferece mais de 200 videoaulas em todos os níveis de formação. A nova plataforma visa capacitar para a padronização e cumprimento dos processos, assim como gestão de pessoas, ou seja, vai desde as hard skills (competências técnicas) até as chamadas soft skills (competências criativas).

Dando continuidade à programação da manhã, foi exibido um vídeo apresentando a 2ª edição do prêmio Nelson Firmino 2024, que, dividido em 5 categorias, envolve toda a cadeia produtiva das esquadrias e vidros e tem inscrições abertas até o final deste mês.

Em seguida, o economista Gesner Oliveira, professor da Fundação Getúlio Vargas, apresentou um amplo e aprofundado painel econômico do mundo, hoje, e seus prováveis impactos sobre a construção civil no Brasil. O nosso sistema tributário foi uma das principais críticas do economista, que defendeu estratégias de ESG para acelerar a construção.

O evento contou ainda com dois debates. “Perspectivas da Construção”, aberto por Camila Moreno de Camargo, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, que começou com uma provocação: 85% do território edificado do Brasil é irregular. Ela ainda defendeu a necessidade de estudantes de arquitetura conhecerem mais materiais sustentáveis na construção civil. Renato Correia, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), criticou o modelo de leilões para licitações de obras públicas, enquanto Luiz França, da Associação Brasileira de Incorporadoras (Abrainc), se opôs ao saque-aniversário do FGTS, que diminuiria a probabilidade do cidadão de baixa renda realizar o sonho da casa própria. O economista Gesner Oliveira também acalorou o debate.
 
Ao final do encontro, foi a vez do painel “Perspectivas da Cadeia de Insumos”, que teve protagonismo do alumínio, material do qual o Brasil é o terceiro maior produtor do mundo, com apenas 10,8% do total empregado na construção civil – 54% de todo alumínio feito no país é reciclado, do total feito a partir de materiais reciclados. Rodrigo Navarro, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT), apontou uma previsão de crescimento de 3,5% no setor da construção este ano. Gustavo Garrido, presidente da Associação Regional dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo (AsBEA), defendeu a importância de mudar a lógica do mercado na utilização de materiais sustentáveis e de continuar inovando em tecnologias que ofereçam soluções energéticas mais eficientes em construção.



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP