Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Facility Management: como funciona a implementação?

Quatro etapas fundamentais para garantir a boa implementação de uma nova operação.

Por Cushman & Wakefield

Facilities Management: como funciona a implementação?

Foto: Divulgação

Em nossos últimos conteúdos abordamos conceitos e pilares praticados pelos experts da Cushman & Wakefield em sua vasta trajetória na implementação de serviços de Gerenciamento de Facilities e experiências vividas em customizações de projetos de FM.

Neste artigo abordaremos um pouco sobre como funciona a implementação de novas operações. Partindo de uma premissa básica de que “nenhuma operação é igual a outra’’, e a cada nova implantação precisamos nos atentar a detalhes e particularidades, podemos dizer que a cada projeto encontramos diferenças em processos, necessidades e entendimento de todos os stakeholders que cercam o tema.

Separamos o processo em etapas, de maneira a proporcionar o entendimento do projeto com tempo adequado a cada fase.

Há duas óticas de trabalho, a primeira trata sobre mapeamento e operacionalização, etapas onde ao mesmo tempo em que a equipe evolui o entendimento de necessidades, começa a operacionalizar as ações de gestão.

A segunda etapa busca a evolução dessa operação por meio de melhores práticas e renovação de processos.

Vamos às etapas:

1)    Início do projeto: esse primeiro passo tem o objetivo de proporcionar conhecimento para as equipes de gestão. Isso acontece através do mapeamento de dados buscando informações e estabelecendo os primeiros padrões de trabalho. Uma agenda positiva e levantamentos são fundamentais nesta fase.

2)    Ações de preparação: neste momento nossos especialistas focam na estruturação de processos para que as ações do gerenciamento de Facilities tenham os requisitos adequados para cada tema sob gestão, também é o momento de revisitar os fluxos de trabalho já existentes, de modo a aplicar melhoria se for identificada a necessidade.

3)    Prática e acompanhamento: é o momento em que adotamos os processos revisados, novos fluxos e teremos base de entendimento se as mudanças aplicadas surtiram o efeito esperado, também é um excelente momento para avaliar a adaptação de clientes, mantenedores e outros stakeholders ligados ao FM.

4)    Com os processos implementados, o time de gestão pode continuar o conceito de melhoria contínua, aplicando PDCA na busca de eficiência em cada processo, é o momento de planejar os indicadores e preparar os relatórios gerenciais que trarão todas as informações que evidenciam o desempenho da operação.

A partir dessa fase os especialistas da Cushman & Wakefield conduzem a melhoria contínua da operação, e aplicam os melhores conceitos de gestão, favorecendo:

•    Divisão adequada entre as áreas envolvidas no gerenciamento de Facilities;
•    Conceito de gestão condizente com a necessidade da operação;
•    Técnicas adequadas de acompanhamento e avaliação de performance;
•    Uso de tecnologia de controle de demandas como o “Portal Facilities”, uma ferramenta desenvolvida pela Cushman & Wakefield para o controle total das ações de Soft e Hard Services;
•    Relatórios customizados a necessidade de cada cliente, com o uso de ferramentas BI.

Essa é a metodologia Cushman & Wakefield, focada em trazer resultados consistentes aos clientes de uma maneira fluida, organizada e eficiente.

A Cushman & Wakefield está preparada para suportar as mais diversas soluções aplicadas ao mercado imobiliário e potencializar o negócio do cliente. Conte com nossos experts para um desenho adequado e personalizado para sua operação.

Saiba mais.



Faça uma busca

Líderes de audiência

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking