Ana Paula Cassago
 

Indústria 5.0 e a falta de profissionais qualificados

Como o FM pode se preparar para o mercado de amanhã.

Indústria 5.0 e a falta de profissionais qualificados

Imagem: canva.com/ Kiquebg

Por Infraspeak

A tecnologia também tem aspectos negativos. Provavelmente, os três maiores desafios que iremos enfrentar são segurança, confiabilidade e privacidade. De acordo com um estudo de 2018, 89% das empresas têm preocupações com a segurança e privacidade dos dados relacionados com a manutenção preditiva.

Só podemos assumir, dessa forma, que as pessoas terão as mesmas reservas em relação a qualquer software que exija recolha e análise de dados, temendo que isso as possa tornar vulneráveis.

Não há uma solução fácil para estes problemas, especialmente porque a cibersegurança está em constante evolução e as estruturas digitais também precisam da sua própria manutenção. Uma coisa que aconselhamos fazer é verificar toda a cadeia de fornecimento - assegurar que cada fornecedor, incluindo os fornecedores de software, têm um firewall seguro e que assegurem a proteção de dados. Não tenha reservas sobre incluir esta questão no contrato ou no SLA.

Mão de obra qualificada

Se os robôs assumirem tarefas de trabalho intensivo e os humanos fizerem toda a parte de racionalização, vamos precisar de mão de obra qualificada. Aliás, os gestores de manutenção já se debatem com a falta de pessoal qualificado; a indústria 5.0 só vai ressaltar o problema. Apenas:
- 29% facility managers consideram os seus técnicos "muito preparados"
- 31% das empresas subcontratam porque "os indivíduos qualificados são difíceis de encontrar"
- 41% das empresas transformadoras veem "a falta de recursos ou de pessoal" como o seu maior desafio

O upskilling (aprendizagem de novas competências) é a solução óbvia para estes problemas, mas não é a única. Além da formação contínua e de tirarem tempo do trabalho para adquirirem estas novas competências, os gestores também precisam se certificar que cada tecnologia em que decidem investir se adequa às suas equipes. O software não deve ser "rígido". Deve ser flexível, personalizado para cada operação e intuitivo. Da mesma forma, a fase de implementação deve ser a mais completa possível.

Conformidade regulamentar

Se estamos tornando a Indústria 5.0 centrada no ser humano e sustentável, é provável que os países precisem aprovar legislações para reforçar os direitos dos trabalhadores, regular o co-trabalho entre robôs e humanos, e chegar a um consenso sobre um "Acordo Verde". Como as cadeias de fornecimento são globais, estas normas industriais precisam ser aplicadas ao nível mundial e as empresas devem se comprometer com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

No entanto, isto também pressiona as empresas a serem mais transparentes sobre as suas práticas empresariais. O monitoramento de dados sobre as operações, assim como o blockchain (que torna os registros impossíveis de alterar), são dois bons pontos de partida. Quando se trata de FM e Manutenção, é possível contar com um software integrado para gerar relatórios que podem ser compartilhados com stakeholders.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Novos projetos e entregas sustentáveis

Entregas de novos espaços da Agibank, Portobello Shop, Huawei e a recertificação do Centro de Pesquisa e Inovação da LOréal e Pinacoteca.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Palestra SESC

Mais lidas da semana

Operações

Padrões da qualidade do ar: o que muda com redefinição da ABNT?

Saiba como atualizações impactam bem-estar em ambientes climatizados.

Mercado

Com 26 anos de experiência, Jani Oliveira é a nova FM da Rumo

Profissional foi responsável por apoiar estruturação da área de FM da Heineken no Brasil.

Operações

Como GLP no Brasil inovou na gestão de parques logísticos

Rômulo Otoni, Diretor de Operações da GLP no Brasil, discute desafios, avanços tecnológicos e práticas sustentáveis que impulsionam a liderança da empresa no mercado logístico.

Operações

Qual é a importância de ESG na Limpeza Profissional?

Entenda a evolução da agenda ESG no mercado e como implementar práticas sustentáveis em artigo exclusivo de Ricardo Vacaro.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP