Condor
 

Sodexo lança programa de combate ao desperdício de alimentos

Projeto global WasteWatch já evitou o desperdício de mais de 12 milhões de refeições e agora chega ao Brasil

​Com 60% de seu negócio ligado à alimentação e atendendo milhões de consumidores em todo o mundo diariamente, a Sodexo On-site lança no Brasil o WasteWatch, um programa global que promove a gestão integrada de resíduos, perdas e sobras de alimentos em suas operações. Pautado nos pilares "processo, equipamento, tecnologia e conscientização", a iniciativa permite que as equipes Sodexo On-site capturem rápida e facilmente dados de resíduos de alimentos, trazendo a análise necessária para entender a quantidade que está sendo desperdiçada ou não aproveitada, os motivos e as melhorias que podem ser aplicadas.

Em operação em mais de 2.500 unidades de 26 países, o WasteWatch está sendo implantado no Brasil, reforçando o processo existente, e tem por objetivo contribuir com a meta da companhia de reduzir, até 2025, em 50% o volume de sobras e perdas de alimentos em nossos estabelecimentos. Marina Prevedello, gerente da Plataforma Food da Sodexo On-site Brasil conta que, mais do que cumprir uma meta, a Sodexo quer fazer o que é certo. "Por meio da gestão de dados por painéis de controle online fornecidos pelo sistema da Sodexo, podemos implementar mudanças operacionais e comportamentais direcionadas para ajudar a reduzir o desperdício e, principalmente, fazer o melhor uso dos nossos recursos. Uma medida urgente e necessária em toda cadeia do mercado de foodservice", destaca a executiva.

Resultados globais apontam que desde 2019 a iniciativa já permitiu economizar 48.000 toneladas de emissões de carbono e evitou o desperdício de cerca de 7.000 toneladas de alimentos - o equivalente a quase 12.700.000 refeições. Desde setembro deste ano, o WasteWatch passou a ser implementado em todos os restaurantes da companhia no Brasil, que desde maio de 2022 avalia os resultados do projeto piloto, realizado em sete unidades, entre clientes e escritórios da companhia. Após três meses do início dessa fase, o exercício já aponta uma redução média de 20% das taxas de geração de resíduos, sobras e desperdícios. A expectativa é que até final de 2023 todas as mais de duas mil unidades da companhia estejam operando com o sistema de mensuração e que o País contribua com a meta geral da Sodexo, de reduzir 50% do desperdício em suas operações até 2025.

Para medir os níveis de geração de perdas, sobras, resíduos e desperdícios, o sistema envolve uma pesagem rigorosa dos itens utilizados diariamente na produção das cozinhas da Sodexo. Depois de tudo pronto, inicia-se o processo de monitorar a geração de resíduos como cascas, talos, sementes, por exemplo, permitindo aos chefes e cozinheiros colocarem em prática estratégias de como aproveitar os ingredientes de forma integral. Também acontece a avaliação daquilo que não pode ser aproveitado para consumo, mas pode ser direcionado para compostagem ou biodigestores - sobras dos pratos e do que foi para a área de exposição e não pode mais ser aproveitado.

O programa ainda traz impactos relevantes de cunho social como a diminuição importante na geração de resíduos e de perdas de alimentos, com a correta destinação para o que for possível ser aproveitado, e climático, visando o menor consumo de recursos naturais e de geração de gases de efeito estufa. A executiva complementa ainda que a Sodexo é a primeira empresa de serviços de alimentação, no âmbito global, com um objetivo de redução de emissões de carbono em consonância com o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. "Somos o primeiro grupo do setor a vincular seu investimento às ações de combate ao desperdício de alimentos".

Com ações como o WasteWatch aliadas às demais tecnologias e inovações da companhia como a Cozinha Inteligente, o Restaurante 4.0, os serviços de gestão de resíduos, hortas urbanas, a doação de excedentes para entidades que apoiam pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica, entre outras, Marina conclui destacando que a Sodexo, desde da sua fundação, busca melhorar o dia a dia das pessoas, comunidades e planeta fazendo o que é certo e exercendo seu papel como líder em serviços de alimentação para aplicar diversas iniciativas que contribuem com a sustentabilidade e impactam positivamente as regiões em que atua, visando mudar o cenário de desperdício de alimentos ao realizar o manejo adequado dos resíduos.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP