99
 

Software de Gestão de Carbono criado por startup de projeto social

Jovens criam plataforma que ajuda empresas a implantar políticas de ESG a partir de Software de Gestão de Carbono

O termo ESG surgiu no ano de 2004, em uma publicação do Pacto Global com o Banco Mundial, através da ONU, que já alertava sobre os impactos negativos que o planeta sofreria caso não fosse adotada alguma medida no intuito de criar uma relação mais sustentável das empresas com a sociedade. Atualmente, o ESG é um dos indícios mais sólidos de que uma empresa tem custos mais baixos, melhor reputação e maior resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades.

A Esphera Soluções Ambientais surgiu como um projeto social em 2018, através da ideia de dois irmãos e um amigo, engajados pela missão de desenvolver soluções que acelerassem a transição para uma economia de baixo carbono, impactando positivamente a vida das pessoas e o meio ambiente. Os fundadores deram o pontapé na iniciativa coletando resíduos de porta em porta no bairro em que moravam e os destinando para a cooperativa Brisamar, uma associação de profissionais de reciclagem em Fortaleza.

Tiago Pinto, co-fundador da Esphera, comenta sobre a evolução da iniciativa para o desenvolvimento do software. "Hoje, a startup possui software próprio que permite acompanhar a gestão ambiental de seus clientes e gerar indicadores sobre sua produção, possibilitando o acompanhamento em tempo real e um controle ambiental maior por parte das companhias sobre os impactos causados por suas atividades", afirma.

Com o auxílio de uma minuciosa mensuração de indicadores ambientais da companhia, através do Software de Gestão de Carbono da Esphera, empresas que utilizam a plataforma podem centralizar seus dados ambientais, auxiliando seus gestores no desenvolvimento de uma agenda ESG. O trabalho possibilita uma estruturação mais robusta da área de sustentabilidade e o desenvolvimento de um planejamento estratégico baseado em dados.

O Software de Gestão Ambiental da Esphera permite a centralização de todos os dados ambientais corporativos e a mensuração da pegada de carbono em tempo real. No software utilizado, os engenheiros e gestores passam a analisar os aspectos ambientais da empresa em quatro pilares - Gestão de Gases do Efeito Estufa, Gestão Energética, Gestão Hídrica e Gestão de Resíduos - e comparar as métricas ambientais em diferentes sedes da companhia. A centralização dos dados possibilitou a análise de padrões, a identificação de oportunidades, e um real diagnóstico de como a empresa vinha performando no quesito ambiental.

"Falar de sustentabilidade hoje é falar de gestão de risco, e as empresas que estão pensando a longo prazo, que querem continuar aqui nos próximos 50 anos, certamente terão que adaptar seu modo de operação e trazer sustentabilidade para o foco. Quando se fala de ESG, é isso, é você ter critérios Ambientais, Sociais e de Governança no centro da tomada de decisão", comenta o co-fundador da Esphera, Lucas Pinto.

O que uma empresa deve fazer para ser considerada ESG:

Meio ambiente: reduzir o impacto ambiental com melhor destinação de resíduos, utilização mais eficiente da água e redução da emissão de poluentes.

Social: preocupação da empresa com a sociedade, por exemplo, praticando ações que diminuam a desigualdade social ou outra necessidade da comunidade e dos próprios colaboradores.

Governança: apresentar transparência e equidade em seus números, obedecendo práticas, regras e processos.

Foto: Divulgação



Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Flavia Knoploch

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP