TELELOK
 

Hotel Rosewood e o uso de materiais genuinamente brasileiros

Entenda o processo de "tropicalização" do projeto externo da Cidade Matarazzo

Foram 14 anos de espera, desde a aquisição do Complexo Matarazzo, pelo Groupe Allard, em 2008, até a inauguração da primeira fase da Cidade Matarazzo, em janeiro deste ano, já complementando uma parte do único hotel 6 estrelas do Brasil, o RoseWood. Com empreendimento assinado por dois ícones da arquitetura mundial - Jean Nouvel e Philippe Starck -, um dos maiores desafios deste megaprojeto, segundo o próprio Alexandre Allard, diretor do grupo, foi viabilizar o projeto com uso de materiais genuinamente brasileiros. "Hoje eu posso afirmar que 90% dos fornecedores deste projeto são locais, com materiais produzidos no Brasil", afirmou Allard em uma de suas entrevistas.

E realmente Allard estava certo: quando o projeto assinado por Nouvel e Starck chegou ao Brasil, um grande quebra-cabeça foi montado para chegar de fato à essência e inspiração traçada pelos arquitetos, inclusive na área externa, com a estruturas cobertas nas áreas comuns.

Quem relata é Bruno Watanabe, CEO da Vertical Garden, empresa contratada para fazer toda a "tropicalização" do projeto nas áreas comuns. "É mais do que normal quando, empresas de fora, fazem um tipo de projeto pensando em sua cultura . Foi assim que aconteceu quando o Grupo Allard nos procurou, pois o que estava desenhado teve que sofrer adaptações em relação ao nosso mercado", explica o executivo.

Uma das escolhas que realmente levam o DNA da Vertical Garden é o uso de tecnologia agregada à sustentabilidade do projeto como um todo. No momento de definir qual tipo de madeira seria a protagonista, o eucalipto foi unanimidade.

Tratado como "patinho feio", por décadas pelos fabricantes, arquitetos e amantes de madeiras, o Eucalipto sempre viveu às sombras de outras madeiras, como , mogno, cedro, tauari e jequitibá. Entretanto, o jogo mudou devido a intensidade das agendas e compromissos sustentáveis das empresas com o meio ambiente, e atualmente o Eucalipto é visto como madeira nobre por possuir densidade, resistência e propriedades técnicas parecidas com as do carvalho e da faia. Sua aparência é comparada ao mogno e ao jatobá.

"Embora seja um produto originário da Austrália, o eucalipto se adaptou facilmente com o nosso clima. Com isso existe uma grande oferta e regularidade de entrega, além de ser a primeira madeira nobre oriunda de plantio florestal", justifica Watanabe.

Na tropicalização do projeto da Cidade Matarazzo, foram utilizadas mais de 5 mil barras de eucaliptos para produzirem duas estruturas - Pool House e Swimming Pool -, de madeiras na área externa do Hotel Rosewood, sendo ambas criações de Philippe Starck.

Fotos: Divulgação / Vertical Garden.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MILLICARE

Mais lidas da semana

Operações

Como transformar ciência em confiança para Facilities

Tecnologia, laudos, relatórios e método exclusivo: conheça a tecnologia e solução em higienização de superfícies têxteis que faz da MilliCare a parceira estratégica para líderes em Facilities

Carreira

Tecnologia, humanização e estratégia

Como Sonia Keiko está transformando o modelo de manutenção predial no Brasil

Carreira

Será que falta só mão de obra? Ou será que falta gente que cuida de gente?

Uma gestão que vai muito além da manutenção, ela começa com empatia e respeito a equipe dos bastidores

Mercado

Temon Serviços aposta em IA e bônus por assiduidade para engajar colaboradores

Líder na manutenção dos maiores edifícios comerciais do país, empresa amplia investimento em Recursos Humanos e se alinha às transformações do setor

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

Revista InfraFM

Prédio limpo, negócio forte!

Como a opinião do cliente final está moldando o futuro da limpeza profissional

Revista InfraFM

Infraestrutura Hospitalar como Pilar de Excelência

Como a gestão estratégica de Engenharia, Real Estate e Facilities contribui para consolidar o Hospital Israelita Albert Einstein como referência mundial

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP