A pandemia somada com o atual momento de recessão econômica contribuiu para o crescente aumento da violência urbana, causando uma sensação de vulnerabilidade na maioria das pessoas. Para quem vive o dia a dia de Facility Management, entender que esse sentimento não pode atingir a infraestrutura das empresas e a segurança pessoal dos colaboradores é fundamental para garantir a continuidade dos negócios ao trabalhar na antecipação de riscos e redução de perdas.
É preciso estar em alerta e bem informado para conhecer situações de perigo iminente que um negócio pode estar exposto, e oferecer uma gama de serviços que possam garantir uma experiência 360º, ao atender o seu público em todo o universo que ele está inserido, tanto no tradicional como no digital, tanto no offline como no online.
Desta forma, a segurança 360º deve englobar desde a segurança pessoal e patrimonial, até a segurança da informação no ambiente de tecnologia.
Certamente esse não será um trabalho feito pelo Facility Manager de forma isolada, pois na área de tecnologia da informação (TI), por exemplo, caberá ao CIO (Chief Information Officer) ou CTO (Chief Technology Officer) ter uma visão holística e sistêmica do negócio e implementar tecnologias emergentes essenciais, que possibilitam melhorias na infraestrutura e arquitetura de sistemas, armazenamento na nuvem, compliance, cibersegurança e conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Ainda assim, estar integrado com o movimento das demais áreas, para defender ações e contratar serviços que visem a segurança da empresa como um todo, é parte do escopo de FM. Confira alguns serviços essenciais para garantir a segurança das pessoas e do negócio.
Segurança Pessoal e Segurança Patrimonial
Com uma equipe treinada e uniformizada, é possível determinar os procedimentos internos de segurança pessoal e patrimonial listando os pontos vulneráveis da empresa que merecem atenção. Desta forma, montar um serviço de portaria e vigilância para acompanhar entradas e saídas, seja online ou offline, oferece pronta resposta em caso de ocorrência.
Sistemas de monitoramento eletrônico
A tecnologia trouxe inúmeros benefícios para a segurança como a criação de dispositivos inteligentes integrados que possibilitam um padrão inovador de proteção, capaz de identificar os mais variados incidentes com muita precisão, garantindo maior efetividade dos procedimentos de forma rápida. Existem diversos sistemas disponibilizados para a gestão da segurança eletrônica, dos quais se destacam: sistema integrado de áudio e vídeo; software de gestão de segurança; reconhecimento facial; controle de acesso; sistema de alarmes, entre outros.
Através de um software de segurança, por exemplo, é possível acompanhar tudo o que acontece utilizando uma plataforma, que mostra de maneira de escalonar as ocorrências, utilizando inteligência da informação, possibilitando velocidade de resposta para qualquer tipo de ocorrência.
Segurança da Informação
Quando incidentes que envolvem a área de TI impactam na atividade principal de um negócio por meio de um ciberataque, surge uma cultura de TI reativa, que disponibiliza mecanismos para que a empresa funcione. Entretanto, esses tipos de desastres podem ser resolvidos com uma TI estruturada.
É preciso analisar fatores, como: O que ocasiona as falhas na operação? O que facilita a ação de cibercriminosos? O que está prejudicando o desempenho do setor? O que pode ser melhorado? Reconhecer os problemas na jornada do cliente e atuar com uma TI estratégica é essencial para que os resultados sejam transformadores.
A terceirização de serviços, além de transformar a maneira como uma empresa gerencia seus ativos e força de trabalho (mudança de cultura), elimina os gargalos e permite que a TI alcance melhores resultados para os negócios. Contar com apoio para implementar os primeiros passos para a transformação digital e atender às demandas da área é consequência de um diagnóstico de arquitetura completo, que busca reduzir custos, aumentar a segurança da operação e a eficiência dos sistemas e liberar orçamento para outras ações estratégicas da empresa.