Condor
 

Conheça as principais vantagens de uma Construção Offsite

Os benefícios não se limitam unicamente à otimização dos custos e nem aos prazos mais curtos

Paulo Salvador*

Cada vez mais presente no Brasil a construção offsite (ou construção modular) já é responsável por uma parcela significativa das construções em países como Japão, Inglaterra e Estados unidos. As vantagens quando comparada as obras convencionais não se limitam unicamente à otimização dos custos e nem aos prazos mais curtos. 

Neste artigo, vamos abordar outros pontos que vão além dos benefícios já conhecidos e reforçar como este modelo construtivo pode agregar mais qualidade, eficiência, segurança e sustentabilidade à uma obra. 

Construções modulares podem ser mais robustas que a alvenaria convencional

Uma das principais dúvidas de quem quer utilizar tecnologia modular se refere à resistência e durabilidade das construções. Hoje já existem prédios residenciais (40 andares - Clement Canopy Singapura) e hotéis (26 andares - AC Hotel em Nova York) totalmente concebidos com a tecnologia offsite.  Estruturalmente, eles são mais fortes do que uma construção de alvenaria porque cada módulo é projetado individualmente, já levando em consideração fatores essenciais como peso, largura, espessura, rajadas de vento e outros.

Na construção convencional, como nem sempre o planejamento é executado adequadamente por mão de obra qualificada isso acarreta patologias ao longo do tempo, como rachaduras, infiltrações, manchas etc.
Finalmente, como as edificações são produzidas em ambiente controlado e com processos totalmente industrializados a "fabricação" segue programas rigorosos de qualidade, inspeção e testes por engenheiros, projetistas e profissionais de montagem experientes,  qualificados e treinados.

Equipes mais enxuta se agilidade no canteiro de obra
Outro benefício indiscutível de uma construção modular é a otimização do canteiro de obra na etapa de "montagem". A montagem é executada por profissionais especializados e em número infinitas vezes reduzido. Somado a que as necessidades de espaço físico e atividades paralelas são 4 vezes menores do que as de um projeto convencional (interdição do local por completo, aluguel de equipamentos, espaços para estoque de insumos, interdição de passagem de pessoas ou veículos etc.). 
E como cada elemento de eficiência repercute no prazo de entrega as estatísticas mostram que enquanto uma obra normal de pequeno e médio porte demandaria 270 dias para ser concluída a modular levaria metade do tempo. 

Flexibilidade e inovação "embarcada" 
Outro benefício da construção modular se refere à flexibilidade e inovação "embarcada".  Toda modelagem dos projetos é feita dentro de um verdadeiro espelho digital (Chamamos isso de Gêmeos Digitais)do prédio que será construído. Isso permite especificar uso dos materiais, locais de instalações elétricas e hidráulicas, identificar e corrigir patologias futura otimizando muito mais a gestão do ativo ao longo de todo ciclo de sua existência. 

Os métodos produtivos industriais como construção enxuta (Lean Construction, criado pela Toyota)otimiza toda cadeia de fornecedores e otimiza desperdícios. Arquitetos, desenvolvedores e investidores imobiliários podem personalizar diversos aspectos do projeto, agregando inúmeras formas de design, linguagem e modelos conforme suas necessidades.

Sustentabilidade 
Finalmente, não podemos deixar de destacar os benefícios ligados à  sustentabilidade. Diversos fatores tornam os projetos off-site  muito mais sustentáveis e eficientes, desde a redução de insumos e entulhos até a movimentação logística dos materiais no canteiro de obras.

Para se ter uma ideia, estima-se que uma única construção modular possa reduzir em até 40% a emissão de gases poluentes em relação aos modelos tradicionais. Como toda estrutura volumétrica do empreendimento é feita de aço, que é o material mais reciclado no mundo, podemos afirmar que cada produto siderúrgico utilizado em um apartamento/módulo  tridimensional é um produto potencialmente reciclado. A reciclagem do aço permite evitar, por exemplo, a emissão de mais de 20 milhões de toneladas de dióxido de carbono por ano em um país como a Alemanha.  

Em resumo: os benefícios agregados pela construção modular são inúmeros e vão muito além das vantagens já conhecidas, como a otimização de custos e o prazo de entrega dos projetos. 

Paulo Salvador é CEO da Modularis Offsite Building 

Foto: Divulgação/Site Modularis.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP