Black Friday - Congresso 2025
 

Maquetes arquitetônicas são confeccionadas artesanalmente

[Vitrine Facilities] Estão presentes desde a antiguidade e longe de serem extintas

Para exemplificar de forma real aquilo que está por vir, as maquetes arquitetônicas são uma das ferramentas mais antigas e ainda muito utilizadas no mercado. Presentes na história desde a antiguidade, eram mais ligadas às instalações militares defensivas da época, mas continuam presentes até hoje representando o futuro de muitos moradores. Apesar de tantos avanços tecnológicos e modelos em 3D, dificilmente a maquete física será substituída, pois só ela é capaz de proporcionar, de forma palpável e na prática, como será um prédio, por exemplo, seus detalhes e características.

O que faz dela uma ferramenta ainda mais fidedigna à realidade é o fato de sua produção ser repleta de detalhes em miniaturas. De acordo com a sócia da Stam Maquetes, Silvia Galperin, que há anos produz maquetes em Curitiba (PR), é formada em Desenho Industrial e Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas trata-se de uma confecção artesanal feita à moda antiga. "Temos o apoio da tecnologia para a impressão do material (no caso o acrílico utilizado para as estruturas do projeto), mas toda a produção é feita literalmente com as mãos, peça a peça", explicou. A montagem pode levar até mais de 100 dias dependendo do projeto e seu nível de detalhes.

Segundo ela, tudo começa com o desenho arquitetônico e a identificação do projeto como um todo, suas plantas, elevações, andares para então ser definida a conversão das medidas para a escala. "Identificamos, por exemplo, todas as paredes existentes, os pisos, e desenhamos a estrutura por meio de um programa que faz a impressão das peças em acrílico". Depois, vem a organização das peças e a colagem. "As peças são montadas com todo o cuidado e atenção e coladas com colas próprias para os materiais utilizados", comentou. O próximo passo é lixar peça por peça para garantir o perfeito acabamento dos materiais e do projeto. Por fim, toda a estrutura é colocada em uma base de mdf, produzida de acordo com o projeto, as elevações do terreno e especificações das ruas, por exemplo.

Outros detalhes como o de paisagismo, os itens decorativos como carros, pessoas, mesas, parquinhos, tudo também é verificado, comprado separadamente ou produzido junto a empresas especializadas. "No caso do paisagismo, por exemplo, é conferido no projeto o tipo de planta utilizado e verificada aquela planta específica para compor a maquete. Se é uma espécie não muito comum, essa planta é desenhada para produção. Caso contrário, compra-se a planta em miniatura".  Para completar o acabamento, tem ainda a iluminação da maquete. "Tudo é feito com led, dentro da escala especificada, e colocado à mão".

De acordo com Silvia, a produção como um todo é repleta de cuidados do início ao fim. O transporte de uma maquete pronta é feito em caminhão com alguém segurando a estrutura pelas mãos. No pós entrega do material, há ainda o acompanhamento da manutenção. "Maquete não gosta de sol nem de água. Com esses cuidados realizados, elas duram por muito tempo".

A Stam Maquetes reproduziu o futuro lançamento da Construtora Hugo Peretti, o Edifício Weiss de Castilho, que está em construção localizado no Alto da Glória, em um terreno triangular, sem vizinhos. A maquete pode ser vista no plantão de vendas do empreendimento na Rua Ivo Leão 281-289, esquina com a Av. João Gualberto.

Foto: Divulgação Stam Maquetes/ Wagner Abreu.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP