Black Friday - Congresso 2025
 

Ticket dá dicas para bons resultados na retomada

Empresa é pioneira em programas de home office desde 2005

Uma boa gestão do retorno aos escritórios é importante para garantir que todos os profissionais de uma empresa estejam e se sintam seguros no ambiente de trabalho. Mas nem todo mundo vai voltar: a rotina híbrida, dividida entre prédios comerciais e residências, ou até mesmo a atuação 100% remota foram adotadas definitivamente por muitas companhias. A Ticket, marca de benefícios de refeição e alimentação da Edenred Brasil, por exemplo, está ampliando o projeto flexplace, e planeja o retorno das atividades presenciais inseridas em um cenário de maior flexibilização de espaços e horários, com rodízio de equipes, agendamento de presença no escritório, horários flexíveis, redução do volume de trabalhadores no mesmo ambiente e maior número de pessoas trabalhando de suas casas.

A Ticket é pioneira na instituição de programas de home office, com projetos de trabalho à distância iniciados no Brasil em 2005. Desde 2012, 70% de sua equipe comercial já atuava integralmente no sistema de trabalho remoto. E, com a pandemia, a marca instituiu o modelo para 100% de sua equipe, e acumula experiências de iniciativas com impactos positivos sobre os trabalhadores.

O plano de retomada da Ticket conta especialmente com um Guia do Colaborador, elaborado pelo Comitê Multidisciplinar da marca que se reúne para discutir temas importantes aos colaboradores, com dicas sobre os cuidados a serem tomados no trajeto para o trabalho e as primeiras medidas ao chegar em casa. Para os momentos em que os trabalhadores precisarem atuar em suas residências, manterá as ações que foram adotadas e validadas com acompanhamento contínuo nos últimos anos.

Para que as experiências desde o início da pandemia no Brasil resultem em ações afirmativas e gerem resultados positivos também para outras empresas, José Ricardo Amaro, Diretor de Recursos Humanos da Ticket, separou algumas dicas. Confira:

1 - Recursos: forneça os materiais para o trabalho. Isso não inclui apenas os necessários para a execução das tarefas, como um computador, mas também aqueles que simulem o conforto do escritório e façam o profissional se sentir atendido e equipado. Cadeiras apoiam na ergonomia, fones de ouvido auxiliam na redução de ruídos durante reuniões, e benefícios, que podem contribuir para o pagamento de despesas relacionadas ao dia a dia de trabalho e garantir uma maior qualidade nos serviços contratados pelos funcionários para suas residências - como internet e conexão telefônica.

2 - Alinhamento: manter o foco da equipe é essencial. E para isso, os times precisam ter clareza com relação às estratégias e obrigações de cada um. Institua reuniões de alinhamento com periodicidade pré-definida e garanta que a rotina não sobreponha esses compromissos.

3 - Educação corporativa: ofereça treinamentos on-line para toda a equipe e estimule a participação, especialmente de cursos e palestras de produção própria e que transmitam os valores da empresa e demonstrem a preocupação com a evolução do funcionário. Programas de desenvolvimento e capacitação são fundamentais para garantir as melhores práticas e performance dos profissionais.

4 - Comunicação: estimule a proximidade entre gestores e equipes, seja por conversas formais que auxiliem o desenvolvimento e mantenham todos alinhados, como as informais, que promovam empatia entre os membros do time. O sucesso da empresa depende da confiança de seus funcionários nela e nas lideranças que a representam. Ainda, mantenha uma comunicação transparente e clara, em canais oficiais.

5 - Clima: no modelo de trabalho à distância, líderes não devem exercer mais uma gestão baseada em controle e comando, mas com base nas entregas de resultados. Não há mais espaço para monitorar o horário de trabalho dos colaboradores, por exemplo, certificando-se que horas ele iniciou e terminou sua jornada de trabalho e quantas horas ele trabalhou no dia. Isso não é o mais importante, e é preciso confiar que todos entendem as suas responsabilidades. Valorize a qualidade e assertividade nas entregas e o atendimento aos prazos estabelecidos. Na Ticket, por exemplo, medimos o "Índice de Confiança" com pesquisas de clima organizacional e damos muito valor aos resultados obtidos

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP