Black Friday - Congresso 2025
 

Siemens lança portfólio para prédios inteligentes

[Vitrine Facilities] Soluções que reduz consumo de energia e auxilia no distanciamento

Automatizar os sistemas de energia e ar-condicionado, otimizar os trabalhos relacionando a localização de equipamentos e o mapeamento do fluxo de pessoas dentro do escritório ou fábrica, e adotar medidas de distanciamento social a partir da identificação das atividades dos colaboradores. Essas facilidades integram a nova plataforma de automação predial que a Siemens lança no mercado brasileiro para tornar os prédios inteligentes. O primeiro local do país a ter o sistema baseado em Internet das Coisas (IoT) é a unidade da companhia em Jundiaí (SP), que passa a ser um showroom com todas as soluções do portfólio instaladas.

Com o uso de sensores, o novo sistema facilita o gerenciamento de atividades do local como consumo de energia, funcionamento do ar-condicionado, monitoramento de equipamentos e fluxo de pessoas ao longo do dia. No uso de energia, por exemplo, o sistema consegue identificar os ambientes onde têm funcionários para direcionar as luzes apenas para os locais onde há pessoas e programar o ar-condicionado de acordo com o número de colaboradores naquele espaço.

Além disso, a iluminação é desligada automaticamente quando uma sala ou parte de um ambiente passa a ficar vazio, como após o término de uma reunião. Em locais onde já foi instalado, esse novo sistema ajudou a reduzir o consumo de energia em até 90% quando somado a outras iniciativas, como a troca de lâmpadas fluorescentes por LED. Com esse novo portfólio, a unidade de Jundiaí da Siemens teve uma economia de mais de 290.000 kW entre os meses de janeiro e maio deste ano, considerando apenas o sistema de iluminação.

"Esse novo sistema é o que há de mais inovador em soluções voltadas para prédios inteligentes onde é possível gerenciar por um aplicativo todo o sistema de energia, ar-condicionado e localização de equipamentos e pessoas", afirma Sergio Jacobsen, CEO de Smart Infrastructure da Siemens. "É um portfólio de automação predial que está em linha com as ações em prol do meio ambiente pela eficiência energética de suas soluções, e também vai ajudar as empresas na volta aos escritórios por possibilitar o mapeamento do fluxo das pessoas no trabalho", aponta o executivo.

Inteligência na volta aos escritórios

Essa nova plataforma de automação predial também vai ajudar as empresas a adotarem as melhores medidas de distanciamento social com a volta aos escritórios no pós-pandemia. A partir de identificação nos crachás dos funcionários, o sistema consegue mapear a movimentação das pessoas ao longo do dia para sugerir iniciativas visando otimizar os trabalhos. Com essa inteligência de dados é possível remanejar a localização de equipamentos e readequar a estrutura de um escritório ou fábrica de acordo com o mapa de calor dos ambientes, visando otimizar os trabalhos e elevar a produtividade.

O sistema também auxilia as empresas a atender as recomendações dos órgãos de saúde em relação ao distanciamento social na volta aos escritórios no pós-pandemia. Com os sensores e o uso de crachás especiais pelos colaboradores, caso um funcionário teste positivo para Covid-19, é possível mapear as pessoas que tiveram contato com ele nos últimos dias. Além disso, esse sistema também gera alertas caso dois funcionários fiquem a uma distância de menos de 1,5 metro por mais de 15 minutos. A identificação dos colaboradores é realizada por códigos, e ocorre em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP