Black Friday - Congresso 2025
 

Salvador Bahia Airport conquista certificação sanitária do ACI

O aeroporto é o primeiro do nordeste a receber a acreditação

Baseado no programa da VINCI Airports "Protegendo uns aos outros", o Salvador Bahia Airport investiu em novas tecnologias para ampliar a proteção dos passageiros contra infecções, como raios ultravioleta e a iniciativa Banheiro 3.0. O aeroporto é o primeiro da Região Nordeste a conquistar a "Airport Health Accreditation" (AHA), Certificação Sanitária do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI). Ela regula e promove o conhecimento das melhores práticas sanitárias para o setor aéreo. A conquista foi alcançada com base nos protocolos de segurança adotados durante a pandemia do SARS-COV-2, que tem como fundamento a campanha de conscientização da VINCI Airports "Protegendo uns aos Outros". Com essa iniciativa da administradora de aeroportos, outras unidades da rede também receberam a certificação AHA, como o Aeroporto Internacional de Belfast (Reino Unido) e os três aeroportos administrados no Camboja (Phnom Penh, Siem Reap e Sihanoukville).

Para receber a acreditação, o Salvador Bahia Airport passou por uma avaliação voluntária do Programa Airport Health Accreditation, que verificou tópicos como limpeza e desinfecção, distanciamento físico, proteção de pessoal, layout físico, comunicações e instalações para passageiros. A avaliação foi realizada em todas as áreas e processos que envolvem os viajantes, incluindo o acesso ao terminal, áreas de check-in, canal de inspeção, portões de embarque, salões, comércios de varejo, alimentos e bebidas, áreas de controle de fronteira e suas instalações, área de restituição de bagagem e desembarque. 

"A acreditação reflete a preocupação da VINCI Airports desde o início da pandemia em tornar o Salvador Bahia Airport e todos os aeroportos da rede em um ambiente seguro para os viajantes e a comunidade aeroportuária. Nossas medidas de enfrentamento à Covid-19 agora ganham reconhecimento internacional, ratificando que todas as ações de sinalização, conscientização e adequação de infraestrutura e processos estão em consonância com os protocolos globais de segurança sanitária", explica António Mendes, Diretor de Operações do Salvador Bahia Airport.

Protecting Each Other

No Salvador Bahia Airport, o passageiro conta com o cumprimento rigoroso das normas de segurança sanitária baseadas em protocolos internacionais e em conformidade com as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aeroportos.  Algumas das medidas adotadas durante a pandemia são: aumento da frequência de higienização das áreas comuns, distâncias de segurança marcadas no chão, uso de barreiras de proteção nos balcões de check-in e disponibilização de álcool em gel no terminal. 

Além disso, outras soluções foram desenvolvidas e incluídas aos protocolos de segurança do aeroporto, como é o caso do túnel de desinfecção, instalado para higienizar as bandejas de maneira ainda mais eficaz, com uso de raios ultravioleta. 

Também houve inovação aplicada nos conjuntos sanitários. O "Banheiro 3.0" utiliza sensor de movimento para monitorar a ocupação e indica se o usuário pode entrar ou se deve procurar outro conjunto. Uma tela do lado de fora comunica em tempo real a ocupação do local - baixa, média ou máxima, evitando aglomeração na área interna. A solução está implantada na entrada dos conjuntos sanitários das áreas de maior circulação do Aeroporto. 

Fotos: Will Recarey.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP