Condor
 

Salvador Bahia Airport conquista certificação sanitária do ACI

O aeroporto é o primeiro do nordeste a receber a acreditação

Baseado no programa da VINCI Airports "Protegendo uns aos outros", o Salvador Bahia Airport investiu em novas tecnologias para ampliar a proteção dos passageiros contra infecções, como raios ultravioleta e a iniciativa Banheiro 3.0. O aeroporto é o primeiro da Região Nordeste a conquistar a "Airport Health Accreditation" (AHA), Certificação Sanitária do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI). Ela regula e promove o conhecimento das melhores práticas sanitárias para o setor aéreo. A conquista foi alcançada com base nos protocolos de segurança adotados durante a pandemia do SARS-COV-2, que tem como fundamento a campanha de conscientização da VINCI Airports "Protegendo uns aos Outros". Com essa iniciativa da administradora de aeroportos, outras unidades da rede também receberam a certificação AHA, como o Aeroporto Internacional de Belfast (Reino Unido) e os três aeroportos administrados no Camboja (Phnom Penh, Siem Reap e Sihanoukville).

Para receber a acreditação, o Salvador Bahia Airport passou por uma avaliação voluntária do Programa Airport Health Accreditation, que verificou tópicos como limpeza e desinfecção, distanciamento físico, proteção de pessoal, layout físico, comunicações e instalações para passageiros. A avaliação foi realizada em todas as áreas e processos que envolvem os viajantes, incluindo o acesso ao terminal, áreas de check-in, canal de inspeção, portões de embarque, salões, comércios de varejo, alimentos e bebidas, áreas de controle de fronteira e suas instalações, área de restituição de bagagem e desembarque. 

"A acreditação reflete a preocupação da VINCI Airports desde o início da pandemia em tornar o Salvador Bahia Airport e todos os aeroportos da rede em um ambiente seguro para os viajantes e a comunidade aeroportuária. Nossas medidas de enfrentamento à Covid-19 agora ganham reconhecimento internacional, ratificando que todas as ações de sinalização, conscientização e adequação de infraestrutura e processos estão em consonância com os protocolos globais de segurança sanitária", explica António Mendes, Diretor de Operações do Salvador Bahia Airport.

Protecting Each Other

No Salvador Bahia Airport, o passageiro conta com o cumprimento rigoroso das normas de segurança sanitária baseadas em protocolos internacionais e em conformidade com as orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aeroportos.  Algumas das medidas adotadas durante a pandemia são: aumento da frequência de higienização das áreas comuns, distâncias de segurança marcadas no chão, uso de barreiras de proteção nos balcões de check-in e disponibilização de álcool em gel no terminal. 

Além disso, outras soluções foram desenvolvidas e incluídas aos protocolos de segurança do aeroporto, como é o caso do túnel de desinfecção, instalado para higienizar as bandejas de maneira ainda mais eficaz, com uso de raios ultravioleta. 

Também houve inovação aplicada nos conjuntos sanitários. O "Banheiro 3.0" utiliza sensor de movimento para monitorar a ocupação e indica se o usuário pode entrar ou se deve procurar outro conjunto. Uma tela do lado de fora comunica em tempo real a ocupação do local - baixa, média ou máxima, evitando aglomeração na área interna. A solução está implantada na entrada dos conjuntos sanitários das áreas de maior circulação do Aeroporto. 

Fotos: Will Recarey.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP