PARTICIPE DA EDIÇÃO HISTÓRICA DO CONGRESSO INFRAFM
 

LafargeHolcim moderniza escritório em São Paulo

Conceito colaborativo em regime híbrido e coworking


A transformação cultural em curso na LafargeHolcim Brasil, chegou às instalações físicas da companhia. O novo escritório de São Paulo, amplo, moderno e colaborativo, proporciona um ambiente de trabalho mais interativo e menos hierarquizado, fomentando a criatividade e a agilidade na tomada de decisões. As mudanças foram pensadas também para atender o regime híbrido de trabalho adotado pela empresa, no qual os empregados têm expediente flexível, sendo parte presencial e o restante em home office.

"Tudo isso reflete a cultura que fomentamos na companhia: ágil, colaborativa, não hierarquizada, que não cabia mais na concepção tradicional do escritório antigo. Hoje é uma tendência de mercado essa postura mais flexível e é dessa forma que queremos ser vistos. O bem-estar no ambiente de trabalho gera identidade, conexões e, consequentemente, maior desempenho. O objetivo é ampliar a convivência, porque o trabalho do dia a dia pode ser realizado por home office, conforme estamos vendo há mais de um ano", explica Juliana Andrigueto, diretora de Recursos Humanos e Comunicação da LafargeHolcim Brasil.

O escritório passou por uma ampla reforma e conta agora com salas mindfulness e para lactantes, armários para objetos pessoais, chuveiro e maior área de convivência, com copa e espaços mais descontraídos. As mesas ficaram maiores e ganharam novo formato em ambientes sem paredes, aproximando os gestores de seus times. Foram eliminados os espaços para a diretoria. O conceito é que todos fiquem no mesmo ambiente. Para reservar um posto de trabalho, a LH fará uso de um aplicativo no qual o empregado agenda sua presença, assim como pode reservar sua própria mesa de trabalho e salas de reunião com antecedência.  

Para receber os empregados, a LafargeHolcim desenvolveu um kit de boas-vindas e lançou a campanha "Sua mochila, seu escritório". O sistema híbrido também foi pensado em respeito aos colaboradores de São Paulo que precisam se locomover para chegar ao trabalho. Como 85% dos administrativos dos escritórios seguem em teletrabalho, o revezamento possibilita que os empregados mantenham a qualidade de vida, tanto no home office quanto no escritório.

Voltar às atividades presenciais no escritório depois de um ano e três meses trouxe vários sentimentos às pessoas. "Ver como o espaço foi preparado para nos receber, levando em consideração todos os protocolos contra o Covid-19, é sem sombra de dúvidas acolhedor mesmo que por hora seja sem um abraço. A comunicação feita com antecedência e o suporte para o trabalho híbrido mostra o quanto a LafargeHolcim está preocupada com o bem-estar de todos." destaca Danielle Cibele da Silva de Lima, Analista Administrativo.

Uma pesquisa interna com os empregados apontou que 93% consideram que sua produtividade aumentou. Realizada mensalmente com todos que estão em home office, a sondagem é feita por meio de uma Assistente Virtual de RH - a Pilar - que interage com os colaboradores e visa avaliar não apenas a produtividade, mas a saúde mental e a segurança de todos. No último levantamento, 98% responderam que se sentem seguros com as medidas de segurança adotadas na pandemia pela empresa e 72% avaliaram o teletrabalho de forma positiva.

Rio de Janeiro e Pedro Leopoldo (MG) em teletrabalho com espaços de coworking

Desde 2020, as equipes da LafargeHolcim do escritório do Rio de Janeiro (RJ) e Pedro Leopoldo (MG) passaram a cumprir a jornada de trabalho definitivamente em suas residências e levaram para casa itens essenciais para o trabalho como equipamentos ergonômicos e de informática. A LafargeHolcim incluiu ainda ajuda de custo aos empregados que é creditada diretamente na folha de pagamento.

A desmobilização dos escritórios do Rio de Janeiro e Pedro Leopoldo foram feitas e em linha com a valorização do bem-estar e adotam o mesmo modelo de smart working, que favorece o equilíbrio entre a jornada profissional e a qualidade de vida. Dessa forma, a LafargeHolcim tem 85% dos empregados administrativos dos escritórios em regime de teletrabalho permanente e uma redução de 70% dos espaços físicos, o que gera uma economia de cerca de R﹩ 3 milhões por ano. Além disso, estima-se uma economia média de 780 horas de deslocamento do empregado por ano.

Coworking


Outra importante novidade na LafargeHolcim é o coworking. Os empregados, principalmente as pessoas em teletrabalho, que quiserem realizar reuniões com suas equipes de trabalho, com clientes e fornecedores, ou mesmo queiram trabalhar algum dia fora de casa, a empresa contratou uma rede de coworkings com mais de 1.000 espaços em todo o Brasil para estes momentos. São espaços colaborativos, modernos e com todos os protocolos de Saúde e Segurança necessários. Basta o empregado acessar o app e agendar o local que mais lhe agradar ou que for perto de sua casa.

"Adorei minha primeira experiência no coworking. Foi fácil usar o aplicativo e procurar um lugar perto da minha casa. Fiz a opção por um lugar descolado, menos formal e com o selo de segurança. Recebi a confirmação e as orientações por e-mail. Chegando no local fui muito bem atendida e repassaram todas as informações referentes aos protocolos de segurança e senhas. É muito bacana ter novamente a sensação de 'sair para trabalhar'", relata Andrea Barreto, da equipe de RH da LafargeHolcim e responsável pela Mauá Prev (Previdência Privada).

Todas essas mudanças e inovações refletem uma mudança nos esquemas de trabalho para a LH. O conceito é que podemos contratar talentos de qualquer lugar.

Foto: Divulgação.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Afinal, onde estamos quando o assunto é workplace?

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP