Condor
 

Modelo de Gestão Integrada de FM em Prédios Públicos

Modelo piloto na Esplanada dos Ministérios

Em um Webinar que aconteceu no dia 01/06/21, o Ministério da Economia (ME) realizou audiência pública para a contratação de um único fornecedor para prestar serviços de manutenção predial e de elevadores, sistema de climatização, brigada de incêndio, copa e limpeza, além de outros serviços sob demanda, como projetos de revitalização e laudos prediais.

Segundo o secretário de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do ME, Cristiano Heckert, esse será um processo inovador na Administração Pública, que conta com apoio do Ministério do Meio Ambiente e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo. "Esta futura contratação visa substituir 16 contratos diferentes para a manutenção predial do bloco B da Esplanada dos Ministérios. Ao contratar de forma fragmentada, a Administração perde duas vezes, pois perde em escala e também na gestão contratual", afirma Heckert.

Com a implantação do novo modelo, será assinado somente um contrato - com a possibilidade de consórcio e subcontratação - a partir da solução de gestão predial integrada. Além dos serviços continuados, também será possível contratar serviços sob demanda, como projetos, laudos e pequenos serviços.

"Seguindo as boas práticas do mercado, queremos unificar a prestação de serviços de gestão predial em um único contrato, criando assim a figura de um 'síndico' do prédio, o que pode gerar uma economia entre 8% a 20% no valor pago", disse o secretário. "Ao simplificar a gestão contratual, também será possível alocar servidores em atividades finalísticas", complementa. Os atuais contratos do bloco B somam R$ 8,5 milhões por ano.

Na proposta do ME, o futuro fornecedor deverá entregar uma solução tecnológica para apoiar a gestão e fiscalização contratual, tanto em versão web quanto por aplicativo. Além disso, precisa oferecer a alocação necessária dos empregados, o fornecimento e a utilização de insumos adequados e suficientes para a execução dos serviços e a elaboração de planos de operação e manutenção. Após o piloto, a gestão de serviços de forma integrada deve ser implantada em outros prédios do governo federal.

"Nós queremos fazer mais e melhor gastando menos. Esse trabalho vai possibilitar que a gente tenha uma diminuição do trabalho com gestão contratual e de fiscalização, e a nossa expectativa é a melhor possível", destaca o subsecretário substituto de Planejamento, Orçamento e Administração do MMA, Mario Ribeiro.

Os interessados em participar da construção do novo modelo de contratação devem encaminhar suas contribuições até o dia 9 de junho para o endereço eletrônico [email protected].

Assista à audiência pública aqui.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Laje corporativa certa, no bairro certo!

Um projeto triple A com qualidade arquitetônica, localização privilegiada, sindicância e gerenciamento humanizado para atender os ocupantes dos seus 33.090m2 de área bruta locável.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP