Black Friday - Congresso 2025
 

05 tipos de telhados verdes

Sustentabilidade e o contato com a natureza


A implementação de telhado verde em diferentes tipos de construções proporciona diversos benefícios. Entre eles, é a captação de água da chuva, a economia com telhas e é a solução ideal para garantir o conforto térmico do ambiente.

Por essas e outras vantagens, os telhados verdes ganham cada vez mais espaço no Brasil e em outros países. Auxiliam, inclusive, a edificação conquistar pontuações de certificações sustentáveis, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e a AQUA (Alta Qualidade Ambiental).

João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo e especialista em Design Biofílico da Ecotelhado, acrescenta que o telhado verde também aumenta a biodiversidade na cidade, reduz a poluição e proporciona economia financeira, uma vez que a água da chuva poder ser utilizada na limpeza de ambientes, jardinagem ou descargas. Ele explica que há pelo menos cinco tipos de telhados verdes. Confira quais são as opções:

1 - Sistema Azul e Verde - é a combinação de duas das tecnologias mais eficientes para promover a drenagem urbana com o amortecimento da água da chuva, ao mesmo tempo que age como um purificador urbano. A água é retida através de uma estrutura de vegetação que atua como reservatório superior. O excesso de chuva infiltra para a bacia de amortecimento e, lentamente, a água passa pelo tubo inferior de menor diâmetro. Além disso, quando a intensidade da chuva aumenta, a água passa a circular também pelo tubo superior.

2- Sistema Alveloar - tem como objetivo proporcionar ao telhado, com pouca ou sem inclinação, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio com a natureza. Seu uso permite inclinação no telhado de até 10° ou 20%. Esse sistema se caracteriza por ser leve e é recomendado onde há pouca circulação. Em sua composição, possui a da membrana alveolar, responsável pela reserva de água para vegetação.

3- Sistema Alveolar Grelhado - é a melhor opção para coberturas inclinadas. Ele é composto por uma membrana responsável pela reserva de água e ainda possui a inclusão de uma grelha tridimensional de PEAD. Seu uso permite inclinação no telhado de até 20° ou 30%.

4 - Laminar médio - com um sistema hidropônico que reutiliza, principalmente, a água da chuva e também o próprio efluente (esgoto) da edificação tratado. Assim, você não precisa desperdiçar água potável na irrigação. Com ele, também é possível utilizar placas fotovoltaicas para captação de energia solar. O sistema possui um piso elevado com a função de criar, abaixo do mesmo, um reservatório de água ou de ar para isolamento termoacústico. Além disso, permite a passagem de fios ou tubulações.

5 - Laminar alto - este sistema comporta um grande reservatório de detenção de água pluvial. Graças a isto, a vegetação possui menor necessidade de irrigação superficial ou, em algumas regiões, até mesmo substitui ou suplementa a irrigação da vegetação e o empreendimento pode se beneficiar com o reservatório de detenção. ​Telhado verde em um condomínio residencial  que preza pela sustentabilidade e o contato com a natureza

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP