Condor
 

05 tipos de telhados verdes

Sustentabilidade e o contato com a natureza


A implementação de telhado verde em diferentes tipos de construções proporciona diversos benefícios. Entre eles, é a captação de água da chuva, a economia com telhas e é a solução ideal para garantir o conforto térmico do ambiente.

Por essas e outras vantagens, os telhados verdes ganham cada vez mais espaço no Brasil e em outros países. Auxiliam, inclusive, a edificação conquistar pontuações de certificações sustentáveis, como o LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e a AQUA (Alta Qualidade Ambiental).

João Manuel Feijó, engenheiro agrônomo e especialista em Design Biofílico da Ecotelhado, acrescenta que o telhado verde também aumenta a biodiversidade na cidade, reduz a poluição e proporciona economia financeira, uma vez que a água da chuva poder ser utilizada na limpeza de ambientes, jardinagem ou descargas. Ele explica que há pelo menos cinco tipos de telhados verdes. Confira quais são as opções:

1 - Sistema Azul e Verde - é a combinação de duas das tecnologias mais eficientes para promover a drenagem urbana com o amortecimento da água da chuva, ao mesmo tempo que age como um purificador urbano. A água é retida através de uma estrutura de vegetação que atua como reservatório superior. O excesso de chuva infiltra para a bacia de amortecimento e, lentamente, a água passa pelo tubo inferior de menor diâmetro. Além disso, quando a intensidade da chuva aumenta, a água passa a circular também pelo tubo superior.

2- Sistema Alveloar - tem como objetivo proporcionar ao telhado, com pouca ou sem inclinação, uma cobertura vegetada para conforto térmico do ambiente interno e maior convívio com a natureza. Seu uso permite inclinação no telhado de até 10° ou 20%. Esse sistema se caracteriza por ser leve e é recomendado onde há pouca circulação. Em sua composição, possui a da membrana alveolar, responsável pela reserva de água para vegetação.

3- Sistema Alveolar Grelhado - é a melhor opção para coberturas inclinadas. Ele é composto por uma membrana responsável pela reserva de água e ainda possui a inclusão de uma grelha tridimensional de PEAD. Seu uso permite inclinação no telhado de até 20° ou 30%.

4 - Laminar médio - com um sistema hidropônico que reutiliza, principalmente, a água da chuva e também o próprio efluente (esgoto) da edificação tratado. Assim, você não precisa desperdiçar água potável na irrigação. Com ele, também é possível utilizar placas fotovoltaicas para captação de energia solar. O sistema possui um piso elevado com a função de criar, abaixo do mesmo, um reservatório de água ou de ar para isolamento termoacústico. Além disso, permite a passagem de fios ou tubulações.

5 - Laminar alto - este sistema comporta um grande reservatório de detenção de água pluvial. Graças a isto, a vegetação possui menor necessidade de irrigação superficial ou, em algumas regiões, até mesmo substitui ou suplementa a irrigação da vegetação e o empreendimento pode se beneficiar com o reservatório de detenção. ​Telhado verde em um condomínio residencial  que preza pela sustentabilidade e o contato com a natureza

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP