Aumenta o papel das lideranças de TI na experiência de colaboradores

Parceria entre TI e RH está se fortalecendo desde o início da pandemia

Um estudo feito com empresas de 10 países mostra que a experiência dos funcionários se tornou uma nova prioridade para os líderes de TI enquanto eles reinventam suas infraestruturas para dar suporte às forças de trabalho remotas. Encomendado pela Elastic (NYSE: ESTC), empresa por trás do Elasticsearch e do Elastic Stack, publicado em abril de 2021, o estudo, cujo título é The Changing Role of the IT Leader (A mudança no papel do líder de TI), foi conduzido pela Forrester Consulting em fevereiro de 2021, após um ano de pandemia global. 

Com base em uma pesquisa com mil CIOs e líderes de TI em dez países, o estudo mostra que um modelo de negócios adaptável, tendo a experiência dos funcionários como elemento central, é o segredo para construir a resiliência da empresa, criar uma vantagem competitiva sustentável e redimensionar com eficácia em tempos de disrupção.

"Um ano após o início da pandemia global da COVID-19, os dados mostram que é hora de os líderes de TI colocarem a experiência dos funcionários no centro de cada decisão de tecnologia que eles tomam", disse Kim Huffman, vice-presidente de TI da Elastic. "Eles devem evoluir e acelerar seus programas de maneira rápida e radical enquanto trabalham para dar suporte a seus funcionários, bem como se adaptar ao próximo normal e a uma forma completamente diferente de trabalhar."

Desde o início da pandemia da COVID-19, a mudança para o trabalho remoto e híbrido tornou-se um modelo permanente para muitas organizações globais. Quase 60% dos líderes de TI acreditam que permitir que os funcionários trabalhem com flexibilidade melhora a capacidade de adaptação de suas organizações, e eles estão investindo em tecnologia para melhorar a experiência e a produtividade dos colaboradores.

Globalmente, a parceria entre TI e RH está se fortalecendo, com 57% dos líderes de TI colaborando mais estreitamente com seus colegas de RH desde o início da pandemia. Embora muitos líderes de TI em todo o mundo tenham adotado uma abordagem centrada no funcionário em suas decisões de tecnologia, eles ainda enfrentam barreiras para estabelecer um ambiente onde a TI promova o engajamento e a produtividade.

"Uma parceria profunda entre os líderes de RH e TI é crucial quando se trata de aprimorar a experiência dos funcionários, e essa parceria nunca foi tão importante quanto no ano passado", disse Leah Sutton, vice-presidente sênior de Recursos Humanos Globais da Elastic. "O insight e a experiência combinados desses dois líderes garantem que os funcionários não fiquem sendo jogados de um lado para o outro quando têm de falar com alguém de TI, RH, finanças e outras áreas da empresa. Em vez disso, os funcionários têm uma experiência corporativa holística na qual recebem suporte, informações e capacitação, com acesso às ferramentas e recursos que precisam para fazer seu trabalho com sucesso."

Os líderes de TI relatam que 92% das organizações em todo o mundo estão em modo de sobrevivência ou manutenção.

Na Ásia-Pacífico, China (21%) e Japão (16%) lideram com o maior número de empresas em modo de crescimento, enquanto a Austrália (78%) tem o maior número de empresas em modo de manutenção.

Na Europa, os Países Baixos (64%) e a Alemanha (60%) são os que mais enfrentam dificuldades, com o maior número de empresas em modo de sobrevivência. Além disso, três de cada cinco líderes de TI nos países pesquisados disseram que suas empresas estão lutando para sobreviver.

Na América do Norte, apenas 7% das empresas estão em modo de crescimento, enquanto um número três vezes maior está em modo de sobrevivência.

Entre as organizações de TI, 60% estão investindo em melhorar a experiência dos funcionários para dar suporte à produtividade e ao desempenho da força de trabalho remota, mas não têm acesso a orçamento e ferramentas para tal.

Um percentual de 63% das organizações está priorizando uma mudança para negócios digitais, cujo foco é a democratização do acesso dos funcionários aos dados por meio da evolução de suas arquiteturas, com o objetivo de reduzir os silos de dados.

Porém, 57% dos líderes de TI em todo o mundo viram seus orçamentos serem reduzidos nos últimos 12 meses, com 35% tendo de lidar com cortes de 10% ou mais no orçamento.

Além disso, 60% dos líderes de TI ainda não dispõem das ferramentas, políticas e procedimentos corretos para dar suporte a uma força de trabalho remota.

Metodologia da pesquisa

Para o estudo "The Changing Role of the IT Leader" (abril de 2021), encomendado pela Elastic, a Forrester Consulting conduziu uma pesquisa online global com mil CIOs e tomadores de decisão de TI e realizou entrevistas detalhadas e selecionadas com CIOs e líderes de TI da Austrália, China, França, Alemanha, Índia, Japão, Países Baixos, América do Norte, Singapura e Reino Unido.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Visão Geral da Conjuntura

Dados do Ipea para fevereiro mostram que a trajetória de recuperação continuou no primeiro bimestre deste ano na indústria e, principalmente, nos serviços

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP