Brasanitas assume os cuidados de 2 hospitais de campanha

Operação emprega diferentes técnicas com o suporte tecnológico de lavadoras de piso, nebulizadores e atomizadores

A criação de hospitais de campanha é um movimento global, uma forma de atender a alta demanda em um tempo relativamente rápido, com baixo custo de construção e de forma personalizada para a necessidade local. São obras de caráter emergencial, ou seja, não havendo necessidade, podem ser "desmontados" também de forma rápida, o que os torna uma solução eficaz em tempos de crise.

O objetivo dos hospitais de campanha é desafogar o sistema de saúde de um determinado local, realizando apenas atendimentos provenientes de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que não teriam capacidade para abrigar tantas pessoas. Com isso, estas unidades realizam o atendimento apenas de casos que possuem sintomas leves e de baixa complexidade. No entanto, por possuir quase a mesma estrutura de um hospital tradicional, necessita de equipes multiprofissionais, além de um time operacional que realize a gestão dos serviços de facilities, com treinamento adequado que ofereça qualidade e cuidados diferenciados para tais estruturas.

A Brasanitas Hospitalar possui mais de 30 anos no segmento da saúde com equipe especializada para prestar serviços com eficiência e cuidado, além de oferecer uma gestão multidisciplinar, sob supervisão de enfermeiros e especialistas em hotelaria. E, por meio desta área técnica, desenvolve protocolos específicos para higienização de ambientes no combate à Covid-19.

A metodologia é definida de acordo com a necessidade e, neste caso específico, a Brasanitas Hospitalar possui experiência atuando em hospitais de referência no tratamento da Covid-19 e com pioneirismo na gestão de facilities em hospitais de campanha no Brasil.

Hospital de Campanha Amaral de Carvalho

Localizado na cidade de Jaú, no estado de São Paulo, foi inaugurado no final do mês de fevereiro para oferecer suporte ao hospital Amaral de Carvalho como uma extensão especializada no combate à Covid-19.

O pavilhão tem aproximadamente 2 mil m² e conta com 39 leitos para tratamento de pacientes clínicos de baixa complexidade, além de farmácia, rouparia, dois postos de enfermagem, copa para distribuição de alimentos e refeitório.

A Brasanitas Hospitalar iniciou as atividades antes mesmo da entrega do hospital, na limpeza pós-obra. E, hoje, atua na higienização com 20 colaboradores treinados, para garantir a limpeza e segurança da estrutura, empregando diferentes técnicas com o suporte tecnológico de lavadoras de piso, nebulizadores e atomizadores.

Hospital de Campanha Cantareira

Localizado na cidade de São Paulo, capital do estado, esta estrutura está localizada no antigo hospital psiquiátrico da Cantareira que foi desativado e adaptado para o atendimento de pacientes com Covid-19.

Ele está em fase final de adaptação e foi inaugurado no último dia 22 de março. Com uma estrutura de quatro andares, 33 quartos (sendo 3 quartos de isolamento) e 100 leitos.

A Brasanitas Hospitalar iniciou as atividades também no início, durante a limpeza pós-obra. Após este período, seguiu com os serviços de higienização hospitalar (limpeza concorrente e terminal em todas as áreas: críticas, semicríticas, não críticas e comuns, além da limpeza terminal de leitos), coleta e transporte de resíduos I e II, serviços de rouparia (recolhimento, controle, distribuição e gerenciamento de enxoval sujo), controle de acesso e apoio ao almoxarifado com o gerenciamento dos insumos descartáveis. Para a realização dessas tarefas foram alocados 34 colaboradores treinados que contaram com o suporte tecnológico de nebulizadores.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP