Condor
 

Planta terá maior capacidade de MDF das Américas

Guararapes investe em nova linha de produção no complexo localizado em Caçador/SC

A Guararapes, referência nacional na produção de painéis de MDF, está investindo na implantação de uma nova linha de produção no complexo localizado em Caçador, região central de Santa Catarina. A cidade já conta com uma planta industrial da empresa, que com o novo aporte, ampliará a capacidade instalada em mais 90%, chegando a capacidade nominal de 1,140 milhão m³ / ano em painéis de MDF.

As obras estão previstas para começar no final do primeiro semestre deste ano, e a unidade deverá iniciar suas operações no último trimestre de 2022. Quando iniciar a operação, a terceira linha de produção vai gerar mais de 220 empregos diretos e cerca de 800 indiretos, totalizando a criação de mais de mil postos de trabalho. Além disso, mais de 700 pessoas trabalharão no canteiro de obras, dentro dos mais rigorosos protocolos de higiene e segurança,  ampliando o efeito de geração de emprego e renda na região.

Com esta expansão, a Guararapes se consolida entre os maiores produtores de painéis de madeira da América Latina. "A ampliação irá aportar ao País uma das mais modernas plantas do mundo, altamente produtiva, sustentável e com equipamentos de última geração como um scanner para verificar a qualidade superficial dos painéis e um inovador sistema em que a umidade natural da madeira é reaproveitada, através de um evaporador, para geração de vapor, em circuito fechado, sem emissão de efluentes", comenta Ricardo Pedroso, CEO da Guararapes. Para a implantação da nova linha, foi contratada a empresa alemã Siempelkamp, além de outros fornecedores europeus como Vyncke, Wemhöener, Valmet e Schrader, referências mundiais na fabricação de equipamentos ligados a instalações fabris de vanguarda e alta competitividade.

Pandemia

Segundo Pedroso, 2020 foi um ano recorde para a companhia. "Com a pandemia, os brasileiros mudaram os hábitos e investiram na compra de móveis e isso refletiu direta e positivamente na performance da empresa. Com a expansão, conseguiremos atender essa crescente demanda com mais agilidade, flexibilidade e muita tecnologia".

De acordo com a IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), entidade que representa o setor, o mercado doméstico de painéis de MDF cresceu 9,3% de 2019 para 2020, passando de 3,893 milhões de m³ para 4,257 milhões de m³.

As exportações do setor também cresceram: 5,9%, passando de 1,025 para 1,085 mil m³. "A Guararapes é uma das maiores exportadoras de compensados e MDF do Brasil. Nós fornecemos para todos os continentes, e já são mais de 60 países contando com nossos produtos", afirma Pedroso.

Produção sustentável

Os resíduos da madeira utilizada no processo de fabricação do compensado tornam-se matéria-prima na produção do MDF, o que resulta em qualidade e sustentabilidade no que se refere à economia de recursos e respeito à natureza. A Guararapes já é reconhecida no mercado pelo seu comprometimento com o meio ambiente, possui certificação FSC® - Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal), que atesta que a madeira utilizada na fabricação dos produtos é proveniente de florestas manejadas de forma ambientalmente adequada.

Ricardo Pedroso, CEO da Guararapes

​Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Vidro de controle solar SunGuard Âmbar

Lançamento da Guardian Glass oferece bloqueio de 51% do calor, entrada de 44% de luz solar no ambiente interno e índices de reflexão externa e interna de 14% e 13%, respectivamente

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP