Condor
 

Plataforma inteligente para gestão e redução de até 25% dos custos de energia

[Vitrine Facilities] Solução do Grupo Luminae promete facilidades como gestão remota 24x7 e tomada rápida de decisões

O Grupo Luminae Energia, um dos líderes brasileiros em gestão energética, apresenta Neuron, uma plataforma que promete ajudar empresas, de todos os segmentos, a otimizarem o consumo de energia elétrica, água e gás e a se tornarem mais sustentáveis. Desenvolvida com as mais recentes tecnologias de bancos de dados, Internet das Coisas e inteligência artificial, a solução provê a automação das redes elétricas e entrega relatórios, gráficos e alarmes em tempo real, acessíveis remotamente por meio de dispositivos conectados à internet, de computadores à smartfones. Controle eficiente e acurado dos gastos, para gestores, na palma da mão, vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana.

Neuron funciona por meio de sensores, instalados em ambientes e equipamentos. Eles colhem, em tempo real, diferentes tipos de dados, desde a presença de pessoas em determinado local, ao aquecimento anormal de um aparelho eletrônico, e transmitem as informações imediatamente para a plataforma dotada de recursos analíticos, capaz de tomar decisões preliminares, como alterar automaticamente a temperatura do ar condicionado, ou desligar as luzes em um ambiente vazio.

O sistema ainda avalia se é necessário acionar alarmes ao reconhecer o mau funcionamento de alguma instalação, permitindo medidas imediatas, como, por exemplo, um reparo de urgência. Desta forma, é possível não só avaliar desperdícios, como preveni-los, com otimização e ajustes em equipamentos com potencial de fuga de energia.

Com interface simples e intuitiva, criada pela equipe de designers do Grupo Luminae, Neuron oferece um painel de controle personalizável, com visualização clara e objetiva. O usuário ainda conta com a ajuda do Dr. Neuron, um chatbot preparado para esclarecer dúvidas na interpretação dos dados. Todas as informações ficam armazenadas em nuvem, podendo ser acessadas remotamente a qualquer tempo com privacidade e segurança.

"Os dados são criptografados de ponta a ponta e utilizamos outros protocolos de segurança para garantir a transmissão e envio desses dados sem interferências e com confiabilidade", explica o diretor de gestão e Inteligência do Grupo Luminae Energia, Diego Cavalcante.

Economia de custos - Segundo Cavalcante, a solução já foi testada em alguns clientes do Grupo Luminae, comprovando economia de até 25% nos custos de energia. Ele relata que, com Neuron, gestores ganham um aliado na tomada de decisões, com o apoio de indicadores de performance, relatórios de consumo e desempenho diários, semanais, mensais e anuais, além de comparativos entre unidades de negócios, sem a necessidade de terem formação nas áreas de tecnologia ou energia.

Essas informações também têm suporte no módulo financeiro, considerando as particularidades de cada contrato de energia. Assim é possível prever e gerenciar o consumo antes do fechamento das faturas de energia, facilitando até mesmo a revisão de contratos com as concessionárias.

Entusiasmado com o 5G, o diretor aponta para uma democratização da eficiência energética de forma sustentável, com soluções mais escaláveis, baseadas em conexões ultrarrápidas e bancos de dados mais robustos. "Será uma mudança de cultura, de patamar, como aconteceu com o smartphone. O Neuron vem para mudar de vez a forma como a energia é gerida seja no varejo, logística, indústria ou facilities", afirma Cavalcante.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP