Black Friday - Congresso 2025
 

Novo escritório da Lufthansa no Brasil une conforto com modernidade

Aiê Tombolato, Fábio Frutuoso, Glauco Vitor Dias e Renato Mendonça se uniram para desenvolver conceito inovador longe do literal e do óbvio

Com o objetivo de garantir a seleção do melhor projeto para seus novos escritórios em São Paulo, a companhia aérea alemã Lufthansa abriu um processo de concorrência entre escritórios de arquitetura na região. O projeto vencedor partiu de especialistas sediados na Archademy, primeira aceleradora de pequenos e médios escritórios de arquitetura e design do Brasil: Aiê Tombolato, Fábio Frutuoso, Glauco Vitor Dias e Renato Mendonça, da AFGR Arquitetos, que uniram expertises, ideias e forças no desenvolvimento e execução da proposta ideal.

De acordo com o arquiteto Fábio Frutuoso, o conceito vencedor elaborado pelo seu time trabalhou com o desafio de tornar a linguagem industrial "pesada" dos galpões tradicionais mais moderna e jovem, além de bastante confortável. O projeto envolve um andar inteiro com mezanino e pé direito duplo. "Partimos para uma linguagem mais industrial, trabalhando com a estrutura original de concreto aparente, em uma referência ao mundo da aviação, longe do literal e do óbvio. Utilizamos revestimentos com chapa metálica para criar ambientes, simulando containers. Usamos também o azul escuro da marca para o teto, em alusão ao céu", descreve Frutuoso. "Conseguimos, desta forma, criar um ambiente repleto de referências, mas que fosse ao mesmo tempo descolado e confortável", complementa o arquiteto.

Para o especialista, montar uma equipe com outros colegas arquitetos e designers da Archademy apresenta a enorme vantagem do enriquecimento profissional. "Pudemos conhecer um pouco mais do processo criativo e das referências um do outro, a identidade autoral de cada um e, desta forma, desenvolver um conceito harmônico em cima das diferenças e expertises. Cada um de nós tem um repertório diferente e único, com linguagens e abordagens distintas para o mesmo problema. Tem sido uma soma muito boa e construtiva para o projeto", destaca Frutuoso.

O arquiteto migrou seu escritório para dentro do coworking da Archademy desde o ano passado, quando foi selecionado para a primeira turma de aceleração. Vem desde então participando de palestras, cursos e mentorias que contribuíram para o crescimento e profissionalização do escritório. "A Archademy construiu uma atmosfera que estimula o desenvolvimento do negócio. Além disso, podemos conviver todos os dias com colegas que contribuem e complementam nosso trabalho", afirma Frutuoso.

A união faz a força

O foco da Archademy é justamente dar mais visibilidade aos profissionais do segmento, com a finalidade de incrementar conexões, relacionamento e oportunidades de novos negócios. "Nosso principal objetivo é apoiar o rápido crescimento de escritórios para que consigam se consolidar no mercado e otimizar resultados", resume Anna Rafhaela Bonifácio, sócia da Archademy.

Com apenas um ano de operações, a base de escritórios acelerados deve chegar a 150 este ano. Já o faturamento previsto para a startup deve atingir R$ 3 milhões em dezembro, o dobro de 2018. O aumento da demanda levou a empresa, sediada em São Paulo, a inaugurar mais duas unidades em endereços estratégicos na capital paulista: a Alameda Gabriel Monteiro da Silva - a meca da decoração de interiores na capital paulista - e o Lar Center, o principal hub de móveis e decoração do País. Mas a empresa pretende, em breve, abrir escritórios também em Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Florianópolis. "Nosso planejamento é inaugurar 20 unidades até 2021", revela Anna.

O mercado de arquitetura, bastante pulverizado no Brasil, é composto por um grande número de pequenos e médios escritórios. Ao todo, 75% das empresas não possuem mais de cinco funcionários. No agregado, porém, este é um segmento bastante representativo nas operações das grandes empresas que fornecem materiais e mobiliários. Cerca de 50% das vendas de produtos especificáveis em uma reforma de interiores são originadas por indicação do arquiteto ou do designer.

Já para as marcas que atuam em parceria com arquitetos e designers no país, a iniciativa cria um novo canal de especificação, pelo qual é possível mapear tendências e fornecer produtos voltados às novas demandas do mercado, a preços promocionais, disponíveis antes apenas para os grandes players.

Foto: Divulgação


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP