Black Friday - Congresso 2025
 

Grupo Schindler desenvolve padrão global para indústria de elevadores

Modelo de Simulação de Tráfego é adotado oficialmente pela ISO para cálculo de circulação de pessoas em edifícios de alta complexidade

A Schindler desempenhou um papel decisivo ao estabelecer o primeiro padrão moderno de planejamento e seleção de elevadores a ser adotado pela indústria do segmento no mundo inteiro. A metodologia baseada em simulações da Schindler e os critérios de design correspondentes agora são reconhecidos pela norma global ISO 8100-32: 2020.

A nova norma fornece orientação para avaliar corretamente os requisitos de transporte em um edifício e, usando o método mais apropriado, para selecionar a instalação de elevador mais adequada.

Lukas Finschi, Head Building Traffic Management da Schindler, destaca a relevância dessa contribuição. "Esta norma ISO ressalta o papel de liderança da Schindler no planejamento de tráfego. Estamos orgulhosos por viabilizar uma base comum que simplificará e trará mais segurança aos arquitetos e projetistas ao planejarem instalações de elevadores".

O novo padrão global foi saudado pelo presidente da ISO / TC 178, Gero Gschwendtner: "Este novo padrão demonstra o resultado do consenso dentro da ISO, um esforço global, onde 28 países participaram integrando seus comentários durante o intenso processo de desenvolvimento".

A nova norma e o mercado brasileiro

No Brasil, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) iniciou a discussão para a revisão da NBR 5665, que estabelece parâmetros para o cálculo de tráfego para os elevadores em edifícios. Como a maior parte das instituições normatizadoras no mundo, a ABNT tende a seguir as diretrizes estabelecidas pela ISO. No caso dos elevadores, arquitetos e projetistas poderão utilizar a metodologia de Simulação de Tráfego, que incorporou o modelo desenvolvido pela Schindler e que vem sendo utilizado globalmente para assessorar seus clientes, desde 2007, orientando o planejamento de transporte vertical e o cálculo da quantidade necessária de elevadores em edifícios de grande complexidade, como conjuntos comerciais, hotéis, ou edifícios residenciais.

Assim como a versão anterior da norma ISO, a NBR 5665 também foi concebida na década de 1980 e orientava o planejamento de tráfego dos elevadores para projeto dos edifícios, exclusivamente com base no conceito do Pico de Subida, ao considerar que a demanda por elevadores era maior somente em determinados horários do dia, como a manhã. Com o passar dos anos e o aumento das populações em prédios comerciais, percebeu-se um constante fluxo de pessoas ao longo de todo o dia, demandando assim uma nova maneira de gerenciar o tráfego dentro dos edifícios, evitando filas e congestionamentos nos elevadores.

O antigo modelo baseado no conceito de Pico de Subida ainda poderá ser utilizado nos projetos de edifícios residenciais ou aqueles de baixa complexidade, onde a demanda de tráfego é mais previsível. Entretanto, o Modelo de Simulação passa a ser a uma diretriz oficial da ISO 8100-32 2020 para o desenvolvimento de projetos mais complexos, como edifícios comerciais, de uso misto e hotéis.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP