Condor
 

Instalações em altura de equipamentos de climatização exigem proteção

Norma Regulamentadora 35 estabelece os requisitos mínimos de proteção para o trabalho em altura

O cenário de distanciamento social faz com que muitas pessoas busquem um conforto um pouco maior em suas residências e a procura por equipamentos de climatização nestas edificações, segue com grande procura. O alerta da ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Aquecimento e Ventilação é para que sempre sejam cumpridas com rigor as medidas de segurança nos casos de apartamentos que são em andares superiores.

A Norma Regulamentadora 35 garante a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com trabalhos em altura. Como saber se o trabalho é considerado em altura ou não? A NR 35 responde: toda atividade executada acima de 2 m do nível inferior, onde existe o risco de queda, é considerada trabalho em altura.

Segundo o engenheiro mecânico e conselheiro da ASBRAV - Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação, Ricardo Vaz de Souza qualquer trabalho neste enquadramento exige uma série de cuidados para evitar as quedas.

"Não deve-se jamais admitir que o instalador atue pendurado pelo lado de fora da janela ou segurando-se no próprio equipamento que está sendo instalado. Isso é absolutamente irregular e traz riscos. A maioria das pessoas desconhece que ao contratar esse instalador ou empresa passa a ser também responsável por tudo que acontecer. Por isso é importante ficar atento e não ter receio de solicitar que as medidas de segurança sejam de fato adotadas", explica.

Para edificações que estão sendo construídas uma alternativa importante é a chamada "linha de vida", que pode ser um pino fixado ou chumbado na parede. Estes elementos permitem que o profissional possa se fixar à estrutura por um cinto de segurança.

"O cliente deve exigir do instalador ou da empresa que ele apresente um atestado de treinamento para trabalho em altura e que apresente o material de segurança próprio para o trabalho que inclui cinto de segurança e luva. Há também de comprovar que as ferramentas possuem uma trava de segurança, que geralmente é semelhante a uma corda que impede que elas caiam durante o manuseio podendo ferir alguém", completa.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP