Black Friday - Congresso 2025
 

Retomada das atividades demanda adaptações nos espaços de trabalho

Os novos cuidados e medidas pós-crise

A retomada gradual das atividades comerciais que estão paralisadas por conta da quarentena vai demandar muito mais planejamento e adaptações dos espaços de trabalho corporativo, que podem se tornar perenes.

Uma das soluções imediatas que devem ser aplicadas, de acordo com a arquiteta e sócia do Studio BR Arquitetura - especializado em arquitetura corporativa e workplace strategy - Bruna de Lucca, é a adesão ao QR Code. "Será inadmissível que um grande número de pessoas tenha que tocar em uma mesma superfície, a exemplo dos registros de controle de acesso e faltas e até mesmo os processos de reserva e check-in das salas de reuniões. Em grande escala, temos os equipamentos inteligentes por controle remoto ou comando de voz, como elevadores e entradas de estacionamentos", comenta.

Responsável pela transformação de mais de 67 mil m² de área de escritórios corporativos, Bruna também acredita em novas utilizações para os sensores e câmeras de circuito interno de TV. Por meio de sua metodologia patenteada para desenvolvimento de projetos personalizados de espaços de trabalho (Workxperience), o Studio BR já utiliza sensores para verificação do adensamento populacional em diferentes áreas, mas a tecnologia poderá ser utilizada também para verificação da temperatura das pessoas, a fim de identificar precocemente a presença de pessoas que estejam com algum problema de saúde, assim como a utilização de câmeras com novas tecnologias embarcadas, como Inteligência Artificial e Machine Learning (aprendizagem de máquina) para monitoramento da saúde.

A higienização dos espaços também nunca mais será a mesma, na opinião da arquiteta. Dispenser de álcool em gel, por exemplo, serão itens obrigatórios, em maior número, e com presença ostensiva em áreas de maior circulação e recebimento de visitantes. "A indústria de acessórios de higiene deve inovar com novos modelos personalizáveis para que possamos integrá-los ao conceito visual de nossos projetos", acrescenta Bruna, que também é especializada em branding aplicado à arquitetura. "Outra prática que será inevitável é a do controle de qualidade do ar por meio de manutenção do sistema de climatização e de aplicação de sistemas complementares de controle com maior frequência do que hoje se pratica", acrescenta.           

A nova lógica empresarial encaminha os espaços de trabalho para layouts que estimulem a integração, o cooperativismo e o trabalho em equipe, o que deve continuar, mas com novos cuidados quanto à ocupação, com aumento substancial da adesão às políticas de flexibilidade e trabalho remoto, e o distanciamento físico minimamente seguro entre as pessoas, que deve ficar em torno de 1,5 metro. "Os espaços colaborativos e de convívio continuam tendo a sua importância pela própria característica humana, mas com alguns ajustes a fim de diminuir o número de pessoas simultaneamente nos espaços e de maneira que elas não fiquem obrigatoriamente muito próximas umas das outras", acrescenta.

Da mesma forma, os espaços fechados, como salas de reuniões e outros lugares privativos, precisam ter espaço suficiente para não acomodar mais pessoas do que sua capacidade. Para fazer esse balanceamento, a inserção de equipamentos de reservas que indicam a ocupação em tempo real de cada sala é indispensável.

Agora há também uma preocupação com os pertences pessoais de cada colaborador, as mochilas por exemplo, são agentes carregados de bactérias e precisam possuir armazenamento próprios para não ficarem dispersas no ambiente. Os chamados pool de lockers já aplicados em muitos projetos da Studio BR é uma solução.

Esses ajustes requerem o planejamento estratégico e conjunto dos arquitetos com os times de RH e saúde das empresas, pois trata-se de uma mudança física que deve ser sustentada pela cultura e pela organização das empresas", conclui.

​Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP