Associação Paulista Sudoeste conquista economia de 70% em telefonia fixa

Disponibilidade de 100% e custo zero de manutenção são alguns dos benefícios alcançados com solução de comunicação

Um escritório central e sete colégios, cada um situado em uma cidade do interior paulista, conectados por ramais administrativos. Essa é a nova realidade da Associação Paulista Sudoeste (APSO), braço da União Central Brasileira (UCB), entidade que lidera as atividades da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) no estado de São Paulo. A tecnologia da Avaya, referência global em soluções de contact center e comunicações unificadas em todo o mundo, permitiu à APSO economizar 70% em telefonia fixa - não menos que R$ 120 mil ao ano.

Até pouco tempo atrás, o diálogo entre as unidades - cada uma localizada em uma cidade - dependia de ligações DDD, o que gerava custos onerosos para a organização, além dos gastos com suporte técnico de PABX. Para uma operação que atende a 5.700 estudantes e possui 480 funcionários, há pelo menos três palavras-chave: comunicação, acessibilidade e disponibilidade. "Nossas atividades diárias estão alicerçadas na telefonia. Os contatos com pais e responsáveis acontecem de maneira ininterrupta e são a base do nosso trabalho", comenta Jonathas Menegatto, gerente de Tecnologia da APSO. 

Em abril de 2019, com a tecnologia da Avaya e instalação da Olitel, empresa de integração de serviços de TI e telecom e parceira de negócios da Avaya, junto à Olibras, empresa distribuidora de soluções em telecomunicações da Avaya, a Associação Paulista Sudoeste, da União Central Brasileira, passou a operar por 194 ramais administrativos - uma parte no escritório central, em Sorocaba, e outra, maior, nos sete colégios localizados em diferentes cidades do interior do estado de São Paulo: Sorocaba, Indaiatuba, Porto Feliz, Piracicaba, Hortolândia, Tatuí e Itararé.

Implementação e benefícios

Todo o legado analógico foi substituído por aparelhos de primeira linha, modelo Avaya 9608G IP, cloud com sobrevivência. "Nosso data center conta com um módulo de sobrevivência, que replica para o servidor da Avaya, na nuvem. Se, por qualquer motivo, ficarmos sem energia aqui, a Avaya assume imediatamente", explica Menegatto. Outro aspecto importante é que as unidades que possuíam entroncamento local foram portadas para a nuvem (60 canais E1 da Americanet), por conexão SIP Trunk. "Isso significa que não temos fio nenhum de linha telefônica entrando em um PABX físico. Portanto, rompimentos de cabos de energia não nos afetam mais", esclarece o executivo. E conclui: "Com essa estrutura, garantimos disponibilidade consistente".

A manutenção zero é mais um fator a ser destacado. A Avaya disponibiliza um PABX para gerenciamento do próprio cliente, dispensando a abertura de chamados para suporte técnico. "Não precisamos mais de terceiros. Assim, economizamos recursos, ganhamos tempo e otimizamos nossa operação", sintetiza Jonathas Menegatto, Gerente de Tecnologia da APSO.

Redução de custos (telefonia fixa e manutenção), agilidade (basta discar o ramal para acessar o colega de trabalho em outra cidade), disponibilidade, estabilidade e segurança são os grandes benefícios desfrutados pela entidade ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia, como reforça Rafael Gonçalves, líder de Canais da Avaya no Brasil. "Temos que considerar ainda o ganho na qualidade de voz: as conversas pelo telefone ficaram muito mais limpas, livres de ruídos e interferências", complementa.

A implantação do novo sistema foi simples e rápida. "Os aparelhos Avaya foram despachados via transportadoras - todos já programados e provisionados. O usuário apenas ligou na tomada, subiu a programação e pronto: sistema plug & play. Trata-se de uma tecnologia de ponta, mas com instalação fácil", frisa Lupércio de Souza, Diretor Comercial da Olibras.

"De fato, não vivenciamos transtornos nem inoperância. Não tivemos nem sequer um minuto de parada de serviço ao longo de um mês todo. Vale mesmo destacar o profissionalismo e a capacidade técnica da equipe. Também não enfrentamos problema com nossos colaboradores. Produzimos um vídeo explicativo, e isso foi suficiente para eles usarem o equipamento com tranquilidade. O que fizemos foi configurar teclas de atalho", conta Menegatto.

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP