Condor
 

Colégio Bandeirantes anuncia expansão

Ampliação ocorrerá em três fases, com primeira entrega prevista para 2021

O Colégio Bandeirantes, tradicional escola da capital paulista, localizada na Rua Estela, será expandido ao longo dos próximos anos, com projeto assinado pelo escritório Aflalo/Gasperini. A ampliação ocorrerá em três fases, com a primeira entrega prevista para 2021.

A primeira fase, já iniciada, contempla a construção de um novo edifício junto à Rua Cubatão e intervenções pontuais no prédio existente da década de 70, marcando a transformação do campus com um diálogo entre tradição e inovação.

O projeto propõe flexibilidade na configuração dos layouts e nas dinâmicas de ensino através de novas salas de aula e de amplos espaços de convivência, gerados pela multiplicidade dos pátios no térreo, nível intermediário e cobertura. Um novo refeitório, um auditório multiuso e uma quadra descoberta farão parte do programa do novo edifício escolar.

"O desafio foi reinventar o campus do colégio através do masterplan em fases. Mais do que novos ambientes de ensino, mais modernos e dinâmicos, a escola terá áreas comuns generosas e espalhadas em diferentes níveis, criando novas maneiras de circular pelo campus e de fomentar troca de experiências entre os alunos", explica José Luiz Lemos, sócio diretor do escritório Aflalo/Gasperini.

Em fases posteriores, novos espaços destinados ao esporte e à cultura complementarão as áreas de estudo. Foi projetada uma grande caixa elevada para o ginásio, liberando área para um generoso pátio coberto no térreo e um pátio descoberto em sua cobertura, maximizando as áreas do campus.

Para manter a tradição do colégio na fachada, foram escolhidos materiais e tonalidades que lembrassem, de forma inovadora, os originais tijolos dos blocos existentes. Brises em concreto de alto desempenho e painéis de concreto pigmentado pré-moldados, que ressaltarão as áreas de opacidade, transparência e controle solar do projeto, vão compor elegantes fachadas. "Todos os materiais propostos foram cuidadosamente selecionados para dialogar com a estrutura existente e, ao mesmo tempo, reforçar a ideia de inovação da nova fase do Colégio Bandeirantes", conta Roberto Aflalo Filho, sócio diretor do escritório.

Por se tratar de um programa escolar, o projeto considerou a máxima eficiência na construção. "A transformação de um campus escolar em funcionamento apresenta uma série de desafios e complexidades. A implantação do novo edifício e a alteração de áreas existentes exige, além de logísticas de obra, cronogramas precisos para que a mudança dos alunos ocorra de acordo com o ano letivo", afirma José Luiz Lemos.

"A escolha dos elementos pré-moldados de fachada e a opção pela estrutura metálica assegurarão uma obra limpa e com o menor volume possível de peças instaladas in-loco. Houve também a preocupação em ter o menor impacto possível aos alunos e funcionários nesse período", completa Roberto Aflalo Filho.

Perspectivas eletrônicas: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP