Black Friday - Congresso 2025
 

Colégio Bandeirantes anuncia expansão

Ampliação ocorrerá em três fases, com primeira entrega prevista para 2021

O Colégio Bandeirantes, tradicional escola da capital paulista, localizada na Rua Estela, será expandido ao longo dos próximos anos, com projeto assinado pelo escritório Aflalo/Gasperini. A ampliação ocorrerá em três fases, com a primeira entrega prevista para 2021.

A primeira fase, já iniciada, contempla a construção de um novo edifício junto à Rua Cubatão e intervenções pontuais no prédio existente da década de 70, marcando a transformação do campus com um diálogo entre tradição e inovação.

O projeto propõe flexibilidade na configuração dos layouts e nas dinâmicas de ensino através de novas salas de aula e de amplos espaços de convivência, gerados pela multiplicidade dos pátios no térreo, nível intermediário e cobertura. Um novo refeitório, um auditório multiuso e uma quadra descoberta farão parte do programa do novo edifício escolar.

"O desafio foi reinventar o campus do colégio através do masterplan em fases. Mais do que novos ambientes de ensino, mais modernos e dinâmicos, a escola terá áreas comuns generosas e espalhadas em diferentes níveis, criando novas maneiras de circular pelo campus e de fomentar troca de experiências entre os alunos", explica José Luiz Lemos, sócio diretor do escritório Aflalo/Gasperini.

Em fases posteriores, novos espaços destinados ao esporte e à cultura complementarão as áreas de estudo. Foi projetada uma grande caixa elevada para o ginásio, liberando área para um generoso pátio coberto no térreo e um pátio descoberto em sua cobertura, maximizando as áreas do campus.

Para manter a tradição do colégio na fachada, foram escolhidos materiais e tonalidades que lembrassem, de forma inovadora, os originais tijolos dos blocos existentes. Brises em concreto de alto desempenho e painéis de concreto pigmentado pré-moldados, que ressaltarão as áreas de opacidade, transparência e controle solar do projeto, vão compor elegantes fachadas. "Todos os materiais propostos foram cuidadosamente selecionados para dialogar com a estrutura existente e, ao mesmo tempo, reforçar a ideia de inovação da nova fase do Colégio Bandeirantes", conta Roberto Aflalo Filho, sócio diretor do escritório.

Por se tratar de um programa escolar, o projeto considerou a máxima eficiência na construção. "A transformação de um campus escolar em funcionamento apresenta uma série de desafios e complexidades. A implantação do novo edifício e a alteração de áreas existentes exige, além de logísticas de obra, cronogramas precisos para que a mudança dos alunos ocorra de acordo com o ano letivo", afirma José Luiz Lemos.

"A escolha dos elementos pré-moldados de fachada e a opção pela estrutura metálica assegurarão uma obra limpa e com o menor volume possível de peças instaladas in-loco. Houve também a preocupação em ter o menor impacto possível aos alunos e funcionários nesse período", completa Roberto Aflalo Filho.

Perspectivas eletrônicas: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP