Black Friday - Congresso 2025
 

Hospital Santa Catarina amplia e moderniza Centro Cirúrgico

Projeto durou 18 meses e foram investidos cerca de R$ 10,5 milhões; expectativa é crescer quase 10% no volume de cirurgias em 2020

O Hospital Santa Catarina completou 114 anos de fundação no último dia 6 de fevereiro. A centenária instituição conseguiu, ao longo do tempo, aliar a tradição do legado deixado pela Congregação das Irmãs de Santa Catarina à tecnologia, e tornou-se referência em medicina.

A reestruturação do Centro Cirúrgico do hospital, deixando o espaço mais moderno e funcional, é uma dessas ações. Dividido em quatro fases, o projeto durou 18 meses até a conclusão, e foram investidos cerca de R$ 10,5 milhões. "Com isso, esperamos crescer quase 10% no volume de cirurgias em 2020, além de proporcionar mais satisfação a médicos e pacientes", afirma Mariângela Lieto, Gerente Médica do Centro Cirúrgico, Oncologia, unidades de internação clínica e cirúrgica e Centro Médico do hospital.

Ela explica que na primeira e segunda etapas da obra, concluídas no ano passado, foram entregues farmácia, área de conforto médico, vestiários, sala da família (onde os acompanhantes aguardam pelo término da cirurgia e recebem informações) e sala para treinamento em cirurgia robótica com simulador. "Além da proximidade entre os espaços, a equipe médica tem à disposição um ambiente aconchegante para aguardar entre uma cirurgia e outra. Para os familiares, há uma rápida e eficaz comunicação com os médicos".

Também há novas acomodações para o período pré-cirúrgico. São 10 leitos individuais, todos com banheiro privativo. "É mais privacidade e conforto aos usuários, enquanto aguardam pela operação", destaca a gerente-médica. 

No começo deste ano, foi concluída a terceira etapa do projeto, com a ampliação do espaço de recuperação pós-anestésica, que também passou a ter 10 leitos. Foram abertas novas salas: a de anatomia patológica para exames de congelação e a cirúrgica, junto como a ampliação de outras duas. 

No total, o Centro Cirúrgico conta com 15 salas, sendo quatro delas grandes o bastante para procedimentos de maior complexidade, como cirurgia cardíaca, neurocirurgia, cirurgia robótica e transplantes.

Concluída no início deste mês, a obra contemplou ainda a central de materiais esterilizados, que foi ampliada, oferecendo: nova área de limpeza e pias ergonômicas; espaço para recepção dos instrumentais e materiais esterilizáveis; vestiários novos e dois novos equipamentos (termodesinfetora e lavadora ultrassônica). 

"Conseguiremos oferecer ainda mais segurança nas cirurgias, devido aos novos equipamentos e instalações, e com o aumento de salas, teremos maior disponibilidade de horários para agendar cirurgias", explica Mariângela.

Metodologia

Vale mencionar que, além da obra, foi implantada a metodologia LEAN no Centro Cirúrgico, que possibilitou a melhoria de processos no fluxo dos pacientes, desde o agendamento da operação até a alta.

"Quando comparamos os dois últimos anos (de 2018 para 2019), tivemos um aumento de 16% do volume cirúrgico e uma taxa de conformidade de início da cirurgia no horário marcado de 80%", destaca e Gerente Médica.

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP