Novas conexões na sede da CHEP

Escritório reflete o dinamismo e a confiabilidade da empresa de soluções logísticas

O trabalho da CHEP permite que os mais diversos produtos cheguem onde e quando necessário. E a maneira com que a empresa garante este resultado é simples: fazendo toda a cadeia de logística funcionar melhor. Com mais de 26 milhões de paletes e mais de 70 centrais de serviço em toda a América Latina, a CHEP busca integrar a confiabilidade dos resultados com a flexibilidade para atender às demandas inesperadas do setor de bens ao consumidor. Assim, não faria sentido se o novo escritório da marca não refletisse a cultura dinâmica, a sustentabilidade e a transparência que a empresa carrega como pilares.

O desafio de projetar a nova sede foi realizado pelo escritório de arquitetura corporativa Studio BR, que criou um espaço que conecta os valores da marca, reflete o foco da empresa em logística sustentável e na sinergia entre os colaboradores. Para trabalhar no projeto, a equipe escalada não era composta apenas de arquitetos, mas também por um laboratório interno de design que ficou responsável por capturar todos os elementos que aproximavam o colaborador dos serviços e produtos da empresa.

Unindo arquitetura e branding, a Studio BR encontrou um elemento guia para ser o fio condutor do projeto: a velocidade das rodovias e luzes urbanas. "Como os produtos e serviços da CHEP operam primordialmente nas rodovias, o pilar central de desenvolvimento se concentrou em trazer as estradas para dentro do escritório, de forma disruptiva e nada óbvia, comenta a diretora de projetos da Studio BR, Bruna de Lucca. Outro elemento, os paletes - um dos produtos essenciais na cadeia de logística sustentável da empresa - também foram explorados.

Para a empresa, os paletes de madeira representam muito, desde a melhor disponibilidade nas prateleiras, a reposição mais rápida nos corredores e um local de trabalho mais seguro, assim como uma menor taxa de manuseio, menos danos e menos desperdício. Por isso, são o cartão de visita da CHEP e estão logo na entrada do novo escritório. Logo, ao adentrar na sede, os visitantes e funcionários se deparam com um painel vazado feito com pallets cortados e montados de maneira a ressaltar a beleza da material, formando uma verdadeira obra de arte com o elemento que faz parte do cotidiano dos colaboradores.

E esse esforço também se reflete no design de forro e na iluminação do escritório, que foi concebido totalmente em laje aparente, para trazer o concreto como elemento urbano inserido também no interior. "A luminotécnica foi pensada para transmitir a sensação de velocidade que também é notada nas luzes que predominam nas vias urbanas da cidade e suas conexões, as estradas. Linhas em múltiplos sentidos conectam ambientes pela laje aparente", explica a arquiteta.

E para a área do staff, o projeto da Studio BR aplicou móveis tipo plataforma de forma rotativa e liberada de gaveteiros, que foram substituídos por lockers pessoais estrategicamente posicionados perto do workcafé. O Workcafé, por sua vez foi pensado como um ambiente de conexão e descontração utilizado para descansar, conversar ou mesmo para trabalhar. O espaço conta com iluminação 100% natural para proporcionar maior bem-estar aos colaboradores e fica em uma das faces mais privilegiadas da laje. Além do uso de paletes, a área também recebeu mesas para reuniões espontâneas, lanches rápidos e relaxamento.

Conectado ao Workcafé há um ambiente de fórum e arquibancada, mais uma das tipologias de espaços da STUDIO BR, aplicada conforme o conceito WORKXPERIENCE®, marca registrada do escritório. O ambiente é utilizado pelos colaboradores para reuniões, treinamentos, confraternizações e muitas outras atividades em grupo que possam acontecer em grupo.  Para melhor performance, toda a acústica do Fórum foi tratada com nuvens e revestimentos personalizados nas cores da marca e em cores que trazem alusão à sua localização, o Brasil. Importante para reforçar a identidade da empresa que está presente em toda América Latina. Os elementos de brasilidade estão em todos os detalhes, principalmente no projeto paisagístico, baseado no conceito de biofilia - que entende que a importância estética, mas, sobretudo, funcional das plantas nos ambientes internos. E, como não poderia deixar de ser, os paletes estão presentes, desta vez para montar uma arquibancada.

Assim, muito mais do que se reunir, os colaboradores podem escolher o local ideal para reunião baseado no assunto ou dinâmica do encontro. Sejam conversas informais no Workcafé ou dinâmicas em grupo no Fórum. Além disso, ainda há os Booths, cabines integradas ao espaço de trabalho e equipadas com bancos, mesa e estofados que promovem acústica, ideal para reuniões espontâneas de até 6 pessoas. As FLEX DESKS, áreas abertas com elementos tipo lousa, para incentivar a troca de informações entre os funcionários, e as FLEX ROOM, sala de reunião descontraída 2 ou 3 pessoas.

No entanto, como nem todo trabalho pode ser realizado em equipe, a equipe de arquitetura também garantiu pequenas salas para quando é necessário se concentrar e focar na tarefa, os chamados Refúgios, ou o HUB, poltronas com estofamento acústico que servem como casulo para os momentos em que é preciso privacidade. Ainda há a Focus Room, que são pontos estratégicos desenvolvidos nos cantos do escritório que, ao invés de serem esquecidos, se transformaram em salas para reunião de até 3 pessoas, em formato mais descontraído.

A cada novo projeto são elaborados espaços personalizados que atendam precisamente às demandas das mais diversas atividades que cada equipe desempenha, que são medidas através de pesquisas e geram números reais das necessidades do cliente. "Nosso foco é criar espaços que não sigam apenas tendências estéticas, mas que abriguem verdadeiramente as atividades de cada departamento e que promovam adesão do colaborador, e consequentemente aumento de produtividade", enfatiza o diretor executivo da Studio BR, Rodrigo Mancini.

Deste modo, a flexibilidade dos espaços reflete os valores de adaptabilidade às demandas dos clientes da CHEP, ao mesmo tempo em que incentiva os colaboradores do escritório a se reunirem onde e quando for preciso para fazer tudo funcionar - conectando novas ideias, aproximando setores e otimizando o tempo através da arquitetura.

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP