Condor
 

Mudança no perfil do consumo influencia o mercado imobiliário e o varejo

O desejo por novas experiências e qualidade de vida leva setor a repensar estratégias de localização e espaços físicos

As pessoas buscam viver experiências memoráveis. Isto é particularmente evidente na geração millennial, mas não é apenas ela: todas as gerações estão percebendo que experiências positivas durante seus momentos de consumo são tão valiosas quanto o ato da compra em si. Indo mais além nesse fluxo evolutivo do consumo, é interessante observar o conceito do omnichannel - a capacidade de unir com excelência todos os canais de comunicação e venda com o cliente - e como os setores imobiliário e varejista precisam estar em sinergia para atender a mais esta demanda do mercado. Ao contrário do que muitos pensam, mais da metade do público que compra online declara que uma loja física próxima de casa ou do trabalho é importante para a decisão de compra, enquanto 95% dos pesquisados de 21 a 38 anos de idade declara que visitas ao comércio físico que abra nas suas proximidades, aumentará também o número de visitas ao site da mesma marca (Fonte: ICSC).

O Omnichannel traz ainda facilidade do acesso a informações de produtos e serviços, disseminação de formatos inovadores de transações e velocidade de plataformas de comunicação digital, aculturando os consumidores à avidez por comodidade e imediatismo.

Na tentativa de atender a essas duas pressões, o mercado imobiliário adapta seus projetos para abrigar múltiplos usos, capazes de suprir grande parte das necessidades do consumidor: moradia, trabalho, diversão, compras, saúde, serviços e proximidade a modais de transportes públicos. 85% da geração millennial pesquisada declara preferir espaços de uso misto para morar e trabalhar. Na outra ponta, 80% dos desenvolvedores imobiliários dos Estados Unidos consideram iniciativas de projetos de uso misto. Outro dado aponta que 44% dos frequentadores de shoppings e centros comerciais querem ter acesso, ali, a outras experiências além do consumo (Fonte: ICSC).

Corroborando ainda ao conceito do empreendimento de uso misto, está o fato das incorporadoras apostarem na construção de apartamentos compactos em eixos adensados da grande metrópole: muitos dos lançamentos mostram unidades menores, com ambientes conjugados e mínimo espaço para acondicionamento de produtos. Isto faz com que os moradores não apenas aumentem a frequência de compras em menor escala, mas também fomentem outras formas do comércio, como a alimentação fora do lar e o delivery.

Hoje em dia dificilmente alguém faz compras do mês: até as grandes redes de mercados tiveram que repensar o formato das lojas para se aproximarem do cliente, que busca compras pontuais, em maior frequência e próximas à moradia ou ao trabalho. A solução encontrada foi o mercado de proximidade ou de bairro. Nos últimos 4 anos, a disseminação dessas novas lojas atingiu a casa das centenas apenas na cidade de São Paulo, observando-se ainda novas marcas entrantes neste segmento todos os anos. Muitos empreendimentos prontos e em desenvolvimento carecem de estrutura própria para acomodação deste novo tipo de comércio. É preciso buscar orientação e exemplos globais de melhores práticas em relação à definição e dimensionamento do produto imobiliário, comercialização efetiva, administração e avaliação de ativos e investimento em espaços como estes.

Victor Hirata, Gerente de Desenvolvimento de Negocios da CBRE

Por fim, segundo a ONU, a população mundial seguirá crescendo até 2050, chegando a 9 bilhões de pessoas. A concentração de população nas áreas urbanas nunca foi tão grande - e só tem a crescer. De acordo com dados da Ernst & Young, 54% das pessoas vive hoje em cidades, número que deve chegar a 70% em 2050. Somando-se a isso, a chamada "economia da experiência", o impacto da tecnologia e o omnichannel, os setores imobiliário e varejista precisam se preparar com as corretas estratégias de expansão, sob o risco de não conseguirem atender a esse novo tipo de consumidor.

Victor Hirata é Gerente de Desenvolvimento de Negócios da CBRE

Foto: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP