Black Friday - Congresso 2025
 

Conheça o megacomplexo Cidade Matarazzo

Ao adotar o BIM aplicado à gestão da construção, obra bilionária garante transparência nas contratações e na gestão desses contratos

Instalado no coração de São Paulo, o Cidade Matarazzo é um dos maiores empreendimentos imobiliários erguidos na capital paulista nos últimos anos. O megacomplexo de luxo, que reunirá um hotel seis estrelas, espaço comercial, centro cultural, e um edifício corporativo, será rodeado por um bosque com mais de 10 mil árvores. O complexo está sendo construído em um terreno de mais de 27 mil m2 onde um dia funcionou o antigo Hospital Matarazzo, um conjunto de edifícios históricos inclui o Hospital Umberto I (1904), a Maternidade Condessa Filomena Matarazzo (1943) e a Capela Santa Luzia (1922).

A grandiosidade do projeto, no entanto, não se deve apenas às dimensões do terreno e das construções em si, mas também ao desafio que o empreendimento representa em se tratar de uma reciclagem de construções existentes tombadas pelo patrimônio histórico.

O empresário francês Alexandre Allard adquiriu a propriedade histórica em 2011, quando esta já estava abandonada há duas décadas, com o intuito de recuperar a memória do local e recicla-lo para o futuro. Segundo Allard, Cidade Matarazzo será um "lugar gerador de emoções". A obra do empreendimento está orçada em R$ 2 bilhões.

O Hotel Rosewood São Paulo, primeiro da bandeira mais luxuosa do mundo na América do Sul, têm todo o seu projeto de interiores assinado pelo renomado Phillippe Starck, que teve como desafio utilizar somente materiais e fornecedores brasileiros no projeto.

O Rosewood São Paulo contempla:

- Maternidade Filomena Matarazzo, restaurada para abrigar o hotel palácio Rosewood com 42 quartos de hotel decorados por Philippe Starck;

- Torre Mata Atlântica, uma construção contemporânea assinada pelo arquiteto Jean Nouvel (Pritker Prize) que abrigará 150 quartos de hotel e 122 suítes particulares;

- Capela Santa Luzia, integralmente restaurada para voltar a receber missas e cerimônias; e

- Edifício Corporativo, erguido na Alameda Rio Claro e com assinatura do premiado arquiteto Rudy Ricciotti.

Os demais pavilhões do antigo hospital serão restaurados para sediar a primeira loja do futuro - um espaço que une o digital ao físico para criar uma experiência de consumo totalmente personalizada e sem precedentes. O centro comercial reunirá mais de 70 marcas internacionais exclusivas e 30 restaurantes comandados por renomados chefs de cozinha nacionais e internacionais.

Desafios de custos e engenharia

A construção de todo o complexo representou um desafio de engenharia para os projetistas, construtores e fornecedores. "As soluções de engenharia são distintas para cada construção - cada bloco do antigo hospital tem uma metodologia executiva e cada construção nova tem as suas particularidades, sejam estruturais ou arquitetônicas. Desta forma, para garantirmos a excelência em cada solução, o projeto teve suas contratações setorizadas. Precisamos gerenciar toda a obra, visando o orçamento e garantindo a transparência com os investidores, construtoras e empreiteiras", explica Laura Nogueira e Alexandre Vasconcelos, BIM Manager do Cidade Matarazzo.

Além de do uso das soluções Autodesk para etapa de projeto, o Cidade Matarazzo desenvolveu processos focados no planejamento, orçamento e gestão, com extração de quantidades, visualização e melhor entendimento das sequências executivas, mitigando o risco para as construtoras e empreiteiros.

As modelagens são utilizadas para garantir análises rápidas e detalhadas para elucidar os investidores. "Analisamos a evolução dos projetos ao longo dos anos, apresentando aos investidores a evolução de área projetada e do custo entre as soluções desenvolvidas através de imagens e orçamentos de forma didática", contam. Um exemplo dessa simulação se deu na avaliação do orçamento, analisando o m² projetado e a complexidade executiva ao incluir mais subsolos sob as áreas tombadas pelo patrimônio histórico.

Um outro bom exemplo de ganhos com o BIM, foi trabalho de reengenharia de valor na Torre assinada pelo Arquiteto Jean Nouvel que possibilitou uma redução significativa do peso do alumínio nos caixilhos e brises, gerando economia na matéria-prima, pintura e estruturas auxiliares. "A modelagem 3D desenvolvida pela arquitetura junto a análise de consultores especialistas, possibilitou reduzir as dimensões dos perfis de alumínio com a aprovação da equipe do Jean Nouvel. Com isso, o peso do alumínio da fachada passou de 218 toneladas para 165 toneladas, viabilizando a contratação", destaca Laura.

Os ganhos ao adotar a gestão em BIM vão muito além da segurança no planejamento e custo. Na obra Cidade Matarazzo, é possível comparar a evolução dos contratos. "Selecionamos algumas disciplinas para controlar com o uso do BIM, acompanhamos esses contratos com as modelagens, possibilitando a comparação do modelo contratual x modelo executado. Desta maneira, conseguimos atuar com transparência e evitar aditivos contratuais abusivos e/ou indevidos", explica Alexandre.

Para minimizar erros e otimizar a gestão de projetos junto a mais de 50 projetistas e consultores, o empreendimento migrou toda a base de documentos, com o suporte da integradora AX4B, para o BIM 360 Docs, da Autodesk. Com ela, o Cidade Matarazzo realiza a gestão de mais de 70 mil documentos, com um repositório para armazenar arquivos em que é possível visualizar as plantas, modelos 3D, fazer markups de revisão de projeto e enviar mensagens para outros usuários.

Atualmente são mais de 125 pessoas que utilizam a ferramenta para gestão do projeto. Visando a transparência com as construtoras e empreiteiras, todos os documentos referentes aos pleitos de aditivos de contrato são cadastrados no BIM 360 Docs para consulta da gerenciadora e da incorporadora.

Perspectivas eletrônicas: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP