Uberlândia Refrescos recebe certificação LEED Platinum

Por dentro das características sustentáveis aplicadas à Unidade Alexandre Biagi da franqueada Coca-Cola

Notícia publicada em 23 de janeiro de 2019

A Unidade Alexandre Biagi da Uberlândia Refrescos, franqueada da Coca-Cola, é um desses exemplos bem-sucedidos de construção sustentável. Localizado no coração de Minas Gerais, o novo Centro de Distribuição e o Prédio Social foram certificados com o selo LEED Platinum, maior pontuação atribuída às construções sustentáveis, pelo United States Green Building Council (USGBC).

A instalação é composta por uma usina fotovoltaica sobre o telhado do centro logístico, com capacidade de gerar 222,6 KWp (quilowatt pico) com geração anual prevista de 311.640 KWh (quilowatt hora).

Toda a iluminação do prédio social e do armazém é por meio de lâmpadas LED com sensores de presença. Possui instalado 32 placas solares para aquecimento da água com um reservatório térmico de 3.000 litros para armazenamento da água aquecida que são utilizados nos chuveiros existentes no prédio. São adotadas para aproveitar a iluminação natural em todos os ambientes possível, para reduzir o consumo de energia. Instalação de venezianas sobre a laje "telhado verde" que permiti a entrada de ventilação natural no prédio social.

No tocante à àgua, a principal medida para se chegar à autossuficiência é a captação, tratamento e transformação dos efluentes in loco. Para isso, a Uberlândia Refrescos conta com uma estação de tratamento de esgoto própria, sendo o tratamento por meio de reator aeróbio seguido de reúso com sistema de ultrafiltração, com capacidade de tratamento de 48 m³/dia, sendo esta reutilizada na irrigação, descargas de vasos e limpeza externas.

Alexandre Biagi, presidente da Uberlândia Refrescos, e Sérgio Gallo, Superintendente da Unidade, com os respectivos certificados LEED Platinum do Centro Logístico e do Prédio Social

Conta ainda com um sistema de captação da água das chuvas, que se dá através de dois reservatórios com capacidade de 200.000 litros, nos quais reservam-se a água captada no telhado da edificação. Esta é reutilizada na irrigação, descargas de vasos e limpeza externas.

A utilização de metais e louças de reduzida vazão hídrica, juntamente a acionamentos inteligentes, contribuem para essa racionalização, já que diminuem a demanda de água e o volume de efluentes produzidos pela edificação. E os mictórios não necessitam acrescentar ponto de água, pois possuem um sistema interno de vedação por membrana. No Prédio Social tem instalado uma ETAC - Estação de Tratamento de Água de Cinzas com a função de captar águas cinzas provenientes de chuveiros e lavatórios, sendo utilizada para fins não potáveis como a irrigação e descarga de vasos.

Toda essa tecnologia e demais empregados na construção possibilitaram o reconhecimento na certificação LEED.

Segundo o presidente da Uberlândia Refrescos, Alexandre Biagi, fomentar uma estrutura visando a consciência sobre o uso de recursos e toda a geração futura é o maior incentivo para empregar recursos em uma obra como a unidade. "Estamos muito felizes com a conquista. A Uberlândia Refrescos sempre foi uma empresa que batalha pela sustentabilidade. Essa palavra é de ordem e fazemos de tudo para alcançar. Ser reconhecidos pelo USGBC ressalta esse nosso compromisso", pontuou ele. O reconhecimento aconteceu em novembro de 2018, durante a 9ª Greenbuilding Brasil - Conferência Internacional e Expo, que ocorreu entre os dias 5 e 7 de novembro, em Curitiba, no Paraná.

Você também pode conferir um passeio pela Unidade Alexandre Biagi. Acesse o Vídeo.

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP