Black Friday - Congresso 2025
 

Hospital Cema é transferido para o bairro do Belém

Mais moderno e espaçoso, prédio conta com tecnologias como o sistema HeatRecover, que garante economia da energia elétrica para fornecer água quente

Notícia publicada em 8 de janeiro de 2019

Depois de 43 anos no bairro da Mooca, o Hospital CEMA começou 2019 de casa nova, na Rua Padre Adelino, 333, no Belém. Desde 2 de janeiro, os quase 350 médicos, enfermeiros, atendentes e 3 mil pacientes que todo dia se movimentam em busca de soluções para a saúde dos olhos, ouvidos, nariz e garganta pelo moderno prédio construído a partir de um projeto tecnológico (veja detalhes abaixo), planejado para oferecer mais conforto ao cliente e garantir  a humanização do atendimento.

Estrategicamente localizado a apenas 5 minutos a pé da Estação Belém do Metrô, com acesso facilitado por 60 linhas de ônibus, interligação com a CPTM e, em rua paralela à Av. Alcântara Machado, o novo prédio do Hospital CEMA representa uma história de sucesso que começou em um pequeno sobrado da Rua do Oratório, na Mooca. Ali, em 1975, o patriarca (Ângelo Aquino) e seus três filhos médicos, sendo dois oftalmologistas e um otorrinolaringologista (Guido, Antônio e Roberto) abriram uma clínica nas respectivas especialidades.

Hoje, quatro décadas depois, a marca CEMA virou sinônimo de excelência em diagnóstico e tratamento de doenças dos olhos, ouvidos, nariz e garganta, conhecido nas quatro regiões da cidade e municípios vizinhos, onde estão espalhadas suas 10 unidades ambulatoriais. Num projeto que antecipou a tendência dos shopping centers abrigarem serviços de saúde, o CEMA levou sua marca e expertise primeiro para Santana, depois para dentro dos shoppings, começando por Aricanduva, Interlagos, Tucuruvi, Eldorado, Itaquera, West Plaza, e já alcança cidades vizinhas, em São Bernardo do Campo e Guarulhos. As próximas serão inauguradas em 2019 nos shoppings Taboão, Pátio Paulista e Super Shopping Osasco. O plano prevê 20 unidades até 2020. 

Segundo Luiz Carlos Lazarini, Diretor-Executivo do Grupo INAL, o CEMA entendeu que, numa cidade caótica como São Paulo, a proximidade com o cliente fala mais alto. "Na medida em que os deslocamentos nas grandes cidades ficam cada vez mais caros e demorados, estar próximo dos clientes tornou-se um grande diferencial competitivo e mais segurança para os usuários", diz Lazarini.

Números robustos

Pelas áreas de atendimento do CEMA passam diariamente cerca de 4 mil pessoas. Com um corpo clínico de 300 médicos, o Hospital realiza 70 cirurgias/dia em média. Desde a sua fundação, o Hospital abriga um estruturado Pronto-Atendimento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, na cidade de São Paulo. Através de seu braço social, o Instituto CEMA, são realizadas por ano quase 500 mil consultas, 8 mil cirurgias de olhos, ouvidos, nariz e garganta, para pacientes da cidade de São Paulo, atendidos pelo SUS. Vale destacar que o Instituto CEMA permanecerá no mesmo endereço, na Mooca. 

O novo CEMA tem 24 mil m² de área construída e 7 andares. "O moderno projeto contempla todas as normas técnicas de construção, conceitos de sustentabilidade e relacionada à acessibilidade, fazendo da tecnologia uma aliada no uso racional dos recursos naturais", explica o engenheiro Marco Antonio Gouvêa Pedro, responsável pela obra. Um exemplo é o sistema HeatRecover, uma tecnologia que garante economia da energia elétrica utilizada para fornecer a água quente ao Hospital. Essa economia é obtida através do aproveitamento da energia cinética (oriunda dos motores que abastecem o sistema de ar-condicionado), transformada em energia elétrica. As lâmpadas de LED que iluminam todo o interior do edifício são 12 vezes mais eficientes e 90% mais econômicas. Os 6 elevadores funcionam em grupo, distribuindo as demandas automaticamente, para gerar economia. 

O novo prédio

Mas o foco principal foi o conforto para o paciente, a começar da localização com acesso facilitado. Para garantir a hospitalidade, desde a entrada, o novo Hospital CEMA fez uma recepção com pé-direito de 7,5 metros de altura, decorada com móveis em tom madeira e bege, luminárias com design artístico, paredes de vidro que integram as recepções do térreo ao 1º andar com entrada de luz natural, muitas floreiras e um vídeo wall com múltiplas telas de TV agrupadas, dando um toque dinâmico e moderno ao ambiente. A locomoção interna dos pacientes e acompanhantes é feita por meio de escadas rolantes, ligando os andares térreo, onde ficam a recepção, a lanchonete - da grife Dona Deôla - e o laboratório de análises clínicas ao 1º e 2º andares. 

O novo edifício do Hospital CEMA aumenta substancialmente a capacidade de atendimento atual, em número de consultórios (81), salas cirúrgicas (14), salas de exames (21), leitos (200) e até do auditório (70 pessoas), onde são ministradas conferências e aulas para os Residentes. Andar por andar, será assim a distribuição dos ambientes:

- Térreo - funcionamento do Pronto-Atendimento em Oftalmologia e Otorrinolaringologia no sistema 7x24, ou seja, todos os dias, 24 horas, nas duas especialidades e o laboratório Crya Medicina Diagnóstica.

- 1º andar - consultórios de Otorrinolaringologia e salas de exames

- 2º andar - consultórios de Oftalmologia e salas de exames 

- 3º andar - centro cirúrgico 

- 4º andar - área administrativa e conforto médico 

5º andar - hospital dia 

6º e 7º andares - internação 

Os 4 andares de subsolo serão usados pelas áreas de apoio / logística e de estacionamento, com 300 vagas.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP