Notícia publicada em 27 de novembro de 2018
Com a chegada do verão e o aumento da temperatura, o consumo de água é ampliado. Nesta época do ano também surge a necessidade de economizar esse recurso tão importante. Um dos grandes desafios é utilizar menos água sem comprometer a eficácia da limpeza.
Sabendo que a administração de um condomínio não é tarefa fácil, exigindo conhecimentos e habilidades para exercer o cargo de forma eficiente, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) preparou algumas dicas que ajudam empresas, condomínios e as pessoas, em geral, a adotarem processos e equipamentos mais eficazes na limpeza. Confira:
1) Enceradeiras industriais
Quando utilizamos somente água, detergente e vassoura na limpeza de superfícies, não conseguimos a mesma eficácia que podemos alcançar com o uso das enceradeiras industriais. Além disso, esses equipamentos possuem uma ação mecânica excelente, trabalhando com pouquíssima água aliada ao produto químico adequado e indicada para diferentes pisos.
2) Lavadoras de alta pressão
Grandes áreas como pátios, garagens e estacionamentos precisam ser higienizados constantemente e a lavagem é inevitável. Neste cenário, o uso das lavadoras de alta pressão é uma alternativa eficiente para a economia de água. Segundo os especialistas da Abralimp, a lavadora recebe a água da torneira, aumentando consideravelmente a pressão e diminuindo a vazão comparada a uma mangueira convencional. Esse equipamento conta com outros fatores positivos, como a redução do uso de produtos químicos, de tempo e de esforço físico. O usuário não precisa utilizar uma vassoura para esfregar, pois a lavadora faz o exercício físico em seu lugar.
3) Implantação do sistema de reuso de água
O reuso da água da chuva para fins não potáveis é uma ótima alternativa para condomínios. Muitas edificações já contam com um sistema de captação de águas pluviais, por meio de um reservatório. Geralmente essa água é bombeada para fora do condomínio, ou seja, para rua. Desta forma, sugere-se alterar essa saída para dentro do edifício, uma vez que a água captada poderá ser utilizada na limpeza das áreas comuns e na rega de jardins.
4) Sistemas de limpeza Spray Mop
Os Mops são bastante versáteis tanto para recolher partículas soltas (pó), como para limpeza úmida e aplicação de ceras e acabamentos em superfícies lisas horizontais ou verticais. Utilizados nas tarefas de manutenção da limpeza, o sistema de spray aplica as soluções por meio de jatos dirigidos. O refil de microfibra encaixado na base promove uma limpeza mais eficaz por conta da capacidade de absorção e também da ação de limpeza mecânica que exerce sobre as superfícies. Existe também a vantagem de estar com solução sempre isenta de contaminação, além de um rendimento médio de 100m²/l.
5 - Balde espremedor com divisórias para duas águas
O equipamento é composto de balde duplo com divisória fixa, espremedor, cabo, refil mop e garra. Na parte dianteira do balde coloca-se a solução de água com produto de limpeza, a ser aplicada no piso; e na parte traseira a água limpa para enxague do refil mop. O balde espremedor promete utilizar apenas 30% do volume de água, se comparado à limpeza convencional. Esse sistema também permite excelente ergonomia para o usuário. Garante uma limpeza mais eficiente e com uso racional de químicos e da própria água, resultando em duplo benefício com a diminuição do impacto ambiental e maior segurança para o usuário.
6 - Panos coloridos de microfibra e borrifadores
Não soltam pelos e, diferente dos panos de algodão convencionais, absorvem mais água e sujidade. Recomenda-se a utilização de panos coloridos para separação por ambientes ou por tarefas. A lavagem pode ser realizada em um único passo: colocá-los juntos de molho em solução com detergente neutro líquido e depois torcer. Não utilizar amaciantes ou alvejantes e secar naturalmente, evitando expor ao sol. O borrifador também é um acessório pouco lembrado que faz muita diferença no processo, podendo ser usado com gatilhos coloridos para identificação dos produtos utilizados, o que ajuda a evitar a contaminação cruzada, trazendo facilidade e economia de água.