Black Friday - Congresso 2025
 

Elevador de ouro instalado em 1897 é encontrado na Bulgária

Encomendado pessoalmente pelo rei Fernando I, equipamento apresenta espelho de cristal e um banco com tecido de seda

Notícia publicada em 25 de outubro de 2018

Um elevador Schindler encomendado pessoalmente pelo rei Fernando I da Bulgária, para o palácio em Sofia, foi descoberto recentemente. Instalado em 1897, o elevador foi escondido do público pelo antigo regime comunista e, recentemente, foi encontrado atrás de uma porta trancada em um porão. O elevador banhado a ouro com um carro de madeira bem preservado não está mais funcionando, porque uma peça importante foi roubada. Ele apresenta espelho de cristal e um banco com tecido de seda. Comportaria duas pessoas com peso máximo total de 160kg.

O elevador ligava a sala de jantar ao segundo andar do palácio do rei, que agora funciona como o Museu Nacional de Etnografia da Bulgária. A Schindler Bulgária está apoiando a restauração do equipamento que agora integra uma exposição permanente no museu. Confira todas as curiosidades neste vídeo:

IFrame​​

Quantos elevadores na posição horizontal seriam necessários para dar uma volta ao mundo?

Se considerarmos o perímetro do Globo Terrestre, o raio do Equador tem cerca de 6.378 kms, que corresponde a um perímetro de 40.075. Uma cabina de elevador tem em média 2,80 cm de altura, sendo assim são necessários 14.312.500 elevadores (na posição horizontal) para dar volta no globo.

Até o fim de 2017 a Atlas Schindler comercializou 212 mil elevadores, totalizando 593,6 km. O equivalente entre a distância de São Paulo a Uberlândia.

Empreendimento mais alto do Brasil

O Yachthouse Residente Club está localizado em Balneário Camboriú (SC) com 274 metros de altura e 81 pavimentos em cada unidade. Com 17 elevadores a  Atlas Schindler está presente no residencial  para o transporte de visitantes e moradores, nas duas torres. Cada torre terá 05 elevadores Schindler 7000, que percorrerão 06 metros de velocidade por segundo.

Outros 07 equipamentos modelos Schindler 3300 New Edition e o modelo 5500 vão servir outras áreas como boate, escritórios, restaurante, heliponto e área de lazer. O empreendimento terá o sistema de tecnologia inteligente da Atlas Schindler, que por meio de telas touch no hall do edifício permitirão o acesso personalizado atendendo às necessidades de deslocamento.

Quando o Brasil teve a primeira escada rolante?

Os primeiros equipamentos começaram a serem produzidos em 1947 pela Villares. De lá para cá houve muitos avanços e foram desenvolvidas novas tecnologias. As duas maiores  escadas rolantes da Atlas Schindler no Brasil estão no Centro Empresarial de SP, na zona sul da cidade. Os equipamentos começaram a operar em 1977, ou seja há 41 anos. As escadas têm 10 metros de altura, 4 metros a mais que uma escada padrão.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP