Elevador de ouro instalado em 1897 é encontrado na Bulgária

Encomendado pessoalmente pelo rei Fernando I, equipamento apresenta espelho de cristal e um banco com tecido de seda

Notícia publicada em 25 de outubro de 2018

Um elevador Schindler encomendado pessoalmente pelo rei Fernando I da Bulgária, para o palácio em Sofia, foi descoberto recentemente. Instalado em 1897, o elevador foi escondido do público pelo antigo regime comunista e, recentemente, foi encontrado atrás de uma porta trancada em um porão. O elevador banhado a ouro com um carro de madeira bem preservado não está mais funcionando, porque uma peça importante foi roubada. Ele apresenta espelho de cristal e um banco com tecido de seda. Comportaria duas pessoas com peso máximo total de 160kg.

O elevador ligava a sala de jantar ao segundo andar do palácio do rei, que agora funciona como o Museu Nacional de Etnografia da Bulgária. A Schindler Bulgária está apoiando a restauração do equipamento que agora integra uma exposição permanente no museu. Confira todas as curiosidades neste vídeo:

IFrame​​

Quantos elevadores na posição horizontal seriam necessários para dar uma volta ao mundo?

Se considerarmos o perímetro do Globo Terrestre, o raio do Equador tem cerca de 6.378 kms, que corresponde a um perímetro de 40.075. Uma cabina de elevador tem em média 2,80 cm de altura, sendo assim são necessários 14.312.500 elevadores (na posição horizontal) para dar volta no globo.

Até o fim de 2017 a Atlas Schindler comercializou 212 mil elevadores, totalizando 593,6 km. O equivalente entre a distância de São Paulo a Uberlândia.

Empreendimento mais alto do Brasil

O Yachthouse Residente Club está localizado em Balneário Camboriú (SC) com 274 metros de altura e 81 pavimentos em cada unidade. Com 17 elevadores a  Atlas Schindler está presente no residencial  para o transporte de visitantes e moradores, nas duas torres. Cada torre terá 05 elevadores Schindler 7000, que percorrerão 06 metros de velocidade por segundo.

Outros 07 equipamentos modelos Schindler 3300 New Edition e o modelo 5500 vão servir outras áreas como boate, escritórios, restaurante, heliponto e área de lazer. O empreendimento terá o sistema de tecnologia inteligente da Atlas Schindler, que por meio de telas touch no hall do edifício permitirão o acesso personalizado atendendo às necessidades de deslocamento.

Quando o Brasil teve a primeira escada rolante?

Os primeiros equipamentos começaram a serem produzidos em 1947 pela Villares. De lá para cá houve muitos avanços e foram desenvolvidas novas tecnologias. As duas maiores  escadas rolantes da Atlas Schindler no Brasil estão no Centro Empresarial de SP, na zona sul da cidade. Os equipamentos começaram a operar em 1977, ou seja há 41 anos. As escadas têm 10 metros de altura, 4 metros a mais que uma escada padrão.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP