Black Friday - Congresso 2025
 

Manutenção e Gestão de Ativos

Congresso da Abraman realizado em Belo Horizonte discute a sustentabilidade e a excelência operacional nas instalações

Notícia publicada em 17 de outubro de 2018

Apresentar o progresso tecnológico e as técnicas de gerenciamento e execução de vanguarda, visando à melhoria da qualidade, produtividade, segurança e racionalização de custos na Manutenção e Gestão de Ativos, além da preservação ambiental. Este é o objetivo do 33o Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, realizado pela ABRAMAN, nesta semana (15 a 19 de outubro), em Belo Horizonte.

Maior evento do setor na América Latina, ele contou com a presença de representantes das principais empresas do Brasil e dos mais importantes segmentos da economia mundial, incluindo a Revista INFRA, representada pela Diretora de Redação, Léa Lobo.

A programação diversificada trouxe cases como da Itaipu Binacional e Fiat Chrysler, além de workshops, trabalhos técnicos e mesas redondas, como a que tratou do tema "Fundamentos da Gestão de Ativos", com três diferentes apresentações e posterior debate (sob a coordenação de Delmer Aguiar Cesário, do Comau/Região SE - Abraman:

- A Manutenção e Operação como Pilares Críticos da Gestão de Ativos, por Alan Kardec Pinto, Presidente do Conselho Deliberativo da Abraman e co-autor do livro "Manutenção - Função Estratégica" em parceria com Julio Nascif;

- A Robustez da Gestão de Ativos como Pilar para a Obtenção de Resultados, por João Esmeraldo, da Fundação Gorceix/UFOP;

- Gestão de Ativos: Estratégia para Otimização de Resultados, por Douglas Gonçalves, da Pelotização/Vale.

Os especialistas fizeram referência à ISO 55000:2014, que diz: "A Gestão de Ativos envolve o balanço de custos, oportunidades e riscos contra o desempenho desejado dos ativos para alcançar os objetivos organizacionais. O saldo deve ser considerado ao longo de diferentes períodos de tempo". E também compartilharam uma tabela referencial que traz o Nível de Maturidade da Gestão de Ativos. Veja:

Conclusões:

> A Gestão de Ativos proporciona uma visão robusta e ampliada do contexto da organização e das partes interessadas;

> O diagnóstico consistente do nível de maturidade organizacional da gestão de ativos é a peça fundamental do plano de implementação do Sistema de Gestão de Ativos e o SGA é a mola mestre para o alcance do sucesso no suporte e apoio à tomada de decisão gerencial;

> O Gestor deve analisar como o portfólio de ativos críticos se comportam e como eles contribuem para a adição de valor ao negócio;

> Líderes/protagonistas em Gestão de Ativos não seguem apenas a evolução; eles ajudam a criá-la;

> Os melhores e mais ousados gestores de ativos enxergam os desafios e as mudanças nas práticas de gestão, como uma nova oportunidade para atender melhor seus negócios e impulsionar a diferenciação competitiva da empresa;

> Os Líderes de Gestão de Ativos serão mais capazes de manter o equilíbrio do seu portfólio de ativos para atender às muitas demandas do contexto da organização e das partes interessadas.

Vale informar ainda que o 33o CBMGA trouxe como atração paralela a EXPOMAN - Exposição de Produtos, Serviços e Equipamentos para Manutenção e Gestão de Ativos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP