Black Friday - Congresso 2025
 

Tendências de mobilidade da Geração Z

Aplicativos de transporte, metrô e bicicletas aparecem em pesquisa como opções mais atraentes em relação ao veículo próprio


Com o objetivo de entender as tendências de mobilidade da Geração Z, que está chegando ao mercado de trabalho, a Alelo - empresa especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas - realizou uma pesquisa inédita com esse público. Em parceria com os também jovens do Instituto Júnior Mackenzie, a empresa desenvolveu a "Pesquisa Alelo Tendências de Mobilidade da Geração Z", que entrevistou 1.537 jovens, sendo 60% mulheres e 40% homens, residentes em nove localidades do Brasil - São Paulo, Rio de Janeiro Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife e Salvador. Dos entrevistados, 60% tem renda familiar de até R$ 5 mil e 71% estudam em faculdades privadas. O estudo aconteceu entre novembro e dezembro de 2017.

Os resultados indicaram uma mudança de comportamento desses jovens em relação à mobilidade urbana e um interesse cada vez menor em contar com o veículo próprio no futuro. Por outro lado, eles acreditam que as opções de transporte público, aplicativos de transporte e bicicletas vão ganhar força nos próximos anos.

O menor interesse pelo carro próprio foi identificado na pesquisa pelo percentual de jovens que não possuem Carteira de Habilitação (CNH): 55,4%. Quando questionados sobre os motivos para não tirarem a CNH aos 18 anos, 41,1% dos jovens alegam falta de interesse ou necessidade. Conforto, praticidade e segurança são os motivos mais citados pelos jovens como critério de escolha sobre o meio de transporte preferido.

"A pesquisa trouxe dados que confirmam a percepção de mercado de que o comportamento dos jovens está em transformação quando o assunto é mobilidade urbana. Para os próximos 10 anos, eles já não contam mais com o carro como primeira opção em termos de mobilidade. Por outro lado, outros modais se revelam cada vez mais atraentes para esse público", explica Roberto Niemeyer, diretor de Frota e Mobilidade da Alelo.

Pensando no futuro, 65,2% dos jovens entrevistados vêem alternativas de mobilidade urbana em relação aos carros: 23,6% apostam em aplicativos de transporte, como Easy Taxi, Cabify, 99Táxi, Uber, 10,9% em metrô e 10,5% acreditam nas bicicletas.

"Percebemos com a pesquisa que os jovens estão bem antenados quando o assunto é mobilidade, tanto que citaram em suas respostas soluções como Urbano, Zaz Car e Lady Drive, por exemplo, que tinham sido lançadas há bem pouco tempo", comenta Niemeyer.

A "Pesquisa Alelo Tendências de Mobilidade da Geração Z" não foi a primeira que a empresa conduziu sobre esse tema. Em 2017, a pesquisa de mobilidade Alelo, em parceria com o Ibope, entrevistou 2.450 trabalhadores brasileiros para entender os hábitos de utilização de transporte para ir e voltar do trabalho e entender o perfil dos usuários de cada tipo de transporte (automóvel, moto, ônibus, metrô, trem, entre outros).

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP