Tendências de mobilidade da Geração Z

Aplicativos de transporte, metrô e bicicletas aparecem em pesquisa como opções mais atraentes em relação ao veículo próprio


Com o objetivo de entender as tendências de mobilidade da Geração Z, que está chegando ao mercado de trabalho, a Alelo - empresa especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas - realizou uma pesquisa inédita com esse público. Em parceria com os também jovens do Instituto Júnior Mackenzie, a empresa desenvolveu a "Pesquisa Alelo Tendências de Mobilidade da Geração Z", que entrevistou 1.537 jovens, sendo 60% mulheres e 40% homens, residentes em nove localidades do Brasil - São Paulo, Rio de Janeiro Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Recife e Salvador. Dos entrevistados, 60% tem renda familiar de até R$ 5 mil e 71% estudam em faculdades privadas. O estudo aconteceu entre novembro e dezembro de 2017.

Os resultados indicaram uma mudança de comportamento desses jovens em relação à mobilidade urbana e um interesse cada vez menor em contar com o veículo próprio no futuro. Por outro lado, eles acreditam que as opções de transporte público, aplicativos de transporte e bicicletas vão ganhar força nos próximos anos.

O menor interesse pelo carro próprio foi identificado na pesquisa pelo percentual de jovens que não possuem Carteira de Habilitação (CNH): 55,4%. Quando questionados sobre os motivos para não tirarem a CNH aos 18 anos, 41,1% dos jovens alegam falta de interesse ou necessidade. Conforto, praticidade e segurança são os motivos mais citados pelos jovens como critério de escolha sobre o meio de transporte preferido.

"A pesquisa trouxe dados que confirmam a percepção de mercado de que o comportamento dos jovens está em transformação quando o assunto é mobilidade urbana. Para os próximos 10 anos, eles já não contam mais com o carro como primeira opção em termos de mobilidade. Por outro lado, outros modais se revelam cada vez mais atraentes para esse público", explica Roberto Niemeyer, diretor de Frota e Mobilidade da Alelo.

Pensando no futuro, 65,2% dos jovens entrevistados vêem alternativas de mobilidade urbana em relação aos carros: 23,6% apostam em aplicativos de transporte, como Easy Taxi, Cabify, 99Táxi, Uber, 10,9% em metrô e 10,5% acreditam nas bicicletas.

"Percebemos com a pesquisa que os jovens estão bem antenados quando o assunto é mobilidade, tanto que citaram em suas respostas soluções como Urbano, Zaz Car e Lady Drive, por exemplo, que tinham sido lançadas há bem pouco tempo", comenta Niemeyer.

A "Pesquisa Alelo Tendências de Mobilidade da Geração Z" não foi a primeira que a empresa conduziu sobre esse tema. Em 2017, a pesquisa de mobilidade Alelo, em parceria com o Ibope, entrevistou 2.450 trabalhadores brasileiros para entender os hábitos de utilização de transporte para ir e voltar do trabalho e entender o perfil dos usuários de cada tipo de transporte (automóvel, moto, ônibus, metrô, trem, entre outros).

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP