Black Friday - Congresso 2025
 

ADIT Brasil encerra missão técnica em comunidades planejadas nos EUA

29 empresários conheceram grandes projetos na Geórgia, Alabama e Carolina do Sul. Uma nova viagem a Portugal já está sendo planejada

Um total de 29 empresários que atuam no mercado urbanístico participaram da missão técnica aos Estados Unidos promovida pela ADIT Brasil - Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil. A atividade, sob supervisão de experts mundiais do setor, iniciou em 10 de maio e, após passar por várias comunidades planejadas na Geórgia, Alabama e Carolina do Sul, encerrou neste fim de semana (sábado, 19 de maio) durante o renomado CNU - Congress for the New Urbanism. Devido ao sucesso da atividade, uma nova missão a Portugal já está sendo planejada.

Participaram da missão técnica mais de duas dezenas de empresas brasileiras, incluindo Ábaco, Conviver Urbanismo, Biossplena Projetos Ecodinâmicos, Ecocil e Captalys. Combinadas, têm atuação no Ceará, Goiás, Maranhão, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, estados onde devem implementar suas novas expertises em comunidades com enfoque em qualidade de vida, construções ecológicas e eficiência energética.

"Os participantes ficaram muito felizes com os resultados e com as interações que puderam realizar em cada parada do roteiro. A missão superou nossas expectativas e demonstrou, por um lado, a sede por conhecimento de nossos empresários e, por outro, o reaquecimento do setor de comunidades planejadas no país", destaca Felipe Cavalcante, presidente da ADIT Brasil.

Resultados práticos de eventuais parcerias ou acordos de colaboração com urbanistas de diferentes partes do mundo devem se materializar apenas nos próximos meses. Independente disso, Cavalcante explica que o grande motivo da existência da ADIT Brasil é a educação do mercado, a transferência de tecnologia. "Não apenas tecnologia propriamente dita, mas conhecimento de uma forma geral. Com esta ação, nós fortalecemos nossa posição enquanto entidade que prioriza a disseminação de novos métodos e técnicas no setor imobiliário e turístico brasileiro".

Sílvio Bezerra, presidente da Ecocil, afirma que a viagem foi muito produtiva, pois envolveu um grupo formado por empresários das mais diferentes partes do Brasil, todos interessados em saber mais sobre os empreendimentos de alta categoria visitados que são uma indicação de um novo urbanismo que precisa estar incluído nos projetos do futuro. "Alguns tinham enfoque na preservação de florestas dentro das comunidades, outros em mais locais com água - cada um tinha um estilo, o fator comum era a sustentabilidade".

Bezerra também participou da CNU e ressalta o impacto que as palestras sobre cidades feitas para caminhar tiveram no grupo. "Vimos os problemas das cidades muito voltadas aos carros e como a qualidade de vida dos moradores pode melhorar com simples adaptações nas ruas, tornando-as mais voltadas aos pedestres, o que beneficia a todos, até mesmo os comércios locais. Também iniciamos importantes contatos com incorporadores, financiadores e funcionários públicos", comenta.

Já Rafael Andrade, analista de investimentos da Captalys, diz que "conseguimos perceber a maturidade dos projetos visitados, nos quais as comunidades já nascem com uma demanda induzida. Esta característica é permitida por um mercado de financiamento mais maduro e que consegue enxergar as nuances do setor". Segundo o executivo, o Brasil precisará passar por essa trajetória para que possa criar comunidades mais inteligentes e socialmente integradas. A missão técnica aos EUA foi voltada a arquitetos, urbanistas, agentes públicos, construtoras, incorporadoras, loteadoras, escritórios jurídicos, instituições financeiras, redes hoteleiras, investidores, proprietários de terrenos, entre outros.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP