Compreensão holística sobre Smart Cities: Design para Cidades do Futuro

Curso de um ano promovido pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo está com inscrições abertas

Espaço IED São Paulo

A tecnologia da informação e a internet mudaram definitivamente o design e o modo de viver nas cidades. Se potencializarmos a utilização dessas ferramentas no contexto urbano, temos a oportunidade de influenciar efetivamente a construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e inclusivas.

Foi a partir dessa constatação, que o CTE decidiu contribuir com o desenvolvimento do curso de um ano "Smart Cities: Design para Cidades do Futuro" promovido pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo (IED-SP), que está com matrículas abertas para início em abril de 2018.

Para Myriam Tschiptschin, Líder do Núcleo de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do CTE, que através da parceria passou a ser coordenadora do curso no IED, o objetivo principal do plano de estudos desenvolvido foi juntar especialistas das áreas de Mobilidade, Sustentabilidade e Conectividade para que o aluno tenha uma compreensão holística das cidades e que seja capaz de participar ativamente de projetos de cidades do futuro. Cidades em que haja uma utilização mais inteligente de recursos, com uma maior eficiência operacional, mais inclusivas e que proporcionem melhor qualidade de vida para os seus habitantes.

O módulo de Sustentabilidade será pautado pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, pela nova ISO de comunidades sustentáveis, bem como pelos referenciais técnicos das certificações ambientais de urbanismo sustentável. O módulo de Mobilidade irá trazer os conceitos mais inovadores no que diz respeito aos modais sustentáveis e a transportes inteligentes. E o eixo Conectividade terá disciplinas ligadas aos temas de Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e de como essas tecnologias podem contribuir para o funcionamento inteligente das cidades.

Segundo Myriam, todos os cursos do IED são estruturados em torno de projetos e, portanto, em todos os módulos, o aluno terá a chance de aplicar os conceitos discutidos em projetos práticos desenvolvidos com a participação dos alunos, de um professor especialista na área e uma empresa ou instituição pública que entra como parceira. "Assim, conseguimos fazer com que os projetos tenham um nível de realidade muito maior", afirma ela.

O curso conta ainda com um módulo internacional em Barcelona, cidade que se apresenta hoje como uma das principais referências mundiais em Smart City. Além das aulas que serão ministradas durante uma semana no IED Barcelona, serão realizadas visitas para conhecimento das estratégias Smart Cities que funcionam de fato, além de vivenciar a experiência urbana única que a cidade proporciona.

Embora o curso ocorra majoritariamente em São Paulo, além do módulo de Barcelona, haverá outro módulo no Rio de Janeiro, onde os alunos terão a oportunidade de comparar diferentes realidades urbanísticas e assim estarem mais preparado para trabalhar com cidades do futuro.

Obtenha aqui mais informações sobre matrícula, investimento e carga horária.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP