Black Friday - Congresso 2025
 

Compreensão holística sobre Smart Cities: Design para Cidades do Futuro

Curso de um ano promovido pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo está com inscrições abertas

Espaço IED São Paulo

A tecnologia da informação e a internet mudaram definitivamente o design e o modo de viver nas cidades. Se potencializarmos a utilização dessas ferramentas no contexto urbano, temos a oportunidade de influenciar efetivamente a construção de cidades mais inteligentes, sustentáveis e inclusivas.

Foi a partir dessa constatação, que o CTE decidiu contribuir com o desenvolvimento do curso de um ano "Smart Cities: Design para Cidades do Futuro" promovido pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo (IED-SP), que está com matrículas abertas para início em abril de 2018.

Para Myriam Tschiptschin, Líder do Núcleo de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do CTE, que através da parceria passou a ser coordenadora do curso no IED, o objetivo principal do plano de estudos desenvolvido foi juntar especialistas das áreas de Mobilidade, Sustentabilidade e Conectividade para que o aluno tenha uma compreensão holística das cidades e que seja capaz de participar ativamente de projetos de cidades do futuro. Cidades em que haja uma utilização mais inteligente de recursos, com uma maior eficiência operacional, mais inclusivas e que proporcionem melhor qualidade de vida para os seus habitantes.

O módulo de Sustentabilidade será pautado pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, pela nova ISO de comunidades sustentáveis, bem como pelos referenciais técnicos das certificações ambientais de urbanismo sustentável. O módulo de Mobilidade irá trazer os conceitos mais inovadores no que diz respeito aos modais sustentáveis e a transportes inteligentes. E o eixo Conectividade terá disciplinas ligadas aos temas de Big Data, Inteligência Artificial, Internet das Coisas e de como essas tecnologias podem contribuir para o funcionamento inteligente das cidades.

Segundo Myriam, todos os cursos do IED são estruturados em torno de projetos e, portanto, em todos os módulos, o aluno terá a chance de aplicar os conceitos discutidos em projetos práticos desenvolvidos com a participação dos alunos, de um professor especialista na área e uma empresa ou instituição pública que entra como parceira. "Assim, conseguimos fazer com que os projetos tenham um nível de realidade muito maior", afirma ela.

O curso conta ainda com um módulo internacional em Barcelona, cidade que se apresenta hoje como uma das principais referências mundiais em Smart City. Além das aulas que serão ministradas durante uma semana no IED Barcelona, serão realizadas visitas para conhecimento das estratégias Smart Cities que funcionam de fato, além de vivenciar a experiência urbana única que a cidade proporciona.

Embora o curso ocorra majoritariamente em São Paulo, além do módulo de Barcelona, haverá outro módulo no Rio de Janeiro, onde os alunos terão a oportunidade de comparar diferentes realidades urbanísticas e assim estarem mais preparado para trabalhar com cidades do futuro.

Obtenha aqui mais informações sobre matrícula, investimento e carga horária.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP