Primeiro Fab Lab do Grande ABC

Instituto Mauá de Tecnologia inaugura espaço tecnológico e inovador, de olho na sinergia entre diferentes áreas

O Instituto Mauá de Tecnologia vem investindo constantemente no aprimoramento e modernização da infraestrutura de seu Campus de São Caetano do Sul para continuar proporcionando um ecossistema de inovação a serviço da formação de profissionais que são referências no mercado de trabalho. O intuito da ação é levar para o dia a dia de seus alunos e comunidade o contato direto com o que existe de mais atual no mercado. Por isso, entre as novas instalações para 2018, está um ambiente altamente moderno e pioneiro na região do Grande ABC, o laboratório Fab Lab Mauá.

O espaço é inspirado na cultura maker, que ajuda as pessoas a pensarem "fora da caixa" e a atuarem com a "mão na massa" na solução de problemas. Desde 2013, o Instituto Mauá de Tecnologia está investindo nesse "conceito" que ganha cada vez mais destaque no mundo e, por isso, criou um ambiente que integra recursos das áreas de Engenharia, Administração e Design e é propício para a experiência prática e inovação, com uma série de equipamentos de última geração.

"A ideia é que esse espaço seja um laboratório de experimentação e inovação, onde os alunos possam exercer sua criatividade e desenvolver suas ideias para realizar projetos reais e factíveis. Com o apoio de profissionais e monitores, para difundir o alcance do FabLab, teremos já em 2018 projetos envolvendo a comunidade em diversos públicos e segmentos, tornando acessível essa tecnologia e disseminando o movimento maker", comenta a coordenadora de Design do Instituto Mauá de Tecnologia, professora Claudia Facca.

Dinâmica do espaço

Envolvido num novo ambiente de laboratórios num total de mais de 900m2, laboratórios anexos de Computação Avançada, Criação Digital, Modelagem em Clay e diversos materiais - metais, polímeros e compósitos - formam a base para o desenvolvimento de todo o ciclo de criação, gerando suporte efetivo para uma área integrada, em que os alunos de Engenharia, Design e Administração e dos programas de pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia poderão, de forma colaborativa, trabalhar com modernas impressoras 3D, cortadora a laser, CNCs de grandes dimensões, entre outros equipamentos. A ideia é permitir a fabricação de objetos que podem fazer parte de sistemas e dispositivos maiores ou até mesmo de um protótipo de veículo. O laboratório incentivará os alunos a serem criativos e inovadores na execução dos experimentos.

"Com o surgimento dos Fab Labs, iniciou-se um movimento de aumento do acesso aos meios de fabricação, aspecto essencial para a proliferação da cultura maker. Pensando nisso, projetamos um espaço altamente tecnológico que fará a sinergia das áreas existentes e que estimulará os alunos a incorporarem a filosofia do ambiente para o melhor crescimento profissional", diz o engenheiro responsável pelo Fab Lab Mauá, Rodrigo Nicola.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP