Black Friday - Congresso 2025
 

Novo muro da USP

Materiais empregados visam montagem leve, limpa, com grande durabilidade e fácil manutenção

A Afeal (Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio) está contribuindo como protagonista para a execução do projeto do novo Muro da Universidade de São Paulo, entre o Campus Cidade Universitária e a Marginal Pinheiros. Para isso, formou um consórcio de empresas associadas que estão fornecendo tecnologia, conhecimento técnico e insumos para viabilizar a construção de uma estrutura que promete se tornar um ícone para a cidade.

O novo muro da Universidade de São Paulo substituirá o de concreto e as empresas que encabeçam o grupo são: Artalum, Luxalum, PWJ, Alumitre, GRFER, Inox-par, Schlegel, Dow Corning e CBA-Grupo Votorantim.

A coordenação das obras está a cargo da Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SMSO) da Prefeitura de São Paulo. O projeto é assinado pelo escritório da arquiteta Jóia Bergamo. "Os materiais empregados por meio dessa parceria proporcionam uma montagem leve, limpa, com grande durabilidade e fácil manutenção, em um sistema de montagem em série, rápido e sustentável", ressalta Bergamo sobre as qualidades do material fornecido pelas empresas

O corte e a usinagem dos perfis estão sendo realizados pelas empresas Artalum, Luxalum, PWJ, Alumitre e GRFER. A Inox-par é responsável pelo fornecimento dos parafusos e chumbadores e, a empresa Schlegel, pelas guarnições. Já a Dow Corning fornecerá o silicone para a fixação do vidro e os perfis de alumínio serão doados pela CBA-Grupo Votorantim. Nas próximas etapas de execução do projeto, farão parte desse grupo a Cosbiem, que contribuirá com a instalação da estrutura, e a Sealway, que fornecerá as espumas dos vidros.

O presidente da Afeal, Antonio Antunes, durante a reunião do comitê gestor do projeto, com a presença do prefeito João Dória e do vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, chamou a atenção para o clima de união entre as empresas, muitas delas concorrentes no mercado. "A seriedade do apoio ao projeto que as empresas estão demonstrando, com a doação de materiais de grande qualidade sem contrapartida, mostra o poder da iniciativa privada quando busca os mesmos objetivos. Isso só ressalta o lema do setor de esquadrias de alumínio, que acredita cada vez mais "juntos seremos mais fortes", ressalta Antunes.

Engenheiro e diretor técnico da Incorporadora Setin, Ricardo Monteiro Ferreira, responsável pela implantação do muro, afirma que "falamos em 2,5 km de extensão, 110 toneladas de aço, 2.500 m³ de concreto, 95 toneladas de alumínio, 700 estacas de fundação, 2.500 m de vigas, 9.000 m² de vidro, 2.000 parabolts, 2.500 m³ de entulho (muro antigo a ser demolido) e que será 100% convertido em Pista de Cooper e material para manutenção das calçadas".

O novo muro terá quatro metros de altura: três metros de vidro e um metro de concreto. O isolamento acústico é considerado igual ou superior ao do muro de concreto existente e todo o material utilizado é 100% reciclável. O material que será utilizado é cinco vezes mais resistente que o vidro comum, com 12 milímetros de espessura e película de proteção. Em caso de quebra, o vidro se fragmenta em pequenos pedaços que ficam aderidos na película. A reflexão se mantém dentro das normas de similaridade dos para-brisas dos carros.

Perspectiva eletrônica: Divulgação Jóia Bergamo

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP