Novo muro da USP

Materiais empregados visam montagem leve, limpa, com grande durabilidade e fácil manutenção

A Afeal (Associação Nacional dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio) está contribuindo como protagonista para a execução do projeto do novo Muro da Universidade de São Paulo, entre o Campus Cidade Universitária e a Marginal Pinheiros. Para isso, formou um consórcio de empresas associadas que estão fornecendo tecnologia, conhecimento técnico e insumos para viabilizar a construção de uma estrutura que promete se tornar um ícone para a cidade.

O novo muro da Universidade de São Paulo substituirá o de concreto e as empresas que encabeçam o grupo são: Artalum, Luxalum, PWJ, Alumitre, GRFER, Inox-par, Schlegel, Dow Corning e CBA-Grupo Votorantim.

A coordenação das obras está a cargo da Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SMSO) da Prefeitura de São Paulo. O projeto é assinado pelo escritório da arquiteta Jóia Bergamo. "Os materiais empregados por meio dessa parceria proporcionam uma montagem leve, limpa, com grande durabilidade e fácil manutenção, em um sistema de montagem em série, rápido e sustentável", ressalta Bergamo sobre as qualidades do material fornecido pelas empresas

O corte e a usinagem dos perfis estão sendo realizados pelas empresas Artalum, Luxalum, PWJ, Alumitre e GRFER. A Inox-par é responsável pelo fornecimento dos parafusos e chumbadores e, a empresa Schlegel, pelas guarnições. Já a Dow Corning fornecerá o silicone para a fixação do vidro e os perfis de alumínio serão doados pela CBA-Grupo Votorantim. Nas próximas etapas de execução do projeto, farão parte desse grupo a Cosbiem, que contribuirá com a instalação da estrutura, e a Sealway, que fornecerá as espumas dos vidros.

O presidente da Afeal, Antonio Antunes, durante a reunião do comitê gestor do projeto, com a presença do prefeito João Dória e do vice-reitor da USP, Vahan Agopyan, chamou a atenção para o clima de união entre as empresas, muitas delas concorrentes no mercado. "A seriedade do apoio ao projeto que as empresas estão demonstrando, com a doação de materiais de grande qualidade sem contrapartida, mostra o poder da iniciativa privada quando busca os mesmos objetivos. Isso só ressalta o lema do setor de esquadrias de alumínio, que acredita cada vez mais "juntos seremos mais fortes", ressalta Antunes.

Engenheiro e diretor técnico da Incorporadora Setin, Ricardo Monteiro Ferreira, responsável pela implantação do muro, afirma que "falamos em 2,5 km de extensão, 110 toneladas de aço, 2.500 m³ de concreto, 95 toneladas de alumínio, 700 estacas de fundação, 2.500 m de vigas, 9.000 m² de vidro, 2.000 parabolts, 2.500 m³ de entulho (muro antigo a ser demolido) e que será 100% convertido em Pista de Cooper e material para manutenção das calçadas".

O novo muro terá quatro metros de altura: três metros de vidro e um metro de concreto. O isolamento acústico é considerado igual ou superior ao do muro de concreto existente e todo o material utilizado é 100% reciclável. O material que será utilizado é cinco vezes mais resistente que o vidro comum, com 12 milímetros de espessura e película de proteção. Em caso de quebra, o vidro se fragmenta em pequenos pedaços que ficam aderidos na película. A reflexão se mantém dentro das normas de similaridade dos para-brisas dos carros.

Perspectiva eletrônica: Divulgação Jóia Bergamo

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Tem pingue-pongue, mas cadê o Wi-Fi?

A experiência do usuário é a nova rainha do escritório

Mercado

Minimercados autônomos ganham espaço no corporativo e oferecem vantagens para FM

A implantação dos minimercados não exige investimento por parte da empresa

Mercado

JF 300 traz arquitetura contemporânea, eficiência e bem-estar no coração do Itaim Bibi

Quando o terreno desafia, a arquitetura responde e entrega beleza e inteligência em cada metro quadrado

Carreira

Como pertencer ao presente e comandar sua história, afinal já somos tudo o que precisamos ser

Grupo de Mulheres de Facilities & Real Estate celebra o mês da Mulher com encontro inspirador e histórias de transformação

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Fórum Econômico Mundial 2025

As discussões do encontro trazem sete lições e ações necessárias para Facilities Management com foco em inovação, sustentabilidade e digitalização

Revista InfraFM

Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Revista InfraFM

Os 10 erros cruciais em IA que você precisa evitar

Como tirar maior proveito dessa tecnologia revolucionária?

Revista InfraFM

Facilities nas aldeias

Iniciativa da W-Energy transforma a vida de aldeias indígenas

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP