Black Friday - Congresso 2025
 

Horizontalidade

Explore a nova sede da B&F Dias, com seu Centro de Visitantes e Edifício Principal inseridos em área com 29 mil m²

Especializada em sistemas de aeração por ar difuso, a B&F Dias opera desde outubro em uma nova sede na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. A instalação, que tem projeto assinado pelo escritório Shieh Arquitetos Associados, fica em um terreno de 29.000 m² rico em vegetação, onde tomou-se o cuidado de preservar a mata existente e respeitar os limites da APP (Área de Preservação Permanente) referente ao Rio Capivari, que passa pelo local.

A entrada do complexo é marcada pelo Centro de Visitantes. Apartado do edifício principal e próximo à rodovia de acesso, o centro funciona como uma recepção aos visitantes, onde há uma introdução à empresa B&F Dias e informativos sobre a preservação ambiental no empreendimento. 

Com estrutura metálica, e aproveitando o desnível do terreno, criou-se um volume puro que parece pousar sobre a base, avançando em um balanço de 5 metros. O balanço é possibilitado por um par de grandes treliças metálicas, com altura equivalente ao edifício, que marcam a fachada, criando uma área de sombra para um pequeno estacionamento. 

Seguindo o percurso pelo terreno esguio, 300 metros adiante, chega-se em um alargamento onde foi implantado o Edifício Principal, que abriga em um único volume o setor fabril e a administração. A área administrativa volta-se para a mata, aproveitando a vista e a insolação pela manhã. Longilíneas varandas marcam a fachada e configuram uma área de descanso e contemplação. O galpão de produção, adjunto à administração, abre-se para o terreno, e usa de uma grande área para manobras dos caminhões.

A entrada do edifício se dá pelo pavimento térreo superior (pavimento intermediário). Essa grande varanda de chegada é protegida por fechamento leve em chapa perfurada, e configura uma área de transição entre externo e interno. Adentrando o edifício, o hall de recepção - com pé-direito duplo e junto ao vazio da circulação vertical - possibilita o entendimento do projeto: percebe-se a relação visual entre a mata e o edifício. Bastante linear, o restante do pavimento é ocupado pela administração e acessos para o galpão.

O pavimento térreo inferior é ocupado pelas áreas de suporte aos funcionários: vestiários, área de descanso, garagem e refeitório. Já no pavimento superior, se situa a diretoria e um auditório para apresentações e treinamentos. Por sobre a varanda de entrada, uma passarela conecta a diretoria a um terraço que flutua sobre a recepção, configurando um local de destaque e observação da paisagem e da movimentação.

A concepção estrutural foi pensada para uma construção rápida e limpa, que permitisse grandes vãos. A estrutura principal é inteiramente em concreto pré-moldado. Pilares e vigas com os consoles tipo Gerber, lajes alveolares, telha protendidas em perfil W e fechamento do galpão em painéis de concreto. As estruturas auxiliares, como por exemplo a caixa do elevador e as marquises, foram feitas em estrutura metálica, o que propicia uma maior esbeltez aos elementos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP