Condor
 

Profissionalização do setor de Facilities Management

Você pode contribuir para aumentar o reconhecimento da área nas empresas. Veja como aqui

Antigamente quem trabalhava com Facilities Management no Brasil era conhecido como Administrador Predial, Patrimonial ou até mesmo Serviços Gerais, mas em outros países este profissional já era chamado de Gestor de Facilities, ou Gestor de uma área chamada Facility Management. Com o passar dos anos o setor por aqui ganhou mais visibilidade nas organizações, ficando mais parecido com o modelo vindo do exterior.

O que vemos hoje é um crescimento da área e dos profissionais, com a forte atuação de organizações como a Associação Brasileira de Facilities (Abrafac), Grupo Gestores de Facilities (Grupas), GAS - Grupo de Administradores de Serviços, Grupo Mulheres de Facilities, entre outros.

Durante todo o ano acontecem eventos que contribuem para que ocorra networking e aprendizado entre os participantes: um deles é o Congresso INFRA, que acontece em diferentes cidades do país; outro grande evento do setor é o Congresso Abrafac, que neste ano aconteceu no início de outubro.

Participar destes encontros possibilita a troca de informações sobre as melhores práticas e também a união dos profissionais pelo fortalecimento o setor, para melhorar cada vez mais os serviços prestados e aumentar a visibilidade nas empresas.

A área de Facilities é necessária para manter uma empresa em bom funcionamento, otimizando e reduzindo custos, além de possibilitar o melhor desenvolvimento da atividade-fim. Mas é importante que o Facility Manager (FM) divulgue esses resultados à Presidência, à Gestão e aos usuários, pois muitos nem imaginam a importância das atividades em sua produtividade. "Essa é uma atitude que contribui para o reconhecimento não apenas do trabalho do FM, mas do setor como um todo", ressalta Fátima Sousa, Diretora do Grupo Facilities Services.

Segundo ela, 70% do alunos do Grupo são subsidiados pelas empresas onde trabalham, "isso mostra como os gestores passaram a prestar mais atenção nesses profissionais e reconheceram que a área é estratégica, contribuindo para o bom funcionamento do negócio", conta.

"Outra prova de que a área está ganhando espaço é o reconhecimento em razão de nossa empresa ter sido uma das 30 escolhidas (dentre mais de 500 inscritas) para participar do Programa Aceleradora de Empresas, desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e subsidiado pelo Banco Itaú".

"Pensando em colaborar para o crescimento do setor, estamos atentos aos principais eventos e participamos como patrocinadores ou apoiadores. Além disso, sempre que possível, proporcionamos aos nossos alunos, descontos ou cortesias, em eventos onde possam aprender, compartilhar melhores práticas e conhecer outros profissionais".

Para ser um bom profissional de Facilities, além da troca de experiências é também fundamental buscar conhecimento por meio de treinamentos voltados à área. Os principais cursos oferecidos pelo Grupo Facilities Services são: Gestão Operacional de Facilities (aplicado em São Paulo e Rio de Janeiro), que contempla temas essenciais para o exercício da função, com mais de 700 alunos certificados e o curso Gestão Estratégica de Facilities, indicado para quem tem um conhecimento mais avançado e precisa se aprofundar em temas como Gestão de Obras e Reformas Corporativas; Iniciação à Gestão de Projetos; Gestão de Viagens e Frota; Técnicas de Negociação; Gestão Motivacional de Pessoas e Gestão Financeira, entre outros.

Para 2018, Fátima adianta que haverá novos cursos presenciais e online. Fique atento!

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP